Qual plataforma de e-commerce devo escolher para iniciar minha loja online: OpenCart ou Magento? Não há uma resposta única para essa pergunta essencial. Existem vários métodos e várias ferramentas que podem trazer resultados satisfatórios. Mas, em última análise, essa escolha depende do seu orçamento, do tamanho da sua loja, das suas preferências de design e do SEO.

Assim sendo, neste artigo, vamos nos concentrar em dois grandes concorrentes no mercado de comércio eletrônico, Opencart e Magento. Analisaremos os recursos e as opções de cada um para ajudar a decidir qual deles é o melhor para você!

Semelhanças

OpenCart e Magento têm muito em comum. Ambos são plataformas de código aberto projetadas para facilitar a atividade do comércio eletrônico. Em primeiro lugar, ambos são desenvolvidos em PHP e usam modelos prontos para o upload de produtos.

O objetivo é que o site que utiliza essas plataformas possa ser mantido por uma equipe sem conhecimentos em programação. Eles também são ricos em recursos, como extensões, produtos complementares e plugins, que podem ser facilmente adicionados para suportar novas funções.

Plano de hospedagem

Além da seleção da plataforma de e-commerce, a qualidade do serviço de hospedagem também fará uma grande diferença no desempenho de sua loja online. Tenha em mente que o Magento tende a consumir muitos recursos. Ou seja, você precisará de um bom plano de hospedagem para suportar o desempenho de sua loja.

Portanto, se escolher o Magento, esqueça a hospedagem compartilhada, pois ela provavelmente será superada rapidamente. Você também pode receber recomendações dos desenvolveres da Magento, como hospedar seu back-end em um servidor separado.

Por outro lado, o OpenCart, nesse caso, será mais barato para hospedar graças ao seu peso leve. Também tenderá a funcionar melhor para lojas de pequeno e médio porte. Já o Magento tem melhor desempenho na hospedagem de sites de negócios de médio a grande porte.

Usabilidade e recursos

Uma das perguntas mais importantes é: qual é mais fácil de usar, OpenCart ou Magento? Se você não desenvolve Magento ou não conhece PHP, provavelmente achará o Magento um pouco complexo. Especialmente quando se trata de aproveitar a flexibilidade e os recursos personalizados.

Certamente, uma das maiores diferenças entre essas duas plataformas reside na simplicidade de gerenciamento, ou melhor, na falta dela no Magento. De fato, a curva de aprendizado para a plataforma é bastante íngreme e pode confundir o usuário médio. Ela requer um pouco de conhecimento técnico e de programação. Como resultado, muitas vezes, os donos de lojas são obrigados a contratar um desenvolvedor.

No entanto, o Magento tem opções de design ilimitadas, poderosos recursos de SEO e muitos plugins disponíveis. Ainda oferece possibilidades de  integrações ilimitadas. O Magento requer um desenvolvedor hábil, porém é capaz de fazer qualquer coisa que um comerciante online desejar.

Assim, o OpenCart é consideravelmente mais fácil de usar e gerenciar. O sistema é direto e intuitivo e é possível colocar uma loja no ar após poucas horas de configuração. O OpenCart tem ferramentas intuitivas e diretas, mas alguns desenvolvedores profissionais podem achá-lo um pouco simplista demais, com recursos insuficientes para trabalhar.

Pagamento e frete

Alguns dos gateways de pagamento oferecidos pelo Magento incluem boleto bancário, com acesso à conferência de todos os cartões de crédito cadastrados nela.

Além disso, com a extensão para cálculo de frete, o cliente pode calcular o valor da entrega tanto para o Sedex quanto para PAC e E-Sedex. E ainda há plugins de cálculo de frete internacional, como Fedex e UPS. Por outro lado, os Correios têm extensão para OpenCart, igualando a possibilidade de cálculo de frete do Magento.

Suporte da comunidade

Tanto o Magento quanto o OpenCart têm comunidades de desenvolvedores bem estabelecidas que oferecem suporte e consultoria por demanda, mas a comunidade do Magento é muito mais robusta. Além disso, Magento também certifica e recomenda desenvolvedores — o que facilita para selecionar quem você deve ouvir e contratar.

Conforme o Opencart continue a crescer, é provável que sejam disponibilizados cada vez mais tutoriais e recursos para a plataforma e que o número de usuários que fornecem suporte online aumente.

A perspectiva de SEO

Quando se trata de SEO, o OpenCart ainda tem um longo caminho a percorrer. Embora tenha URLs amigáveis,​ aplicar técnicas de SEO a essa plataforma é muito mais complexo do que deveria ser.

Apesar de haver várias extensões que podem ajudar, elas nem chegam perto das infinitas possibilidades que o Magento tem a oferecer. Por exemplo, otimizar títulos, imagens e URLs e conectar uma loja a um blog do WordPress.

Vantagens do OpenCart

  • muito fácil de usar;
  • extensões e temas gratuitos e baratos;
  • interface administrativa responsiva e ágil;
  • muito usado no Brasil;
  • bastante atividade na comunidade open source.

Desvantagens do OpenCart

  • cache e funções de SEO limitadas;
  • difícil de personalizar;
  • não é tão bom para lojas de grande porte;
  • comunidade de desenvolvedores menor;
  • poucas funcionalidades de marketing

Vantagens do Magento

  • adapta-se ao crescimento da loja;
  • nível de funcionalidade;
  • suporta um grande número de produtos, pedidos, páginas e clientes;
  • ótima estabilidade e processamento;
  • ideal para uso corporativo;
  • grande comunidade de desenvolvedores;
  • funcionalidades de marketing muito relevantes em um e-commerce.

Desvantagens do Magento

  • extensões caras;
  • muitos recursos inúteis para a maioria das lojas;
  • curva de aprendizagem complexa;
  • desempenho muito dependente de hospedagem.

Leia também
Magento: guia COMPLETO sobre essa plataforma de e-commerce

Conclusão

Assim sendo, o Magento é ótimo para grandes lojas com orçamentos maiores. A sua capacidade de escala o torna a melhor escolha para grandes lojas. Se o seu objetivo é crescer, essa plataforma será essencial para apoiar o crescimento do seu negócio nos próximos anos.

O OpenCart, por sua vez, é mais adequado se você está tentando criar sua loja de forma independente, visto que é mais intuitivo e é (quase) gratuito. Entretanto, leve em consideração que, um dia, a sua empresa poderá crescer e as suas necessidades mudarão.

Então, OpenCart ou Magento? Como pudemos observar, cada plataforma tem os seus atrativos. Além disso, é preciso analisar o caso da sua loja virtual, especificamente, para decidir qual ferramenta pode suprir as suas necessidades.

Gostou do nosso post? Então, que tal assinar nossa newsletter e receber uma curadoria dos melhores conteúdos sobre meios de pagamento e e-commerce?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies