Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Saiba como otimizar o processo logístico do seu e-commerce

O processo logístico é um dos mais importantes em um e-commerce. Por isso, entender como otimizá-lo é fundamental para satisfazer o cliente.

Saiba como otimizar o processo logístico do seu e-commerce

Uma das atividades mais relevantes de um e-commerce é o processo logístico, pois, ele garante o funcionamento adequado do negócio. Afinal, essa etapa abrange desde o estoque até o envio da mercadoria comprada para o cliente.

Logo, se você deseja que sua loja virtual conquiste uma posição de destaque nesse segmento e quer garantir uma boa experiência de compra para seu público, terá de fazer algumas otimizações logísticas pontuais.

Foi pensando justamente nessa demanda que desenvolvemos este post. A seguir, você conhecerá as melhores táticas para deslanchar seu e-commerce de forma estruturada e segura. Acompanhe!

Promova a logística reversa

As trocas e devoluções são de responsabilidade da loja online. Portanto, é essencial melhorar o fluxo reverso dos produtos vendidos, para conseguir atender a todos os consumidores com igualdade e eficiência.

Uma boa sugestão é estabelecer parcerias com empresas de transporte especializadas nesse tipo de operação para não colocar a imagem do seu negócio em cheque. Avalie essa possibilidade para oferecer um serviço de qualidade.

Crie uma política de trocas e devoluções

Como foi dito no item anterior, as devoluções ficam a cargo do e-commerce, mas é necessário que a clientela tenha um prazo para enviar as mercadorias. E para isso, o ideal é criar uma política bem clara e transparente nesse quesito, além de divulgá-la no site.

Por exemplo, ao indicar que a cada produto devolvido seja enviado uma notificação por e-mail, a sede da loja virtual pode se preparar para receber, identificar o pedido e o comprador, a fim de agilizar o despacho de uma nova mercadoria.

Mantenha seu estoque atualizado

Quando o cliente compra algo pela web, fica apreensivo até que o objeto chegue em seu endereço. Contudo, quando ocorre de o item estar em falta, a possibilidade de insatisfação é muito grande e ele, naturalmente, fará a compra em outra loja.

Para evitar esse problema, é muito importante que seu estoque esteja sempre em dia para que o consumidor não se decepcione e volte a comprar do seu e-commerce no futuro.

Conte com a tecnologia

Optar por plataformas de vendas que ofereçam funcionalidades integradas é uma ótima opção para automatizar várias atividades e aumentar sua produtividade.

Se for possível controlar as entregas e a movimentação dos produtos diretamente pela interface do programa, por exemplo, você economizará tempo e otimizar o gerenciamento da sua loja virtual.

O rastreamento de pedidos é um diferencial e tanto. Lembre-se que, até a remessa chegar nas mãos do cliente, ela é de sua responsabilidade, e não da transportadora.

Capriche no pós-venda

Nunca é demais reforçar que uma compra não termina quando os consumidores recebem as mercadorias. Se você pretende encantar e fidelizar seu público, defina ações de pós-venda.

Avalie como estabelecer contato com os clientes novamente, para pedir seu retorno sobre sugestões de processos logísticos, por exemplo. Essa abordagem ajuda a fortalecer laços com as pessoas e aumentam as chances de elas voltarem a comprar de você.

Faça parcerias com bons fornecedores

O fornecedor que oferece preços mais baixos nem sempre é o melhor. Se você deseja vender itens de qualidade, deve criar um catálogo atrativo e com alto valor agregado em sua loja virtual. Sendo assim, selecione parceiros que sejam confiáveis, transparentes e que cumpram prazos. E lembre-se de que o seu ciclo logístico começa no fornecedor.

Fortalecer o vínculo comercial e firmar um acordo ganha-ganha no qual ambos se beneficiem é a melhor saída, pois, essa condição garante que seu negócio será sempre atendido e você ainda poderá negociar valores e meios de pagamentos mais acessíveis.

Como você pôde ver neste conteúdo, ao otimizar o processo logístico do seu e-commerce, você terá bons resultados — tanto operacionais quanto comerciais. Portanto, siga essas recomendações para que sua empresa se torne mais competitiva e os clientes fiquem totalmente satisfeitos com os serviços prestados.

Se você achou este post interessante, não deixe ele parado. Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo