E-book intermediador

Ambiente sandbox: quais as vantagens para quem tem um negócio virtual?

Entenda o que é um ambiente sandbox e como ele pode otimizar os resultados do seu negócio virtual por meio de testes mais seguros!

Ambiente sandbox: quais as vantagens para quem tem um negócio virtual?

Segundo um relatório da empresa global Symantec, o Brasil é o terceiro país com maior número de ciberataques via spam no mundo e o segundo colocado em tentativas de fraudes de cartão de crédito. Por esses motivos, é importante que empresas que atuem no meio online invistam em ferramentas de proteção, como um ambiente sandbox.

Caracterizado como um local virtual independente, esse ambiente permite que desenvolvedores realizem testes com segurança, como a conferência de arquivos que podem ser spam ou os dados de pagamento que podem representar fraudes em transações da empresa.

Pensando nisso, neste post, vamos apresentar as principais informações sobre um ambiente sandbox, mostrando como ele otimiza os resultados do seu negócio online. Confira!

O que é um ambiente sandbox?

Em tradução literal, a palavra “sandbox” significa “caixa de areia” — como aquelas presentes em parques para crianças. O termo é usado para representar um local específico para observar diferentes comportamentos: no caso do parque, as crianças; no ambiente digital, malware e aplicações.

Nesse sentido, o ambiente sandbox é um espaço virtual independente, usado por desenvolvedores e profissionais de TI para realizar testes de forma segura, sem que suas ações interfiram em outras operações digitais da empresa.

Essa prática é importante para evitar problemas de segurança, como a instalação de malware ou spyware nos dispositivo e elementos da infraestrutura do negócio. Seu uso é complementar ao de um antivírus e outras camadas de proteção.

Como ele funciona?

De forma prática, o ambiente sandbox é uma aplicação ou plataforma independente, ou seja, que funciona de forma totalmente desconectada dos demais aplicativos do sistema operacional do dispositivo utilizado ou da nuvem.

Nele, os desenvolvedores podem realizar testes diversos, como abertura de arquivos suspeitos, simulações de produção de integração e análises de banco de dados. Tudo isso, sem que a real operação seja afetada.

Quais são os benefícios de um ambiente sandbox?

Investir em um ambiente sandbox para os processos de desenvolvimento garante uma série de benefícios para empresas com negócios digitais. Veja alguns deles, a seguir!

Evita erros

O ambiente sandbox permite que a empresa realize testes de forma organizada e segura, identificando com mais facilidade qualquer erro ou problema. Dessa forma, a gestão ocorre de maneira eficiente.

Aumenta a segurança

Com o uso do ambiente sandbox, é possível executar programas e arquivos com aspectos de risco sem comprometer a proteção dos sistemas da empresa. Assim, a segurança dos dados e ativos do negócio é garantida.

Reduz problemas

Um dos principais benefícios de ter um ambiente para testes é conseguir identificar potenciais problemas e eliminá-los antes mesmo que eles afetem a operação. Dessa forma, a operação é mais eficiente e produtiva.

Mantém a qualidade de programas e sites

Para empreendedores do meio digital, que precisam de seus programas e sites funcionando sem problemas, realizar testes sem o ambiente sandbox pode resultar em falhas e erros que comprometem a qualidade de navegação e experiência de compra de seus consumidores.

Como vimos, um ambiente sandbox é muito atrativo para qualquer empresa que trabalha com plataformas e sistemas digitais, principalmente para aquelas que atuam no ambiente online. Além da segurança fornecida, essa ferramenta ainda se torna um investimento estratégico.

Agora que você conhece os benefícios do ambiente sandbox, entre em contato conosco e veja como nossas soluções podem otimizar o seu negócio virtual!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo