Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Nível de maturidade: por que você deve conhecer esse conceito?

Entender o nível de maturidade do seu negócio é fundamental para propor melhorias e conquistar melhores resultados.

Nível de maturidade: por que você deve conhecer esse conceito?

A transformação digital é uma virada de jogo para todas as empresas. Ela gera novas oportunidades de negócios e eficiências operacionais que antes eram prejudicadas por formas tradicionais de realizar tarefas rotineiras de negócios.

As tecnologias digitais capacitaram as organizações a redefinir a forma como operam, mas isso depende do nível de maturidade em que elas se encontram.

Para realizar as melhores iniciativas de transformação, você deve primeiro entender o nível de maturidade do seu negócio. É por isso que as empresas usam uma estrutura conhecida como modelos de maturidade. Vamos conversar sobre isso?

Qual é o nível de maturidade do seu negócio?

O nível de maturidade de uma organização fornece uma forma de caracterizar seu desempenho. A experiência tem mostrado que as organizações dão o melhor de si quando concentram seus esforços de melhoria de processos em um número gerenciável de áreas por vez e que essas áreas exigem sofisticação crescente à medida que a organização melhora.

Cada nível de maturidade amadurece um subconjunto importante dos processos da empresa, preparando-a sempre para passar para o próximo degrau. Os níveis de maturidade são medidos pelo cumprimento das metas específicas e genéricas associadas a cada conjunto predefinido de áreas.

Quais são os principais modelos de maturidade?

Muitos modelos de maturidade foram desenvolvidos na década de 1990 com o objetivo de avaliar objetivamente os impactos da implementação de programas de treinamento nas empresas. Vamos falar aqui sobre dois dos principais.

O modelo de maturidade de capacidade

Há muito tempo é aceito que a melhoria contínua do processo é baseada em muitas pequenas etapas evolutivas, em vez de em inovações revolucionárias maiores. O Modelo de Maturidade de Capacidade — do inglês Capability Maturity Model (CMM) — fornece uma estrutura para organizar essas etapas evolutivas em cinco níveis de maturidade que estabelecem as bases sucessivas para a melhoria contínua do processo.

Ele fornece um mecanismo para avaliar rápida e precisamente o desempenho dos processos de compra e venda, concentrando-se nos principais atributos comerciais que geram resultados de negócios. Os níveis de maturidade dentro desse modelo são os seguintes.

Nível 1: Inicial ou Ad-Hoc

É tipicamente um ambiente instável, onde uma organização é altamente reativa e apagando incêndios. Nesse cenário, os processos são normalmente ad-hoc (para uma finalidade específica) e a empresa depende de indivíduos específicos para manter as coisas funcionando.

Os processos são novos e frequentemente não documentados — e as empresas não conseguem repeti-los de forma confiável. Este é o ponto de partida para um processo que sua organização planeja repetir — antes de você resolver todos os problemas e estabelecer uma rotina.

Nível 2: Repetível/Gerenciado

No nível de maturidade 2, os processos de desenvolvimento de uma organização são repetíveis e produzem resultados consistentes. Nesta fase, todos os projetos de negócios são gerenciados para que os processos sejam “planejados, executados, medidos e controlados”, segundo o Instituto CMMI.

O foco está na gestão de requisitos, processos, produtos de trabalho e serviços. Você deseja garantir que todas as partes interessadas sejam estabelecidas e tenham a propriedade de tarefas específicas.

Nível 3: Definido

Neste nível, a empresa conta com processos bem caracterizados e compreendidos, estabelecidos com procedimentos, métodos e ferramentas. Os processos são bem definidos, documentados e continuamente aprimorados até certo ponto ao longo do tempo. Este nível traz mais organização e padronização, estabelecendo confiabilidade e eficiência.

Nível 4: Previsível

O Nível de Maturidade 4 é reservado para processos que atingiram um estágio em que podem ser medidos usando métricas definidas que demonstram como o processo é benéfico para as operações de negócios. Esses processos foram repetidamente testados, refinados e adaptados em várias condições em toda a organização.

Nível 5: Em otimização

O nível final de maturidade descreve os processos que são continuamente monitorados e aprimorados conforme necessário. Eles devem sempre permanecer flexíveis o suficiente para acomodar novas tecnologias e inovações na organização.

Os processos de desenvolvimento não devem ser estáticos e o quinto, e último nível de maturidade não é um ponto final. As organizações ainda precisam manter um foco constante no desempenho do processo para manter esse nível de avaliação.

O modelo HILO

A Bersin Research, um grupo independente de analistas com foco em RH da Deloitte, fez uma extensa pesquisa sobre organizações de aprendizagem de alto impacto. Eles extraíram um modelo de maturidade que serve como um guia para todas as organizações que procuram evoluir para o próximo nível de aprendizagem organizacional.

De acordo com o Modelo de Maturidade da Organização de Aprendizagem de Alto Impacto da Bersin, as empresas podem estar em um dos quatro níveis a seguir como uma organização de aprendizagem.

Nível 1: Episódico/programático

As organizações neste nível procuram simplesmente tornar o trabalho mais produtivo por meio de treinamento incidental que geralmente é tático ou reativo.

Nível 2: Responsivo/Contextualizado

No nível dois, as empresas estão focadas na excelência em treinamento, lideradas por um Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento. Essa equipe é responsável pela governança e design instrucional.

Nível 3: Contínuo/Empoderador

Organizações que amadurecem para o nível três são caracterizadas por seu foco no desempenho organizacional. Como resultado, eles fazem do desenvolvimento de talentos uma competência central da gestão em toda a empresa e usam KPIs.

Nível 4: Antecipatório/Fluxo

No mais alto nível de maturidade, uma organização que aprende é caracterizada por executivos de negócios e funcionários em toda a organização alinhados em torno do aprendizado contínuo (formal e informal). Com isso, contam com a adoção de ferramentas estratégicas de aprendizagem e desenvolvimento e uma estrutura corporativa ágil.

Como os modelos de maturidade podem ajudar a melhorar o seu negócio?

O mercado de comércio eletrônico está mudando continuamente para acompanhar as demandas dos usuários e manter as taxas de conversão. Se você usar um modelo de maturidade, poderá entender melhor sua posição no mercado e fazer as atualizações necessárias para melhorar seu negócio. Aqui estão alguns dos benefícios de adotar um modelo de maturidade em um negócio de e-commerce.

Encontre oportunidades de crescimento

O modelo de capacidade é ótimo para obter insights sobre suas habilidades atuais de marketing de comércio eletrônico. Ele fornece uma visão clara de quaisquer lacunas em sua estratégia atual, sugere melhorias e abre caminho para um plano de crescimento para otimizar o tráfego, alcance e receita do seu site.

Obtenha uma estrutura estável

Encontrar as maneiras certas de amadurecer seu marketing é a chave para competir com todos os outros. Com o teste A/B e outras análises de dados, você pode criar uma estratégia central forte que funcione bem com seus usuários e incentive o retorno de clientes.

Mantenha-se atualizado

À medida que seu site de comércio eletrônico amadurece, também amadurece as maneiras como os usuários se conectam a ele. Um modelo de maturidade permitirá que você fique por dentro disso e acompanhe o comportamento do usuário.

Em resumo, os modelos de nível de maturidade definem uma estrutura de processo padrão, ajudando a garantir que as melhores práticas da sua empresa e do setor não sejam apenas adotadas uma vez, mas capturadas a longo prazo. A adoção dessa ferramenta também ajuda a reduzir o impacto da rotatividade de funcionários. Além disso, seus processos passam a estar integrados à empresa, e não aos funcionários e conjuntos de habilidades individuais.

Precisando de uma ferramenta para aprimorar o seu e-commerce? Entre em contato com a gente e conheça nossa solução!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo