Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Quais são os mercados mais inovadores? Confira aqui

Os mercados inovadores são os que mais conseguem resistir às atuais mudanças na economia e na cultura.

Quais são os mercados mais inovadores? Confira aqui

Existem alguns setores inovadores que se destacam na atualidade, como as consultorias de TI, as empresas de desenvolvimento de software e as chamadas edtechs. Quem quiser mergulhar nesses mundos, deve estar preparado para investir alto em soluções tecnológicas. No atual cenário, esse requisito é fundamental para o sucesso.

Neste artigo, elecaremos alguns dos mercados mais inovadores da atualidade, assim como detalhes sobre cada um deles. Confira!

Invista em um negócio de produtos vegetarianos ou veganos

O mercado sem carne continua em alta em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa do Ibope divulgada em 2018, 14% da população brasileira se declara vegetariana — sem contar no percentual das pessoas dispostas a consumir mais tipos de produtos sem nenhum tipo de carne.

Até as redes de hambúrguer como o Burguer King, por exemplo, investiu pesado nesse nicho, com opções de lanches totalmente veggies em seu cardápio.

Criar um diferencial nos mercados inovadores vegetarianos ou veganos é uma grande oportunidade de negócio. Marmitas e produtos cujo preço seja do mesmo valor que os cardápios tradicionais, por exemplo, se diferenciam da concorrência.

É essencial pesquisar bastante o mercado, pois os consumidores vegetarianos e veganos costumam ser exigentes e bem informados sobre os ingredientes da indústria alimentícia.

Inaugure um negócio de cosméticos naturais ou veganos

O consumo consciente tem incentivado o surgimento de muitos mercados inovadores que investem em pesquisa e tecnologia. Um deles é o setor de cosméticos que fogem da linha da indústria tradicional e procura usar ingredientes naturais ou livres de crueldade animal. Esses produtos são inteiramente vegetais ou até orgânicos, sem aditivos químicos.

O marketing deve ser muito bem trabalhado pela marca para atingir as consumidoras que apreciam esse nicho. Um diferencial é expandir o conceito às embalagens, adotando recipientes sustentáveis. O investimento em pesquisa biológica é fundamental nos mercadores inovadores de cosmética natural ou vegana.

Abra um e-commerce de produtos e serviços de informática

Os números mundiais apontam que o segmento de comércio de produtos de informática foi um dos que mais cresceram em plena pandemia — isso significa que o setor não conhece crise. Produtos de hardware têm alta procura na internet, e você pode focar em determinados produtos, como notebooks, peças ou acessórios, e oferecer serviços de manutenção e montagem.

Aposte em uma consultoria de TI personalizada

O ramo de Tecnologia da Informação está entre os que se tornaram mais importantes após a pandemia. Trata-se de um dos mercados inovadores por excelência da atualidade. Uma série de empresas, inclusive as gigantes, precisou investir em softwares de gestão ou de vendas para continuar faturando.

Corporações de todos os setores precisam de bons consultores de TI. Os aplicativos são criados para atender às mais diversas exigências organizacionais, como logística, e-commerce, atendimento ao cliente, controle de presença remota, proteção cibernética e muitos outros.

Os serviços de armazenamento de dados em nuvem e de segurança em meios de pagamento, por exemplo, são essenciais para muitas empresas. Por isso, consultorias que desenvolvem boas soluções de TI de acordo com as necessidades do cliente são cada vez mais procuradas.

Entre nos mercados inovadores de games para celular

Com as crianças e os adolescentes em casa, o faturamento das empresas de games para aparelhos eletrônicos móveis, como tablets, foi recorde no mundo. Em especial, o setor de jogos para celulares viu a quantidade de downloads explodir.

Esse mercado, portanto, é bastante promissor na atualidade. Afinal, a facilidade para acessar esses aplicativos é muito grande via Google Play, Windows Phone Store ou Apple Store. É fundamental contar com desenvolvedores talentosos e criativos nesse ramo.

Conheça o promissor ramo dos clubes de assinatura

Os chamados clubes de assinatura são uma tendência mundial e têm seduzido muito os consumidores voltados para diversos tipos de produtos. O interessante é que esse tipo de negócio não exige transações presenciais, resistindo, portanto, ao isolamento social.

Entre os segmentos de clubes que mais cresceram, estão o de livros (inclusive os infantis), bebidas, alimentos, pets e cuidados pessoais. Na Itália, por exemplo, startups de clubes de assinaturas de vinhos tiveram muito sucesso. Uma dica é encontrar um nicho que ainda não foi suficientemente explorado e investir nele.

Invista em um negócio de delivery gourmet

O setor de delivery de comida já estava em alta antes da pandemia. Em seguida, com as medidas de isolamento social, veio o boom. Os aplicativos de entrega, como Ifood, Rappi e Uber Eats, conheceram uma expansão sem igual. O setor deve continuar em alta e tende a abranger mercados inovadores, que trabalham com kits especiais voltados para determinados públicos com exigências específicas.

Uma empresa pequena de marmitas bem administrada, que ofereça opções de qualidade e diferenciadas, tende a crescer nos próximos anos. Pessoas com restrições alimentares, esportistas, idosos e crianças podem ganhar uma atenção especial por parte dos empreendedores mais criativos do mundo gourmet.

Mergulhe no mercado inovador das edtechs

Conhecidas como edtechs, as startups e demais empresas inovadoras que oferecem tecnologia para o setor educacional ganharam um grande impulso nos últimos anos. Ao desenvolverem plataformas específicas para o aprendizado tanto infantil quanto adulto, estão revolucionando a educação.

Plataformas, aplicativos e gamificação que servem de apoio a professores e alunos estão entre os mercados inovadores que oferecem grandes oportunidades a empresas. Alguns recursos como a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) tornam o processo do aprendizado mais dinâmico e envolvente — tais recursos são usados, inclusive, em treinamentos e programas de reciclagem para funcionários.

Esses são os principais mercados inovadores da atualidade, com grandes possibilidades de prosperarem nos próximos anos. A tecnologia é essencial para todas as empresas que desejam inovar em seus setores. Portanto, investir em tecnologias de qualidade faz parte do sucesso em qualquer atividade inovadora.

Profissionais e desenvolvedores talentosos, consultorias de boa reputação e aplicativos de qualidade são essenciais para uma empresa atingir a inovação.

Esse artigo ajudou você a entender sobre os mercados inovadores da atualidade? Gostaria de saber um pouco mais? Então, entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar na jornada de criar um negócio inovador.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo