E-book intermediador

Confira 5 desafios do empreendedor que você pode enfrentar no caminho

Coragem, persistência e conhecimento são essenciais para superar os desafios do empreendedor e se consolidar no mercado.

Confira 5 desafios do empreendedor que você pode enfrentar no caminho

Quem escolhe seguir carreira no empreendedorismo sabe que essa atividade tem tudo para ser gratificante. Realização profissional, rede de contatos apurada, melhores pagamentos, ganho de experiência em gestão e administração são algumas das vantagens mais notáveis. Mas os desafios do empreendedor também fazem parte dessa jornada e precisam ser superados para garantir a sobrevivência da empresa.

A boa notícia é que o mercado empreendedor brasileiro é promissor e está em constante crescimento, principalmente entre os jovens que apostam no empreendedorismo digital. Porém, nem sempre as pessoas têm o conhecimento necessário para gerir seu próprio negócio, e é assim que surgem os primeiros problemas. Contudo, identificá-los e empenhar-se para vencê-los é a chave para o sucesso.

Foi pensando nisso que elaboramos este artigo. Nele, você vai conhecer os cinco maiores desafios do empreendedor e como superá-los. Confira!

1. Burocracia elevada

O primeiro obstáculo a ser enfrentado para empreender é a abertura de uma empresa. Afinal, no Brasil, é necessário cerca de quatro meses até a conclusão do processo — prazo que pode ser estendido se os órgãos responsáveis solicitarem novos comprovantes para que o registro seja finalizado.

Uma maneira inteligente de reduzir essa burocracia é contratando uma assessoria especializada na abertura de negócios, que cuida de todos os trâmites necessários enquanto você foca na atividade principal do seu empreendimento.

2. Alta carga tributária

Entre os maiores desafios do empreendedor está a complexidade tributária. A obrigação de pagar impostos como pessoa jurídica é uma tarefa que demanda bastante atenção e conhecimento.

A melhor saída para evitar autuações e multas de órgãos fiscais é realizar cursos rápidos de contabilidade para compreender as diversas alíquotas e tributações, além de contratar um profissional contábil para instruí-lo da melhor forma quanto à administração do seu capital de giro (contas a receber e a pagar).

3. Concorrência acirrada

Uma das dificuldades para conquistar uma posição no mercado é a alta competitividade. Devido a isso, conseguir uma boa cartela de clientes é uma atividade bastante desafiadora, especialmente se a concorrência for composta por marcas já conhecidas.

No entanto, se você criar diferenciais nos seus produtos e serviços — procurando sempre aperfeiçoar o atendimento ao cliente e o que é oferecido —, certamente terá bons diferenciais para ganhar destaque, ficando mais simples atrair e reter novos compradores.

4. Gestão de pessoas

Esse é, sem dúvida, um dos maiores desafios do empreendedor atual. Não adianta oferecer algo inovador, se não há uma equipe capacitada para tocar a empresa e, o pior, se os colaboradores não acreditam nos princípios e valores do negócio.

Montar um time alinhado, que aposte na sua empresa e demonstre comprometimento, é crucial para conseguir bons resultados. Afinal, o funcionário pode ser o principal influenciador da sua marca.

5. Inovação constante

O empreendedorismo é muito dinâmico, pois, muda com frequência e exige que os negócios também evoluam constantemente. O empresário que não sabe transformar hábitos em receita recorrente corre o risco de ser “engolido” pela concorrência. Logo, é importante ter um pensamento flexível quanto às mudanças do mercado, além de mostrar-se aberto para novas ideias e criar soluções inovadoras.

Isso requer pesquisas para obter novos conhecimentos sobre a sua área de atuação, a fim de identificar carências e, em seguida, trabalhar para supri-las.

E então, o que achou dos desafios do empreendedor mencionados neste post? O segredo para o sucesso é ter determinação e manter os pés no chão. Ao enfrentar a realidade, tudo fica mais fácil, pois, você não se decepciona diante das dificuldades que surgirão na sua jornada empreendedora.

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de negócios, curta a nossa página no Facebook!

Sobre o autor
Evandro Zanatta
Evandro Zanatta Especialista no desenvolvimento e crescimento de startups e produtos. Acredita no uso de data-driven para elaborar as melhores estratégias, alcançar os melhores resultados e sempre seguir no caminho correto. Tendo atuado em grandes plataformas de e-commerce e atendimento, atualmente lidera o time de marketing da Yapay, plataforma de pagamento do grupo Locaweb.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo