E-book intermediador
7 formas de aumentar a renovação de assinaturas do seu negócio

7 formas de aumentar a renovação de assinaturas do seu negócio

Para quem trabalha com o modelo de receita recorrente, um dos pontos mais importantes do negócio acaba sendo a renovação de assinaturas. Quem empreende sabe que o custo de adquirir um novo cliente pode ser extremamente alto e, por isso, a retenção dos usuários é fundamental para a manutenção da saúde financeira da empresa.

Nesse tipo de negócio, a fidelização é sempre um grande desafio. Afinal, existem inúmeras instituição competindo por espaço no mercado e disputando a atenção dos consumidores. Por isso, quando o cliente cumpre um ciclo de assinatura e renova o contrato, os resultados financeiros são impulsionados. A marca passa a lucrar mais, podendo reinvestir e oferecer serviços cada vez melhores, gerando um círculo virtuoso.

Quer descobrir como aumentar a renovação de assinaturas no seu negócio e colher os benefícios que isso proporciona? Acompanhe nossas 7 dicas sobre o assunto!

1. Adote um meio de pagamento recorrente automatizado

Uma das piores coisas que pode acontecer em um negócio de recorrência é perder dinheiro por problemas no processamento dos pagamentos.

Ao adotar um meio de pagamento recorrente automatizado, você garante que todas as transações processadas — sejam renovações de assinaturas ou compras iniciais —serão, de fato, convertidas em caixa para a empresa.

Esse é o primeiro passo para aumentar a receita vinda das renovações. Isso porque, sem uma estrutura confiável, de nada adianta investir na área de vendas ou marketing.

A boa notícia é que hoje existem intermediadores de pagamento voltados especificamente para as marcas que trabalham com o modelo de assinatura.

2. Invista no marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma estratégia que busca fidelizar clientes, disseminar a marca e criar autoridade no mercado.

A base desse tipo de abordagem é simples: fazer com que seus consumidores fiquem tão satisfeitos a ponto de recomendar sua empresa para outras pessoas. Com isso, você consegue transformar usuários em verdadeiros defensores do seu negócio.

Essas pessoas não somente renovam assinaturas, como também fazem propaganda gratuita do seu produto ou serviço para amigos e conhecidos.

Mas como conseguir tudo isso? O ponto central é criar experiências extremamente positivas, fazendo com que cada cliente se sinta especial e bem tratado. Pode ter certeza que no longo prazo os resultados serão incríveis.

3. Ofereça descontos para renovação

Se alguém já é seu cliente e está disposto a renovar a assinatura, é possível que essa pessoa esteja esperando um tratamento ainda mais especial. Nesse momento você pode oferecer descontos progressivos para garantir que nenhuma renovação seja perdida.

Esses descontos podem funcionar da seguinte maneira: quanto antes a pessoa renovar o contrato, menos ela paga. Veja um exemplo a seguir:

  • renovação da assinatura 20 dias antes do vencimento: 20% de desconto;
  • renovação 10 dias antes do vencimento: 10% de desconto;
  • renovação no dia do vencimento: 5% de desconto.

Outra opção é trabalhar no sentido contrário, dando descontos maiores para quem atrasa a renovação — partindo do pressuposto de que será preciso um esforço maior para resgatar a atenção desse usuário.

No fim, o que importa é testar os diferentes modelos e ver qual deles se encaixa melhor na sua empresa.

4. Tenha ofertas personalizadas

Quem disse que você precisa fazer a mesma oferta para todos os clientes? Quanto melhor uma empresa conhece seus assinantes, mais possibilidades ela tem de personalizar a solução, o preço e as condições de pagamento para os diferentes grupos de assinantes.

Isso pode ser feito estrategicamente por meio dos dados que a organização recolhe a partir dos cadastros e das atividades dos usuários. Se você trabalha com software, por exemplo, pode verificar quais são os recursos mais usados pelo assinante e oferecer um pacote especial para ele.

Isso ajuda a aumentar não apenas a renovação de assinaturas, como também a adesão aos upgrades, ampliando o valor do ticket médio.

5. Evite possíveis cancelamentos

Quando um cliente desiste do serviço antes mesmo do fim do contrato, a empresa perde a chance de propor uma renovação de assinatura. Por esse motivo, é fundamental acompanhar a taxa de churn e buscar maneiras de reduzir os cancelamentos.

Para isso, o primeiro passo é aprender a identificar aqueles clientes que talvez não estejam tão engajados com o serviço. Afinal, essas são as pessoas com mais chances de encerrar o contrato.

Felizmente, para quem trabalha com software existe um jeito bastante simples de prever esses possíveis cancelamentos: monitorar a atividade do assinante. Quanto mais uma pessoa ou empresa utiliza a sua plataforma no dia a dia, maior tende a ser o engajamento.

Quando um cliente usa o serviço todos os dias ou várias vezes por semana, dificilmente ele imaginará sua vida sem aquela ferramenta. Por outro lado, se o assinante raramente acessa o produto, é provável que ele acabe desistindo da assinatura.

Uma vez que o gestor entende isso, é hora de buscar formas de envolver e cativar cada vez mais os clientes atuais. Você pode fazer isso enviando notificações de novas features, ajudando com tutoriais, relembrando os benefícios do uso do serviço e aplicando pesquisas de satisfação com frequência.

Além disso, sempre que você identificar um possível consumidor pouco engajado, entre em contato com ele e entenda como você pode ajudá-lo. Muitas vezes essa simples atitude evita um cancelamento, podendo garantir uma renovação de assinatura no futuro.

6. Incentive seus clientes a serem promotores da marca

Já falamos anteriormente sobre o marketing de relacionamento e como ele pode ajudar sua marca a conquistar defensores. No entanto, ainda é possível ir além. Nada impede que você peça ajuda diretamente aos seus assinantes mais satisfeitos e engajados.

Um bom começo é identificar os usuários mais ativos do serviço, aquelas pessoas que acompanham cada atualização e adoram a sua marca. Depois disso, procure entender o que eles mais gostam sobre o produto e valorize ainda mais esses benefícios.

O grande segredo aqui é dar um tratamento único aos seus top clientes. Ao fazer isso, essas pessoas naturalmente se tornarão promotores da sua marca, divulgando a empresa para mais gente.

Somado a isso, você pode oferecer brindes, descontos e vantagens exclusivas aos usuários que indicarem amigos. Dessa maneira a divulgação ganhará um empurrãozinho, acelerando a expansão.

Além de trazer novos clientes, esse processo aproxima os consumidores atuais da sua marca, gerando mais renovações de assinaturas.

7. Desenvolva parcerias

Uma excelente maneira de fidelizar clientes é fazer parcerias com outras marcas para oferecer mais soluções a quem usa o seu serviço. Essas empresas podem trazer descontos para os seus consumidores — e você também pode contribuir com os clientes deles —, formando um clube de vantagens.

Ações como essas fazem com que a assinatura tenha um valor agregado ainda maior. Ou seja, o usuário fica com a sensação de que está levando muito mais por um ótimo preço.

Assim, toda vez que uma pessoa sequer cogitar em cancelar a assinatura, ela lembrará que ao fazer isso estará perdendo uma série de benefícios.

Por fim, a única forma de saber se a sua taxa de renovação de assinaturas está realmente crescendo é monitorando-a constantemente. Sabendo disso, fique de olho nessa importante métrica, pois dessa maneira ficará muito mais fácil tomar medidas de melhorias. Lembre-se: conhecer a situação atual é o primeiro passo para gerar mudanças e resultados.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contanto conosco e converse com um especialista.

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)