Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Como escolher os melhores influenciadores digitais para parcerias no e-commerce

Investir em influenciadores digitais é uma ótima estratégia para alavancar as vendas de um e-commerce, já que eles têm um grande público formado.

Como escolher os melhores influenciadores digitais para parcerias no e-commerce

As redes sociais, mesmo que mudem de vez em quando, ainda são plataformas muito usadas por todos nós. Criar publicações sobre produtos e serviços é uma ação com viabilidade de alcançar muitos consumidores. Assim, investir em influenciadores digitais é uma estratégia promissora para quem empreende no meio online.

Também chamada de marketing de influenciadores, essa tática ajuda os comerciantes virtuais a divulgarem suas marcas para um grande público já formado. Quando bem feita, é possível avançar vários passos ao ganhar muitos seguidores e alavancar as vendas em um tempo rápido.

No entanto, para haver sucesso no investimento, é importante ficar atento a alguns detalhes. Confira-os a seguir!

Investigue o nome dos influencers em alta

A internet consegue deixar alguém popular de um dia para outro, mas também tem a capacidade de fazer essa pessoa perder a admiração em questão de segundos. Vivemos tempos em que quase nada passa despercebido, principalmente na vida de pessoas mais famosas. O envolvimento dos influenciadores em polêmicas, por exemplo, pode não ser muito favorável para a marca.

Com isso, não deixe de notar aqueles nomes mais comentados do momentos e os que parecem estar na “lista negra”.

Analise o público-alvo dos influenciadores digitais

Muitos comerciantes imaginam que quanto mais seguidores e curtidas o influencer tiver, melhor. Porém, nem sempre isso é uma verdade.

Para haver efetividade nessa estratégia, é importante analisar se o público-alvo atingido pelo YouTuber ou Instagrammer é semelhante ao da sua loja. Não adianta muito tal pessoa fazer um publipost, conseguir muitos views e likes, mas ninguém se interessar pela compra. Muitas vezes, um pequeno influencer pode ser o melhor investimento para um negócio local, por exemplo.

Observe a autenticidade da pessoa

Propagandas digitais precisam ser persuasivas para haver conversão. Ao mesmo tempo, é interessante que haja certa sutileza nisso, para que os seguidores não interpretem a publicação como algo inoportuno.

Em outras palavras, não é qualquer pessoa que tem habilidade para realizar um trabalho espontâneo e autêntico. Sendo assim, observe como ela divulga os produtos de outras empresas.

Examine as formas de negociação

Para não ter problemas, procure saber como foram as negociações passadas e se existiu algum contratempo. Examine se o influencer trabalha por conta própria ou se tem alguma agência para fazer a mediação. Estabelecer contratos formais, assinados, é uma atitude para evitar desentendimentos para ambos os lados na hora do acerto de contas.

Uma recomendação importante é deixar explícitas algumas regras no contrato. Por exemplo, você pode pedir para que ele envie o material gravado, antes de postá-lo nas redes.

Acompanhe os resultados

Mais uma dica: não deixe de acompanhar os resultados e as reações dos seguidores nas redes sociais. Esses feedbacks dizem muito a respeito do quão efetivo tem sido o investimento. Observe aqueles publiposts com maior engajamento e anote insights para alimentar as ações desses YouTubers ou Instagrammers.

Influenciadores digitais são uma ótima tática para quem deseja atingir um público grande, de forma rápida. No entanto, é importante saber identificar aqueles com maiores oportunidades para trazer resultados ao seu negócio.

Gostou do artigo? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe outros posts importantes para seu e-commerce. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo