Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Como gerar leads no e-commerce: veja 5 dicas práticas!

Saber como gerar leads é fundamental para aumentar a conversão nas compras. Para isso, existem várias dicas úteis!

Como gerar leads no e-commerce: veja 5 dicas práticas!

Trabalhar com vendas no e-commerce implica ao gestor ter estratégias para conseguir o constante aumento no faturamento. Uma das ações, nesse sentido, é saber como gerar leads de qualidade.

Afinal, atrair possíveis compradores — pessoas que demonstraram interesse pela marca — é uma oportunidade para conseguir fazê-los avançar na jornada de compras, até chegar à tão desejada conversão.

Você sabia que existem ótimas dicas para conseguir sucesso, nesse aspecto? Acompanhe este artigo, pois falaremos sobre isso!

1. Invista em produção de conteúdo de qualidade

Uma das melhores formas de atrair leads é investir em conteúdos para blog e redes sociais, sejam escritos ou em vídeos. Isso demonstra autoridade sobre determinado assunto, aumentando a confiança dos usuários na marca. Além disso, é uma forma de despertar interesse e curiosidade em determinado produto.

Por exemplo, ao vender livros no e-commerce, que tal elaborar resenhas em uma linguagem atrativa e que façam com que os visitantes queiram descobrir os próximos passos da história?

2. Ofereça cupons de desconto

Quem não ama um desconto, não é mesmo? Ao buscar meios eficientes de como gerar leads, os cupons de desconto são uma ótima ideia. Chamam a atenção para a marca, são espécies de gatilhos mentais (levando as pessoas a fazer aquisições de forma mais rápida) e são formas de fazer com que conheçam um pouco mais sobre a marca.

Uma estratégia é pedir alguns dados ao ativar o voucher, como o e-mail do usuário. Com isso, é possível investir em e-mail marketing, enviando conteúdos e mais descontos interessantes.

3. Aplique estratégias de growth hacking

Growth hacking é uma forma de implementar otimizações na empresa, a partir de experimentos, hipóteses e melhores ações. Na prática, você encontra os principais problemas do negócio, pensa em melhorias (a partir de experiências anteriores, insights e benchmarking), modela como elas serão implementadas, realiza testes, recolhe os feedbacks e aprende com eles.

Uma ferramenta útil é o teste A/B, em que, a partir da comparação de variáveis, é possível perceber qual fornece uma conversão maior. Por exemplo, a simples troca de cor no botão “comprar” pode aumentar, consideravelmente, as vendas.

4. Publique ímãs digitais

Ímãs digitais são espécies de recompensas em que, ao ofertá-las, você pede o e-mail do usuário. Normalmente, são conteúdos em landing pages, como e-books. A partir dessa demonstração de interesse, você pode elaborar estratégias de e-mail marketing para manter a proximidade com o público.

Ao alimentar o ímã com conteúdos, é possível levar os clientes à conversão.

5. Tenha redes sociais

Redes como Facebook e Instagram são bem efetivas para atrair um público maior. A partir de postagens sobre novidades da loja, fotos de clientes usando um produto e dicas de como utilizá-lo, vídeos dos bastidores e outras estratégias parecidas, é possível manter a audiência engajada, fazendo-a perceber a relevância daquilo que você vende.

Entendeu como gerar leads para sua loja virtual? Só não se esqueça de investir em estratégias para mantê-los interessados na marca e direcioná-los à aquisição. Assim, sua tática torna-se mais completa.

Gostou do artigo e quer ler mais conteúdos que possam ajudar o seu e-commerce a crescer? Então, assine a nossa newsletter e receba novos artigos por e-mail!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo