E-book intermediador

5 práticas de pós-venda no e-commerce que você precisa aprender já!

Conheça as melhores práticas de pós-venda no e-commerce para melhorar cada vez mais os seus resultados!

5 práticas de pós-venda no e-commerce que você precisa aprender já!

O pós-venda no e-commerce melhora consideravelmente a imagem da empresa e aumenta a satisfação do cliente. Como a sua loja tem se posicionado após a conclusão da venda? Ela acompanha o cliente ou termina o relacionamento assim que o pagamento é feito? Se a sua loja virtual não estiver dando o devido valor a esse serviço, é hora de rever essa etapa.

Entende-se por pós-venda tudo o que é feito após o pagamento, especialmente as práticas que têm como objetivo manter um bom relacionamento com foco na fidelização. É justamente a partir das ações realizadas nessa etapa que a sua marca não vai cair no esquecimento do público, podendo trilhar o caminho em direção ao sucesso.

Mais do que incentivar novas compras dos consumidores, o pós-venda vai trazer muitas outras vantagens, como satisfação do cliente, redução de custos, estímulo às indicações e muito mais. Quer saber quais são as melhores práticas de pós-venda? Confira!

1. Ofereça um atendimento humanizado

É preciso ter uma equipe muito bem preparada para fazer o atendimento aos clientes da melhor maneira possível. É preciso ser educado, solícito, descontraído e prestativo.

Os consumidores estão sempre à procura de uma ótima experiência de compra e desejam conseguir interagir de modo mais fácil com seus canais de comunicação, por isso, busque simplificar o contato, além de se aproximar do público de maneira ativa.

2. Informe sobre promoções

Procure criar o hábito de informar aos consumidores a existência de novas promoções no seu e-commerce. Várias vezes, produtos com preços atrativos passam a ser o elemento que faltava para que novas aquisições sejam feitas, além de funcionarem como um lembrete sobre a existência da sua marca.

3. Atualize os clientes sobre os pedidos

Enquanto o produto está sendo enviado ao cliente, a loja pode mantê-lo sempre informado a respeito do caminho da entrega. Os consumidores se sentem mais seguros quando são alertados sobre os passos da entrega, desde a seleção no armazém até o alerta de que a transportadora vai entregar o pedido no dia.

Mas lembre-se de que, para que essa medida funcione bem, é imprescindível que você conte com um ótimo serviço de logística. Boa comunicação e rastreamento sobre os transportes trazem mais controle para o consumidor e também para o lojista.

4. Ofereça descontos na próxima compra

Vamos imaginar que você fez a sua primeira compra em uma loja virtual e acabou recebendo um cupom de 30% de desconto para a próxima vez que desejar comprar algum produto.

Sem dúvidas, as chances de você voltar a adquirir itens nessa empresa são bem grandes, certo? Essa é uma ótima forma de estimular o consumidor a fazer a sua próxima aquisição.

5. Tenha diversos canais de comunicação

Estar presente na internet não significa atuar em um espaço marcado pela rapidez da comunicação. Ser ágil nas respostas e facilitar o contato dos clientes pode ser um grande diferencial para que a sua empresa crie uma excelente percepção.

Para tanto, é fundamental que a sua marca esteja presente em diversos canais de comunicação, como e-mail, chat dentro do seu site, redes sociais, WhatsApp etc. Permita que o cliente escolha o meio de comunicação que mais o agrade.

Além disso, lembre-se de mensurar as informações. Por meio do pós-venda, você vai receber informação de todo tipo: sugestões, elogios, opiniões sobre o produto e a sua marca, reclamações e, claro, a possibilidade de recompra.

Logo, todos esses dados que você vai recolher precisam ser analisados para que o seu negócio desenvolva planos específicos que possam aumentar a satisfação dos consumidores.

Todas as estratégias de venda devem ser pensadas para melhorar cada vez mais a experiência de compra dos clientes. Consequentemente, isso vai resultar em um lucro maior para a sua empresa. Agora que você sabe a importância no pós-venda no e-commerce, jamais encerre o contato com o cliente quando a compra for finalizada. Afinal, esse é apenas o início de um relacionamento de confiança e de fidelização!

Essas dicas ajudaram você? Quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Aproveite, então, para conhecer as ferramentas para loja virtual agora mesmo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo
Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | Designer Gráfico | SEO and Marketing Strategy, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e analise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.