Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Você realmente faz um bom marketing sazonal no seu e-commerce?

O marketing sazonal possibilita aos comerciantes atrair mais atenção para os produtos e serviços e, assim, aumentar a receita das vendas. Quer saber como? Confira no texto!

Você realmente faz um bom marketing sazonal no seu e-commerce?

Se você monitora a performance do seu e-commerce, já deve ter percebido que o tráfego apresenta picos em algumas épocas do ano. Essa característica é natural e está relacionada com algumas datas comemorativas. O que talvez você não saiba é que, com adaptações simples na sua estratégia, você pode aproveitar os vários benefícios do marketing sazonal.

Deve-se entender como adaptar as campanhas e o plano de marketing existente para evitar perdas expressivas em determinadas épocas do ano. Para isso, é preciso saber o que é o marketing sazonal, como ele funciona e como incorporá-lo na sua empresa. Para obter essas respostas, basta continuar a leitura!

O que é o marketing sazonal e qual é a sua importância?

O marketing sazonal pode ser visto como estratégias direcionadas a determinadas datas comemorativas ou períodos do ano. Essa estratégia resume-se em identificar o comportamento de venda dos seus produtos, olhar para o calendário e utilizar as oportunidades de ganhos.

Para que o marketing sazonal traga resultados importantes, é preciso preparação. Se a sua equipe de vendas já identificou as épocas do ano em que um determinado produto vende melhor, é possível aumentar a produção e planejar a compra de matéria-prima necessária.

A importância do marketing sazonal vai além de evitar perdas desnecessárias com produtos parados no estoque, por exemplo. Essa técnica pode impulsionar as vendas do negócio — e, no e-commerce, estratégias diferenciadas podem potencializar os resultados e o faturamento ainda mais!

Quais são as dicas importantes para aplicá-lo?

Preparado para aperfeiçoar o seu planejamento e incorporar o marketing sazonal? Veja algumas dicas importantes!

Planeje as campanhas com antecedência

A palavra “sazonal” faz referência a algo temporário, ou seja, específico de determinada época do ano. Sendo assim, o planejamento, aqui, faz a diferença.

Para potencializar os resultados das vendas, é importante dispor do tempo necessário para planejar a estratégia a ser aplicada e compartilhar as diretrizes com os setores envolvidos. Nossa sugestão é ser relevante e oportuno para atingir os clientes que estão prontos para comprar.

Direcione a campanha para o público-alvo da data

Uma das primeiras perguntas que devem ser feitas é: para quem essa campanha é direcionada? Em posse da resposta, será muito mais fácil idealizar as ações que terão impacto positivo.

Suponha que você está preparando uma ação para o Dia dos Namorados. Essa data é importante para um público específico, e alguns produtos serão mais interessantes que outros. Ao identificar o seu público-alvo, será mais fácil definir os itens que integrarão a campanha e oferecer condições diferenciadas.

Personalize o e-commerce

Sabemos que pode ser um desafio criar uma ideia que relaciona a sua marca ou o seu produto a um feriado. Entretanto, a personalização do e-commerce pode ser uma alternativa.

Para isso, utilize layouts diferenciados e faça posts personalizados de acordo com a ocasião. Ao aplicar essas modificações, tenha em mente a importância de elas serem compatíveis com a proposta da sua marca e da sua plataforma.

Invista em anúncios nas redes sociais

Outra dica é investir nos posts tematizados em redes sociais. Aproveite as diversas ferramentas que elas apresentam e intensifique a interação com os seus compradores. Para trazer resultados, no entanto, será importante entregar uma mensagem relevante.

Não se esqueça de adicionar alguns termos para otimização do mecanismo de pesquisa específicos do feriado no seu e-commerce, para auxiliar os consumidores a encontrar as suas campanhas sazonais.

Quais são as principais datas que devem ser lembradas?

A essa altura do texto, você já deve estar pensando nas épocas do ano em que pode aplicar o marketing sazonal no seu negócio, não é mesmo? Apesar de esses períodos poderem variar de acordo com o produto ou serviço que a sua empresa comercializa, existem algumas datas importantes que é bom manter no radar. Confira:

  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Natal.

Além dessas datas, é interessante analisar as trocas de estação do ano. A chegada do inverno e do verão, por exemplo, além de aquecerem o mercado de turismo, podem ser ótimas oportunidades para os comerciantes de roupas e acessórios.

Por último, é importante deixar uma ressalva: aplicar o marketing sazonal não significa, necessariamente, criar campanhas do zero. Com pequenas adaptações, já é possível mostrar um valor tangível para os consumidores e se diferenciar da concorrência.

Você já utiliza o marketing sazonal? Deixe um comentário abaixo e compartilhe conosco as suas experiências e as datas que considera mais importantes para seu negócio!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo