Entender o que é Sandbox e como esse ambiente funciona é indispensável para dar mais segurança ao seu negócio.

Afinal, testar uma ferramenta em um ambiente protegido é a única maneira de garantir que tudo vai funcionar perfeitamente.

Muitos negócios podem perder dinheiro devido a problemas que acontecem quando um novo recurso é implementado sem a devida experimentação.

Imagine, por exemplo, que seu e-commerce lança uma nova promoção, mas na hora em que os clientes vão pagar, o sistema cai?

Um bom teste contra bugs poderia evitar todo o prejuízo com as vendas perdidas.

O problema é que nem sempre é possível fazer essas análises sem impactar o funcionamento da plataforma.

Aí entra a maior vantagem da Sandbox: com ela, você pode testar tudo o que quiser, pois nenhum tipo de falha pode afetar o seu sistema.

Com esse recurso, não há limites para as possibilidades de cenários que podem ser simulados.

Assim, fica mais fácil se prevenir contra qualquer eventualidade.

Para entender melhor o funcionamento da Sandbox, leia o artigo até o fim e saiba que ferramenta é essa e como ela pode ajudar o seu negócio.

O que é Sandbox?

Sandbox é uma plataforma de testes que replica o ambiente real em que determina funcionalidade será implementada.

Sandbox é um ambiente de testes, feito exclusivamente para que você consiga replicar e adicionar ferramentas e funcionalidades em uma plataforma sem alterar a produção.

Também chamada de “Caixa de Areia”, ela é ideal para que você consiga fazer mudanças e testar sem correr riscos.

Além disso, também é um ambiente protegido de fraudes e hackers.

Dessa forma, as informações dentro de uma Sandbox geralmente são fictícias, mesmo que funcionem do mesmo jeito que funcionariam no ambiente real.

Basicamente, é como se você tivesse duas plataformas: uma que está operando e outra, com a mesma interface, mas que não opera realmente.

Além disso, existem vários modelos de Sandbox, desde aquelas que são específicas para controlar estabilidades até as mais robustas, que replicam todos os códigos de programação.

Como funciona a Sandbox?

Uma Sandbox funciona de modo parecido com uma janela privativa que os navegadores oferecem.

Por isso, é pensada para dar mais segurança ao permitir que os desenvolvedores trabalhem com tranquilidade antes de aplicar novos códigos.

Esses ambientes costumam ser criados a partir de um software de controle de revisão, e o CVS e o Subversion (SVN) são bons exemplos disso. 

Dessa forma, o desenvolvedor cria uma cópia de todos os códigos, replica na Sandbox para trabalhar em cima e realiza os testes.

No entanto, é preciso destacar que o cadastro e a chave de segurança precisam de muita atenção.

Geralmente, esses tokens são gerados automaticamente e, assim que o computador é reiniciado, as configurações são perdidas também.

Além disso, os tokens precisam nomear a URL com o nome de Sandbox para proteger o ambiente de produção, que tem a sua própria URL válida.

Agora que já entendemos como funciona uma Sandbox, vamos analisar se essa ferramenta é segura e quais são os maiores benefícios de ter um ambiente de testes!

A Sandbox é segura?

A Sandbox serve para acrescentar uma camada extra de segurança durante testes de aplicações, eliminando riscos nesse processo.

Por ser desenvolvida a partir de técnicas de isolamento do ambiente virtual, é uma ferramenta totalmente segura.

Essas técnicas eliminam qualquer tipo de conexão entre as aplicações que estiverem sendo testadas e o sistema operacional que estiver sendo utilizado, bem como qualquer outra ferramenta que esteja instalada.

Por isso, além de proteger o sistema contra eventuais danos causados pelo mau funcionamento de uma aplicação em testes, ela também evita problemas externos, como ataques de hackers e outros crimes virtuais.

O próprio navegador de internet pode ser rodado dentro do ambiente, para testar a abertura de links suspeitos.

O rígido controle de acesso dessa ferramenta por token, como explicamos acima, ajuda a garantir que apenas pessoas autorizadas acessem a Sandbox, tornando seu uso ainda mais seguro.

Assim, até mesmo dados sensíveis como o número de um cartão de crédito podem ser incluídos sem nenhum risco de vazamento, ainda que o programa em testes apresente alguma falha.

Outro fator importante para a segurança é a possibilidade de monitorar constantemente todos os resultados do uso da aplicação em testes.

Com relatórios emitidos em tempo real, é possível acompanhar o desempenho da aplicação na Sandbox de forma detalhada por meio de dados e métricas.

Desta forma, é possível garantir que ela não causará danos quando for implementada de forma definitiva.

Portanto, a Sandbox é um ambiente altamente seguro, desde que seja configurado corretamente ou usado a partir de uma plataforma que forneça esse serviço.

Quais os benefícios de ter um ambiente de testes?

Ter um ambiente de testes como a sandbox pode estimular a criatividade e possibilitar testes de funcionalidades e processos antes de disponibilizá-los ao seu público.

Além da segurança e da capacidade de testar coisas novas, outras vantagens ficam evidentes depois que entendemos o que é Sandbox e como ela funciona.

Conheça as principais agora.

Estímulo à criatividade

Sandbox possibilita mais apoio criativo aos desenvolvedores.

Afinal, não há limites de possibilidades quando é possível realizar testes em um ambiente onde os erros não causem consequências para o sistema.

Assim, os profissionais de TI podem exercitar seu trabalho com tranquilidade.

Definição de estratégias

Algumas mudanças estratégicas podem ser muito drásticas para serem implementadas diretamente sem a realização de testes primeiro.

O Sandbox permite testar essas medidas sem alterar o fluxo do ambiente de produção.

Portanto, é possível testar diferentes cenários e hipóteses sem impacto para a empresa e seus usuários.

Detecção de falhas

É normal que aconteçam falhas como bugs de implantação quando se adota uma tecnologia nova.

Com a Sandbox, é possível descobrir esses problemas ainda antes da implementação definitiva.

Assim, não há nenhum impacto para os clientes.

Ganho de produtividade

O uso da Sandbox também ajuda a otimizar o desempenho de uma equipe, que consegue produzir mais em menos tempo.

Afinal, enquanto um teste é realizado no Sandbox, a equipe de desenvolvimento pode realizar outras atividades no ambiente de produção.

Treinamentos sem riscos

Os treinamentos de novos funcionários podem ser feitos sem nenhum risco dentro da Sandbox.

Desta forma, um novo colaborador que ainda não domina o uso do sistema pode começar a utilizar a plataforma sem comprometer nenhum detalhe da operação.

APIs em conformidade

APIs são linhas de código usadas para integrar diferentes aplicações.

Para usar esse recurso, é preciso seguir diversas regras específicas – principalmente quando falamos em pagamentos.

Com a Sandbox, é possível manter a empresa dentro dessas regras, permitindo que você continue em conformidade com todas as extensões e integrações.

Para que serve a Sandbox? Sugestões de aplicações

Sandbox pode ser usado de várias formas por empresas de diferentes segmentos.

Veja algumas das principais utilizações da ferramenta.

Simular transações financeiras

Empresas que fazem vendas online podem simular transações por diferentes formas de pagamento antes de oferecer ao público.

Essas transações podem ser feitas com dados de pagamento reais, sem risco de vazamento, ou fictícios.

Testar APIs de pagamento

Quando falamos em API de pagamento, todo o cuidado é pouco na hora de integrar duas plataformas diferentes.

Afinal, as normas de compliance para sistemas de cobranças são altamente rígidas, e qualquer deslize pode representar grandes problemas.

A solução é testar cada nova integração na Sandbox antes de começar a implementar.

Desta forma, qualquer erro que possa representar algum risco pode ser detectado antes da integração passar a ser usada de fato.

Testar novas formas de cobrança

Empresas que fazem cobranças recorrentes podem testar diferentes modelos e estratégias de precificação usando a Sandbox.

Da mesma forma, um e-commerce que trabalha com vendas avulsas pode avaliar iniciativas como promoções e descontos progressivos em um ambiente seguro antes de oferecer ao cliente final.

Testar a experiência do usuário

Para quem desenvolve softwares, a Sandbox permite uma análise detalhada da experiência do usuário.

A plataforma permite simular todas as maneiras possíveis de usar o software antes do lançamento de um novo recurso ou do próprio aplicativo.

Essa vantagem é importante em situações em que o desenvolvedor realiza uma mudança significativa em um sistema já existente.

Como acessar a Sandbox?

Existem diversas formas de acessar a sandbox, depende do objetivo. Na Vindi, você tem a possibilidade de criar diversas sandbox para testar funcionalidades relacionadas aos processos de pagamento, como emissão de notas fiscais, por exemplo.

O processo de acessar a Sandbox varia de acordo com a forma de funcionamento.

Existem alguns tipos mais simples, que podem ser usados em apenas um computador para isolar determinado programa ou página.

Nesses casos, é possível fazer o download e a instalação de um aplicativo de Sandbox, como o Sandboxie.

Depois, basta abrir o aplicativo e, a partir de sua tela inicial, selecionar qual programa de computador você quer rodar.

É importante destacarmos que essa maneira não é suficiente para a maioria das utilizações que apresentamos acima.

Para isso, é preciso criar um ambiente de rede que opere com uma dessas tecnologias:

  • Virtualização: permite a criação de máquinas virtuais, que são ambientes isolados entre si dentro do mesmo sistema físico, como se cada uma fosse uma estação de trabalho independente
  • Contêineres: permitem “empacotar” aplicações, criando ambientes virtuais dedicados ao uso de uma ferramenta ou um sistema, portanto ocupa menos memória.

Cada tecnologia tem ferramentas específicas para sua utilização.

Por isso, para acessar a Sandbox por qualquer um dos dois meios, é preciso passar por um processo delicado de instalação e configuração.

A criação de um sistema próprio para isso é ainda mais complexa, pois exige conhecimento técnico para garantir o isolamento adequado dos processos.

Além de arcar com altos custos de manutenção, é preciso mobilizar uma equipe para atualizar regularmente a Sandbox.

Por isso, a melhor alternativa é contar com uma plataforma que já tenha essa funcionalidade incluída.

Como acessar a Sandbox da Vindi?

Na plataforma da Vindi, nós disponibilizamos esse ambiente de testes para nossos clientes. 

É necessário ter login, senha e um plano da plataforma da Vindi.

Depois disso, o acesso é muito simples, dentro do próprio dashboard.

Os passos são os seguintes:

  • Acesse sua conta da Vindi
  • vá nas opções Configurações e Sandbox
  • Selecione Criar Sandbox e depois, Acessar Sandbox.

Depois disso, uma nova janela se abre com a URL https://sandbox-app.vindi.com.br.

A partir desse acesso, é possível realizar procedimentos como:

  • Fazer testes com cadastros
  • Testar vendas avulsas, recorrentes e parceladas
  • Emitir notas fiscais.

E muito mais!

Além disso, é possível criar vários ambientes, de acordo com a sua necessidade.

Essa ferramenta simples de usar pode garantir a segurança e a personalização que o seu negócio precisa para ter uma gestão financeira eficiente.

6 dicas para usar a Sandbox

Veja agora algumas dicas para usar a Sandbox da melhor forma possível.

1. Planeje seus testes

Antes de começar a usar a Sandbox, é preciso ter no papel um plano completo dos testes que serão realizados.

Por isso, faça um plano que inclua todos os aspectos do recurso ou sistema que será testado, para não deixar nenhum detalhe de fora.

2. Configure seu ambiente

Para que os resultados de uma Sandbox sejam eficientes, é preciso configurar para garantir a ela um funcionamento semelhante ao do ambiente de produção.

No caso de um sistema de cobranças, é preciso replicar manualmente todos os planos e produtos oferecidos.

3. Esgote as possibilidades

Lembre-se que na Sandbox, é possível realizar diversos testes sem que haja consequência para sua infraestrutura.

Por isso, fique à vontade para testar todas as hipóteses possíveis, esgotando as possibilidades para garantir um funcionamento satisfatório.

4. Acompanhe o desempenho

A Sandbox pode fornecer dados para testar o desempenho de uma ferramenta.

Por isso, aproveite bem essa funcionalidade para fazer comparações e buscar a eficiência máxima possível em seus sistemas.

5. Crie um plano de reversão

Ainda que você tenha feito todos os testes possíveis, tenha sempre um plano de reversão pronto antes de mover qualquer aplicação da Sandbox para o ambiente de produção.

Lembre-se que o ambiente de testes ainda pode ter limitações, apesar de sua eficiência.

6. Documente seus resultados

Cada teste realizado dentro de uma Sandbox pode render informações que poderão ser valiosas no futuro.

Por isso, é importante que todos os resultados do teste sejam devidamente registrados e documentados, ficando sempre disponíveis para consulta pela equipe.

Portanto, agora que você já sabe o que é Sandbox, clique no banner abaixo e faça uma demonstração gratuita agora mesmo.

Nós temos a solução mais completa para a sua empresa!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies