Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Panorama da Fraude no E-commerce em 2018

Panorama da Fraude no E-commerce em 2018

Estudo realizado por Empresa da área de segurança online revela um panorama das fraudes no comércio online.

O estudo realizado ao longo do ano de 2018 considera cerca de 28 milhões de pedidos transacionados e alerta para a importância de se ter um intermediador de pagamentos.

Antes de explicar mais sobre o assunto, é importante ter a noção que fraude não representa necessariamente fraude efetiva, que resultam em chargeback, a maioria das fraudes são pegas antes de se concretizarem. Ou seja, são detectadas antes do envio ou prestação de serviços ao cliente.

Como estão os números das tentativas de fraudes?

O primeiro dado importante que merece atenção, é a redução no número de tentativas de fraudes. Em comparação ao ano de 2017 a redução foi de aproximadamente 30%. O que deixa os lojistas tranquilos e seguros.

Isso acontece devido a um maior nível de amadurecimento do e-commerce, do conhecimento dos varejistas de terem uma análise de risco, ou intermediador de pagamentos como a Yapay. Isso acaba por inibir a ação de fraudadores.

Os próximos dados mostram a redução do número de tentativas, em 2016 aproximadamente 4% das transações eram, na verdade, tentativas de fraude. Em 2017, o número caiu para 3,0%, e em 2018, para animo do comércio eletrônico, a porcentagem atingiu 2,20%.

No entanto, mesmo com a taxa reduzida, se pararmos para analisar o número de pedidos transacionados em 2018, segundo a ABCOMM que foi de aproximadamente 220 milhões, podemos dizer que a cada 6,5 segundos ocorre uma tentativa de fraude no E-commerce.

Quando ocorre as tentativas de fraudes?

Por incrível que pareça, existe sim o dia favorito dos fraudadores. A quarta-feira é o dia eleito para as tentativas aconteceram, cerca de 16,5% são no meio da semana. Enquanto as vendas efetivas acontecem em sua maioria na sexta-feira.

E se tem dia preferido, também existem os horários. 70% das tentativas de fraude acontecem entre às 12h e às 24h, e dentro desse período, o maior volume acontece no período da tarde, entre às 12h e 18h.

Por isso, desmistifica-se a ideia de que as fraudes acontecem durante a madrugada. Até porque empresas que oferecem segurança para vender online como a Yapay, oferece segurança 24h para seus clientes.

Por onde as tentativas de fraudes mais acontecem?

Atualmente existe um empate da maneira como acontecem as compras online, cerca de 49% das compras são realizadas por smartphone, contra 51% feita via desktop. E a segunda opção ainda é a favorita dos fraudadores de plantão.

O estudo comprova que cerca de 63% das tentativas de fraude são originadas de dispositivos desktop, contra 35% de smartphones. E claro, que esse dado é facilmente compreendido quando levamos em consideração que um desktop ainda oferece maior praticidade e recursos para escalar e automatizar as ações.

Por qual navegador acontecem?

Windows, Linux e Mac são os sistemas operacionais mais utilizados, porém o queridinho dos vilões do e-commerce é o Windows, tanto para fraudes, quanto para compras efetivas. Em 2018, cerca de 64% das tentativas vieram do Windows.

A conta fecha entre Linux, Mac e Windows na seguinte proporção: Linux apresenta 24,00% das tentativas de Fraude, Mac representa apenas 12% e Windows os 64% citados anteriormente.

Já o navegador preferido é o Google Chrome, com cerca de 81%. Assim como a maior porcentagem de tentativas, o navegador apresenta a maior porcentagem de compras efetivas. São cerca de 77% das vendas efetivas  acontecendo na ferramenta.

Como proteger seu projeto?

Proteger-se de Fraudes é algo necessário no E-commerce. Apesar de os mostrarem-se favoráveis a diminuição das tentativas de fraudes, elas ainda causam muita dor de cabeça aos varejistas.

Por isso, ferramentas como a Yapay se torna essencial para quem já atua, e principalmente para quem está pensando em iniciar suas vendas online.

Isso porque além da Plataforma para transações, a Yapay oferece dentro de seu sistema, a análise antifraude, sem cobrar a mais pelo serviço. Trata-se de uma inteligência que oferece hoje garantia total contra chargeback e uma taxa de aprovação de 98,8%. Tornando quase nula a ocorrência de fraudes efetivas.

E ainda oferecendo ferramentas que permite ao usuário aumentar sua conversão efetiva de vendas. Ou seja, vender com segurança, tranquilidade e sem preocupação com fraudes e  chargebacks.

Você pode saber mais sobre a ferramenta acessando ao site www.yapay.com.br ou agende uma demonstração gratuita.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo