Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Automação no e-commerce: quais tarefas podem ser automatizadas?

Muito além de tecnologias inteligentes, as ferramentas de automação têm o potencial de alavancar o seu negócio. Descubra como!

Automação no e-commerce: quais tarefas podem ser automatizadas?

Você provavelmente, já ouviu falar de automação de processos, afinal, esse tema tem se tornado cada vez mais popular em empresas de todos os tamanhos. No entanto, será que já descobriu como a automação no e-commerce pode ser uma alternativa estratégica para seu negócio?

Neste artigo, queremos mostrar que tecnologias de automação têm potencial para se tornarem grandes aliadas de quem empreende online. Continue a leitura e descubra o que você pode automatizar em sua loja virtual!

Por que investir em automação?

Para começar, que tal vermos alguns benefícios que a automação no e-commerce pode trazer?

Otimização do tempo

Atendimento ao cliente, controle de estoque, reposições, organização do layout, burocracias e formas de pagamento são apenas algumas das funções de quem está na gestão de um e-commerce.

Por isso, a principal questão relacionada à automação de processos, certamente, é a otimização do tempo. Além disso, a automatização também possibilita que todos os processos estejam centralizados em uma mesma plataforma ou em plataformas integradas, dando uma visão de negócio mais ampla.

Viabilização de uma equipe estratégica

Aquela história de que automatizar processos vai acabar em demissões de funcionários ainda é um mito presente em muitos negócios.

A verdade, no entanto, é que deixar a tecnologia responsável por algumas funções é uma excelente estratégia para garantir que a equipe atue na resolução de questões complexas, no planejamento e na inovação, possibilitando o crescimento da empresa.

Redução de falhas

Dar conta de tantos processos diferentes em uma rotina acelerada é desafiador, seja para quem está começando recentemente na gestão de e-commerce, seja para quem tem uma equipe experiente.

Lidar com esses procedimentos manualmente acaba por abrir espaço para falhas. Esse aspecto muda quando quem cuida dos processos é um sistema inteligente e automatizado.

Quais tarefas podem ser automatizadas?

Chegou a hora de descobrir quais tarefas você vai poder eliminar da sua lista de afazeres a partir do momento em que contar com a automação no e-commerce. Veja abaixo!

Processo de pagamento

Realizar processos de pagamento de forma manual é, além de trabalhoso, pouquíssimo seguro para você e para sua clientela. Imagine ter que enviar dados bancários para compradores e organizar transferências e depósitos feitos em sua conta.

Isso pode até dar certo se sua loja virtual for bem pequena ou se você trabalhar em marketplaces, como o Mercado Livre, mas, se pretende vender mais, precisa automatizar seu negócio. Uma excelente alternativa é contar com intermediadores de pagamento.

Controle de estoque

Controlar o estoque é desafiador para muitos empreendedores. Porém, é uma prática fundamental, que pode contar também com a automação no e-commerce.

Ferramentas dessa área já permitem que gestores ganhem previsões automáticas de quando vão precisar comprar novos produtos, quais são os itens preferidos do público e, até mesmo, quais mercadorias têm venda garantida.

Rastreamento de mercadorias

O processo de rastrear mercadorias também passou a ser automatizado, garantindo mais liberdade e segurança para quem vende.

Em vez de conferir códigos de produtos enviados de forma individual, o sistema gera códigos automaticamente e organiza-os na plataforma de gestão do e-commerce, permitindo que você controle o percurso de várias vendas ao mesmo tempo.

Atendimento ao cliente

Os chatbots representam uma grande tendência no atendimento ao cliente e engana-se quem pensa que se trata de uma ferramenta excessivamente robótica e impessoal.

Sendo bem usados, eles podem ser estratégicos para empresas online economizarem tempo no atendimento, resolverem pequenas questões de forma imediata e fornecerem um melhor atendimento aos clientes.

Qual loja pode automatizar processos?

Você pode estar se perguntando se a automação é viável para sua loja virtual. Essa estratégia não é interessante apenas para grandes e-commerces. Pequenas e médias empresas virtuais podem usufruir de todos os benefícios citados neste texto.

A automação do e-commerce é uma vantagem competitiva que permite alavancar seu negócio virtual de forma rápida e profissional, garantindo que você preste serviços com excelência para seu público.

Como o tema automação no e-commerce é vasto, que tal aprender mais lendo outro artigo sobre automação comercial e as vantagens possíveis para sua empresa?

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo