E-book intermediador

5 dicas para você fazer um atendimento ao cliente perfeito

Um atendimento de qualidade é essencial para garantir clientes mais satisfeitos. Saiba como fazer!

5 dicas para você fazer um atendimento ao cliente perfeito

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Um bom atendimento ao cliente torna o processo de compra mais especial, oportunizando condições para que ele se sinta mais satisfeito e, com isso, aumente a fidelização. E clientes fidelizados tendem a fazer compras recorrentes e a aumentar o ticket médio da aquisição.

Além disso, agir dessa forma viabiliza mais chances para que a empresa se mantenha ativa no mercado. Afinal, sem consumidores, não há vendas.

Acompanhe o artigo e veja 5 dicas para realizar um atendimento de valor!

1. Conheça o cliente

Entender as necessidades, os desejos e os problemas dos consumidores é o primeiro passo para que as demais ações sejam implementadas. A partir da junção do maior número de dados disponíveis, o gestor tem capacidade para elaborar a persona, um representante fictício do cliente ideal.

Para extrair essas informações é recomendado um software CRM. Ele tem como objetivo auxiliar a gestão do relacionamento com o freguês. Em suas ações, ele permite analisar interações do usuário com a marca, como quantidade de itens adquiridos, valor do ticket médio e postagens mais curtidas nas redes sociais da empresa.

2. Saiba ouvir

Ainda que seja chato escutar uma reclamação, você concorda que é ela que dá chance dê o estabelecimento mudar e melhorar na sua forma de agir?

É em um pedido mais exigente que a empresa sai daquela inércia de trabalho, em prol de galgar posições superiores no mercado. Saber ouvir é uma qualidade que faz com que o relacionamento da marca com o consumidor seja mais agradável.

3. Ofereça soluções adequadas ao problema

Se alguém se sente frustrado com uma compra é porque algo não atendeu às expectativas dessa pessoa. Sendo assim, o que ela deseja é que o problema criado seja solucionado de forma eficiente. No atendimento ao cliente eficiente, em vez de esperar que ele proponha uma solução, é válido o próprio estabelecimento ter proatividade para sugerir algo como facilitador.

4. Amplie os canais de comunicação

Podemos contar, hoje, com vários meios alternativos para oferecer suporte aos clientes.

Ter chat no site permite que o visitante tire uma dúvida ou peça orientação ainda durante o processo de compra. Isso traz como uma das vantagens o fato de evitar perder um comprador, caso ele precise de uma orientação específica para concluir o pedido.

O número de telefone pode ser usado na hipótese dê a pessoa precisar de uma atenção maior, como em uma reclamação, para evitar ruídos no processo de comunicação.

Redes sociais são mais dinâmicas e podem incentivar o seguidor a interagir, por meio de curtidas e compartilhadas nos posts. Isso ajuda a deixar a relação mais agradável.

5. Treine a equipe de atendimento

Lidar com pessoas exige conhecimentos sobre empatia, condutas adequadas, formas de abordagem, etc. Os profissionais devem estar alinhados aos valores que a empresa prega e aos objetivos traçados, para que haja sinergia na entrega e mais possibilidade de agradar os consumidores.

É necessário fazer uma análise das necessidades organizacionais e de cada funcionário, a fim de verificar em que ponto o treinamento merece mais atenção.

O atendimento ao cliente influencia no engajamento com a marca, para vender mais e construir autoridade. É importante não deixar de lado o feedback que o consumidor dá, a fim de que as entregas sejam mais bem-sucedidas.

Gostou do conteúdo? Saiba, no próximo artigo, como garantir uma startup mas escalável!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo
Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | Designer Gráfico | SEO and Marketing Strategy, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e analise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.