Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Quais são as 8 profissões do futuro na área de inovação e tecnologia?

Cada vez mais, as empresas valorizam profissionais que compreendam a cadeia de valor e consigam trazer inovação para o ambiente de trabalho, por isso, a demanda por profissões do futuro na área de tecnologia cresce significativamente.

Quais são as 8 profissões do futuro na área de inovação e tecnologia?

A transformação digital avançou consideravelmente e trouxe consigo novas tecnologias e muitas mudanças em todos os setores, sobretudo no mercado de trabalho. Com isso, as empresas passaram a oferecer uma série de modalidades de contratação, com serviços mais direcionados e flexíveis que atendam às novas demandas.

Nesse contexto, a necessidade de profissionais específicos fez surgir novas profissões no mundo corporativo. As chamadas “profissões do futuro” estão estreitamente relacionadas à inovação e à tecnologia, já que elas são as grandes responsáveis pelas transformações na dinâmica das empresas.

Pensando nisso, listaremos, a seguir, as principais profissões do futuro e a sua importância para os negócios voltados a esse segmento. Continue a leitura e saiba mais!

A importância de conhecer as profissões do futuro

À medida que a ciência inova e a tecnologia se desenvolve, novas demandas vão surgindo no mercado de trabalho. Nesse sentido, encontrar profissionais aptos e adaptados às novas ocupações é sempre um grande desafio, especialmente em um mercado altamente dinâmico, em que a inovação se tornou uma característica exigida por diversas organizações.

Com todo esse avanço, muitas previsões que estavam relacionadas à possibilidade de ascensão de algumas áreas foram deixadas de lado. Ao mesmo tempo em que há as funções tradicionais que sempre continuam em alta, é normal que apareça uma nova geração de profissionais que ocupam cargos que antes nem existiam.

Desse modo, para manter o seu negócio atualizado em relação às novidades e às exigências do mercado, é importante conhecer essas novas modalidades de serviço.

As profissões promissoras na área de inovação e tecnologia

Quer saber quais são as 8 profissões do futuro na área de inovação e tecnologia? A seguir, confira!

1. Profissional de Big Data

Na área da tecnologia, um dos assuntos mais comentados é o Big Data, ou seja, o grande volume de dados gerados e que precisam ser processados. Para as empresas, todas as informações coletadas de sistemas internos e externos devem ser transformadas em informações úteis empregadas no desenvolvimento estratégico, que geram valor ao negócio. Por esse motivo, o profissional de Big Data é tão importante.

Ele é responsável por coletar e interpretar vários tipos de dados gerados por softwares e sistemas, que devem ser analisados com o intuito de encontrar algum parâmetro ou alguma tendência e, desse modo, tomar decisões mais acertadas com relação aos produtos e aos serviços da empresa.

2. Designer de Inovação

Em uma sociedade extremamente consumista, ter um profissional que saiba agregar valor à identidade visual de um produto ou serviço é imprescindível para garantir sucesso no segmento. Além de criar interação visual, o designer tem o papel de desenvolver sistemas intuitivos e fáceis de usar.

Nesse caso, o profissional precisa conhecer a experiência do consumidor e os conceitos de usabilidade, além de ter um estudo aprofundado na área de Artes e um domínio de algumas ferramentas, como Photoshop e AutoCAD.

3. Desenvolvedor de softwares

Com a transformação digital, as facilidades de mobilidade fizeram com que grande parte dos usuários acessasse sites, redes sociais e aplicativos por meio de smartphones. Por isso, as empresas criaram a necessidade de transformar as suas páginas em sites responsivos — que se adaptam a qualquer plataforma.

É aqui que entram os desenvolvedores de softwares, aqueles profissionais que criam todos os sistemas, aplicativos de celular e programas de computador. Eles precisam dominar a análise e a realização de manutenção em plataformas e as linguagens, que, em geral, são ferramentas responsáveis por criar sistemas novos que auxiliam nos serviços dos negócios.

4. Criador de conteúdo

Os criadores de conteúdo ganharam visibilidade com as redes sociais e as novas estratégias de marketing. Os famosos influencers digitais trabalham basicamente com o desenvolvimento de técnicas de vendas na internet, além de promoverem campanhas para vários tipos de produtos e serviços nas redes sociais, principalmente no Instagram.

Trata-se de um profissional que faz com que uma marca se conecte com o público de modo mais natural e orgânico, por isso, ele é um sucesso entre as empresas, que passaram a investir cada vez mais em parcerias.

5. Gestor de Logística

Apesar de ser uma área que já existe no mercado, o Gestor de Logística tende a ser um cargo ainda mais requisitado pelas empresas nos próximos anos. Isso porque o e-commerce avançou significativamente, além de haver uma maior exigência por produtividade e por um menor custo entre os consumidores.

De modo geral, o profissional de logística tem um papel estratégico dentro de uma organização, pois lida com a estrutura de operações e de processos, cuidando de determinados fatores, como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos.

6. Analista de Marketing Digital

Nos últimos anos, em razão do avanço da internet, a forma como as empresas passaram a se comunicar com os seus consumidores se transformou. Afinal, as antigas propagandas comerciais na TV foram substituídas pelos anúncios criativos nas redes sociais, com um poder de viralização bem maior.

Dessa forma, as estratégias de SEO, as mídias sociais e o marketing de conteúdo tornaram-se essenciais para que as corporações sobrevivam no mercado, o que afeta diretamente a demanda das organizações por um novo profissional de marketing — o Analista de Marketing Digital. Vale lembrar que existem diversas áreas e demandas para esse profissional dentro das empresas, por isso, vale a pena contratá-lo.

7. Engenheiro Ambiental

Devido aos impactos dos setores produtivos, as preocupações com o meio ambiente se tornaram crescentes na sociedade, o que tem gerado uma nova necessidade às organizações: ter especialistas na área ambiental.

Atualmente, uma alternativa interessante é que todos os projetos que englobem transformação na estrutura, na expansão e na gestão de custos sejam ajustados às práticas sustentáveis. Nesse sentido, os engenheiros têm, entre outras responsabilidades, de fazer com que os processos de exploração de recursos naturais causem o menor impacto ambiental possível.

8. Especialista em Segurança da Informação

Por último, mas não menos importante, temos o Especialista em Segurança da Informação. O objetivo desse profissional é garantir a disponibilidade, a autenticidade e a confidencialidade do conjunto de informações da empresa. Ou seja, ele não só garante que os dados da corporação sejam protegidos, mas também ajuda a criar novas soluções para mantê-los seguros.

Por fim, como você viu, existem incontáveis possibilidades de atuação com as profissões do futuro, e, para as empresas que desejam crescer e expandir os seus negócios nos próximos anos, as carreiras ligadas à estratégia, à transformação e à inovação são as promissoras.

Além disso, é importante destacar que, para atender às demandas do mercado, esses profissionais precisam ser especializados e estar capacitados para lidar com as novidades do mundo tecnológico.

Agora que você já conhece as principais profissões do futuro na área de inovação e tecnologia, que tal saber mais sobre os serviços da Yapay? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de consultores e descubra todas as soluções inovadoras!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo