Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Entenda como aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual

O tráfego orgânico é o combustível que move as vendas de uma loja virtual. Confira este conteúdo para saber como aumentar a audiência da sua página.

Entenda como aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual

Tráfego orgânico refere-se ao volume de usuários que chegam ao seu e-commerce. O problema é que nem todos os varejos online estão aptos para essa realidade. É como ter um estabelecimento físico “sem movimento” — e sem isso, não há vendas.

Uma boa parte dos gestores de lojas virtuais não sabe como realizar essa divulgação e no que precisa investir para que o volume de visitantes aumente. Graças ao surgimento do marketing digital, existe um conjunto de ferramentas que podem contribuir com esse processo.

Neste post, você conhecerá os melhores mecanismos para elevar o trafego orgânico do seu e-commerce. Acompanhe!

Invista em SEO

O acesso à sua loja e mídias relacionadas (como Facebook, Instagram, Twitter e blog) é gerado especialmente pela utilização correta de palavras-chave, que serão identificadas pelas ferramentas de buscas. É esse o conceito padrão do método SEO — Search Engine Optimization (Otimização dos Mecanismos de Busca).

Trata-se de uma série de abordagens e técnicas para que o site surja nas primeiras posições em pesquisas feitas no Google e em outros buscadores. Essa operação envolve o modo como o conteúdo é criado e a elaboração das páginas. Entre alguns dos fatores considerados, estão:

  • adequação de títulos e subtítulos;
  • relevância do conteúdo e das palavras-chave;
  • adequação do site a aparelhos móveis;
  • número de palavras;
  • localização do usuário que realiza a busca.

Vale ressaltar que essa abordagem funciona no médio e longo prazo, mas as postagens podem permanecer relevantes por mais tempo, melhorando o posicionamento da sua marca nos buscadores. Daí a necessidade de oferecer material relevante, atrativo e atual.

Use diversos formatos de conteúdo para gerar engajamento

Para começar, tenha uma página oficial interessante — de preferência no Facebook ou Instagram —, e nada de postar apenas ofertas por lá. Trate de gerar engajamento, fornecer dicas úteis e cultivar uma audiência cada vez maior e mais dedicada. Ao fazer isso, você obterá cliques, confiança e o tão sonhado aumento de tráfego orgânico.

A essa altura, você já deve saber que criar um blog é essencial para cativar o público. Esse canal passa a mostrar a real personalidade do seu negócio, além de divertir e instruir as pessoas, trazendo-as para perto. Quanto mais íntimo for o vínculo com a clientela, melhores serão os resultados.

Por fim, um canal no YouTube também pode ajudá-lo muito. Com ele, você pode produzir vídeos curtos e virais para reforçar suas abordagens e aumentar o interessa na sua marca.

A produção de conteúdos audiovisuais é muito importante atualmente, pois, as novas gerações consomem mais esse tipo de material do que leituras, por exemplo. Sem contar que essa ferramenta consegue pessoalizar a sua loja virtual e gerar maior alcance.

Aposte no e-mail marketing

É perfeitamente normal ter visitantes no seu comércio eletrônico que não concluem a compra, bem como consumidores que compram somente uma vez. Logo, aproveite que você tem as informações de contato desses usuários e inicie um relacionamento via e-mail marketing, a fim de atrai-los novamente e fidelizá-los à sua loja.

Com uma pauta de e-mail bem-estruturada, é possível fazer com que esses clientes retornem. Você pode informar sobre lançamentos, oferecer cupons de desconto e sugerir o recebimento de conteúdos.

Invista em influenciadores digitais

Faz um bom tempo que as empresas usam o poder de pessoas para influenciar o consumo de seus produtos. Hoje, isso é feito no universo digital como uma maneira de gerar mais acessos no site, divulgar ofertas, mostrar como determinada mercadoria funciona, etc.

Os digital influencers são personalidades que conseguiram seguidores fiéis na internet. Em geral, os mais populares estão no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. O segredo está em fazer parcerias com esse pessoal, para que eles falem sobre alguns itens que fazem parte do catálogo da sua loja virtual.

E então, aprendeu como aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce? Coloque essas recomendações em prática no seu negócio para deixá-lo em uma posição de destaque nos mecanismos de busca e conseguir mais vendas.

Se você gostou deste material, aproveite esta oportunidade e assine nossa newsletter para receber novos conteúdos interessantes!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo