Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Conheça as formas de pagamento online mais comuns e escolha a sua

Saiba quais são os meios de pagamento mais comuns no mundo online e escolha qual é a ideal para você na hora de comprar em lojas virtuais.

Conheça as formas de pagamento online mais comuns e escolha a sua

Comprar online é uma forma de consumo prática e confortável. No entanto, ao finalizar a compra em uma loja virtual, um aspecto que tem bastante relevância são as opções de pagamento disponibilizadas pela marca. Por isso, o lojista precisa entender qual é a mais vantajosa para o e-commerce e ideal para o público.

Afinal, esse recurso pode influenciar diretamente em suas vendas. O cartão de crédito, por exemplo, é prático e permite o parcelamento. Contudo, muita gente não gosta de fazer uso dele e prefere comprar seus produtos à vista. Por isso, uma escolha de método de pagamento ruim pode comprometer as suas vendas.

Se você tem interesse no assunto e quer conhecer quais são as opções mais comuns de pagamento online, continue a leitura deste conteúdo e descubra a melhor forma para você.

Conheça as vantagens do cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos meios mais usados na hora de realizar o pagamento online. Afinal, há muitas vantagens de fazer uso dessa ferramenta.

Para os lojistas

Para o empreendedor, o cartão de crédito é a garantia de que ele vai receber o valor. Assim, o risco de inadimplência é menor, tornando-se um modelo de pagamento seguro para os lojistas.

E isso é muito importante na internet, quando você não tem como saber quem é a pessoa que está do outro lado da tela. Além disso, como a compra é aprovada rapidamente, você não fica com o estoque comprometido.

Para os clientes

Esse método de pagamento online também é vantajoso para os clientes, pois oferece a possibilidade de parcelamento em muitas vezes. Por isso, é um método fácil e com melhores condições, já que possibilita a compra de produtos que seriam inviáveis à vista.

Descubra quais são as desvantagens do cartão de crédito

Como tudo tem seus pós e contras, o uso do cartão também tem algumas desvantagens. Uma delas é a parte burocrática, já que em alguns casos a contratação envolve uma série de processos e análises, o que pode demorar algum tempo.

Além disso, o repasse de valor da administradora para o e-commerce pode ser lento, podendo levar até 30 dias, dependendo da situação.

Conheça as vantagens do boleto bancário para pagamento online

O boleto é uma maneira simples e fácil de pagamento para ambas as partes, oferecendo benefícios para os clientes e também para a loja virtual.

Para os lojistas

A principal vantagem do boleto é a rapidez da compensação. A partir do momento em que o comprador efetua o pagamento o lojista não precisa aguardar muito para receber o repasse. Afinal, ele é considerado um método de pagamento à vista.

Para os clientes

É uma opção segura, já que são necessários poucos dados para realizar as transações. Dessa forma, para quem tem receio de fazer compras online por causa de fraudes pode sentir mais tranquilidade na hora de comprar.

Outra vantagem é que caso o cliente não tenha um cartão, ainda assim consegue comprar o produto com segurança por meio do pagamento integral do valor.

Descubra as desvantagens do boleto bancário

A principal desvantagem do uso desse meio de pagamento online é que o número de compradores que desistem de finalizar a transação é maior. Dessa forma, o cliente pode finalizar a compra e não pagar, comprometendo o estoque. Além disso, se o prazo de pagamento for muito longo, o lojista pode perder vendas. Principalmente se a quantidade de itens for pequena.

Entenda o pagamento recorrente

Essa é uma alternativa interessante para os lojistas que trabalham com assinaturas e mensalidades. Nela, o cliente pode optar por realizar a quitação, mediante cartão de crédito, débito ou, até mesmo, boleto bancário que vai sendo emitido mês a mês.

pagamento recorrente é prático, pois você não precisa se preocupar todos os meses com os valores acordados com o consumidor, já que eles são descontados automaticamente e no caso do não pagamento o serviço é interrompido.

A desvantagem para o consumidor está na compra com cartão. Para realizar o cancelamento é necessário entrar no site e solicitar a interrupção do serviço. No entanto, dependendo da data, o pagamento só será suspenso na fatura seguinte.

Saiba mais sobre o cartão de débito

A opção de pagamento online no cartão de débito é uma forma ágil e permite que os clientes tenham descontos à vista. Por isso, é um método que cresce cada vez mais, embora ainda não seja muito utilizado.

Uma desvantagem é que, diferentemente do cartão de crédito, não é possível parcelar o pagamento das compras. Assim, muitos clientes acabam optando pela compra por boleto bancário, que é mais segura já que não é necessário cadastrar os dados do cartão.

Entenda o PIX, novo método de pagamento online

O Pix é um método de pagamento inovador lançado oficialmente em 05 de outubro de 2020. Com ele, é possível fazer transferências entre diferentes bancos sem precisar pagar taxas como acontece com o TED, por exemplo.

Outro benefício é que ele funciona todos os dias, durante 24 horas, e você não precisa esperar até o próximo dia útil para receber o dinheiro. Ele vai cair na hora, diretamente na conta cadastrada durante o preenchimento dos dados.

Além disso, todas as operações são reguladas pelo banco central, de modo que as transações são seguras e você não precisa de um aplicativo específico para usar. Basta entrar no app do seu banco e escolher a nova opção de pagamento.

Dito tudo isso, basta cadastrar uma chave, que pode ser o número do telefone, CPF ou CNPJ e selecionar a opção “realizar Pix”. Assim, você transfere em tempo real a quantia desejada.

A desvantagem desse método é que o cliente precisa ter certeza de que a empresa é realmente segura. Afinal, o método funciona como um depósito bancário. Por outro lado, o lojista pode oferecer descontos e vantagens para quem optar por esse método. Afinal, é mais simples e barato para todos.

Essas são as opções mais utilizadas para realizar pagamento online nas lojas virtuais. Para fazer a melhor escolha, é necessário conhecer o perfil de compra de seu público e entender qual delas é mais compatível com a realidade do negócio. Contar com uma empresa especializada no assunto também contribui na tomada de decisões. Dessa forma, você consegue encontrar as soluções mais certeiras e seguras.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferentes formas de pagamento, assim como seus prós e contras, entre em contato conosco e conheça quais são as estratégias mais recomendadas para a sua empresa!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo