Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

6 estratégias avançadas de SEO para e-commerce

Quer fazer o seu e-commerce se destacar no mercado? Conheça algumas estratégias de SEO que podem ajudar!

6 estratégias avançadas de SEO para e-commerce

Quer fazer o seu e-commerce se destacar no mercado? Conheça algumas estratégias de SEO que podem ajudar!

Considerando a acirrada concorrência do comércio eletrônico, sabemos que investir em ações de marketing bem-sucedidas é um dos segredos para que os e-commerces cresçam e ganhem destaque no mercado. Com estratégias de SEO eficientes, é possível atrair tráfego qualificado para o site, garantindo, consequentemente, o aumento das taxas de conversão.

A lógica para obter um desempenho satisfatório é a seguinte: quanto maior o número de pessoas com verdadeiro potencial de compra interessadas pelo que o negócio oferece, mais vendas serão concretizadas e melhores serão os índices de fidelização.

Para que você possa explorar o potencial máximo dos recursos de SEO, neste post, apresentaremos 6 estratégias avançadas que todos os empreendimentos devem conhecer. Continue com a leitura e confira!

1. Otimize as meta descrições

O uso das meta descrições representa uma boa oportunidade para a página da empresa angariar alguns cliques e visitas. Mas, para que essa estratégia produza os devidos resultados, é importante analisar e colocar em prática os elementos para que ela cumpra com o seu papel de maneira eficiente.

Uma meta descrição nada mais é do que um fragmento do código HTML, com a finalidade de resumir o que será abordado naquela página. Para otimizá-la de acordo com as boas práticas de SEO, é interessante incluir a palavra-chave, pois, ela aparece em negrito nos resultados de busca.

Ainda nesse sentido, também vale lembrar que o texto deve ter o máximo de 160 caracteres, pois, o Google não mostra nada além desse limite.

2. Invista nas descrições dos produtos

As descrições dos produtos são fundamentais para fortalecer a presença online da marca. Entretanto, para que elas gerem valor, não basta utilizar o texto padrão disponibilizado pelo fabricante. É preciso ir além — criar mensagens atrativas, fáceis de entender e que possam ser encontradas rapidamente durante a navegação no site.

Para criar descrições de produtos que sejam interessantes tanto para o Google quanto para os usuários, deve-se seguir algumas regras básicas de SEO e evitar as seguintes situações:

  • palavras negativas;
  • verbos que não instigam o consumidor à ação de compra;
  • voz passiva;
  • adjetivos exagerados;
  • descrições muito técnicas.

Ademais, é recomendável fazer um bom uso da palavra-chave e eliminar a culpa do comprador, ou seja, não deixar que ele fique com a consciência pesada por gastar dinheiro com algo. Lembre-se de que a compra deve ser encarada como um investimento!

3. Consiga bons backlinks

Outra técnica de marketing muito útil para alavancar o tráfego do blog e site do seu e-commerce é a inserção de backlinks ao longo dos conteúdos. O objetivo é guiar o potencial cliente para outras postagens relevantes que a empresa tenha publicado,

No entanto, os backlinks também podem ser externos, utilizando páginas de outras empresas — a linkagem para sites com autoridade no assunto ajuda a melhorar o rankeamento.

De modo geral, os mecanismos de busca classificam muito bem materiais que possuem backlinks pertinentes e espalhados ao longo do conteúdo. Portanto, quem almeja um crescimento de público escalável para o seu negócio deve considerar essa estratégia avançada de SEO.

4. Use heading tags corretamente

A técnica dos heading tags é uma ferramenta do marketing digital capaz de indicar para os motores de busca expressões e palavras de maior relevância, o que vai resultar em mais destaque para os ambientes virtuais da loja.

Contudo, o grande problema é que muitos gestores de e-commerce ainda não têm conhecimento técnico no assunto e deixam escapar uma boa oportunidade de destaque.

Os heading tags podem ser definidos nos códigos HTML das páginas como H1, H2 e H3, conforme as prioridades de um produto ou categoria. A título de exemplo, ao estruturar a página de determinado item, o H1 pode ser usado para o produto, o H2 para a sua descrição e o H3 para a marca, podendo ser ajustáveis conforme a estratégia.

5. Monitore e otimize as palavras-chave importantes

Um dos aspectos mais importantes para a conquista de bons resultados com as práticas de SEO começa com a definição das palavras-chave. Por mais relevante que seja um conteúdo, o objetivo maior é que as pessoas certas o encontrem.

Dessa forma, as palavras-chave são responsáveis por encurtar esse caminho. Elas contribuem para posicionar o seu site ou blog entre os conteúdos mais relevantes nos mecanismos de busca, aumentando a conversão de interessados em clientes.

Assim sendo, monitorar o que tem potencial para atrair esse tráfego personalizado torna-se fundamental para o sucesso nas campanhas do e-commerce. Para explorar o máximo de potencial desse mecanismo, vale estudar o que é mais apropriado em cada estágio do funil de vendas.

Se estamos lidando com a fase de decisão, por exemplo, as palavras-chave long tail são mais indicadas, pois, já se tem uma base qualificada de potenciais compradores, e as chances de conversão são grandes. É preciso ter um bom conhecimento sobre o assunto para planejar campanhas eficientes.

6. Faça linkagem interna

Se existe um elemento de SEO primordial para o Google entender a relevância de uma página, é a linkagem interna. O raciocínio é que uma página importante naturalmente transfere a sua autoridade para o conteúdo novo, pois, os algorítimos da ferramenta entendem que a página, menos acessada também é importante.

Então, quanto mais links internos de qualidade o conteúdo receber, melhor posicionado ele aparecerá nos resultados de busca. Isso também acontece quando um produto é linkado na seção de “mais vendidos” na home page de um e-commerce, atraindo mais fluxo para a sua própria página.

Por todo o exposto, podemos perceber que uma boa estratégia de SEO é um projeto que engloba várias etapas e diferentes tipos de ações. Quando planejada de acordo com as peculiaridades do negócio e bem executada, é possível construir uma reputação sólida e estabelecer um vínculo mais próximo ao consumidor, gerando fidelização. Por isso, dominar o assunto é tão importante para que a sua empresa se posicione entre os melhores players do mercado.

Gostou das dicas? Agora que você já conhece algumas estratégias poderosas para otimizar o poder do SEO em um e-commerce, aproveite para conhecer outras formas de aumentar o tráfego orgânico da sua loja.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo