E-book intermediador

Atacado online: 7 estratégias essenciais para fidelizar clientes

Atacado online: 7 estratégias essenciais para fidelizar clientes

Quando falamos em e-commerce, o varejo é a área mais comum de atuação, com muito material sobre como melhorar suas vendas, atrair e conquistar clientes. Mas e quando a sua aposta é no atacado online?

Se você trabalha nesse segmento ou a sua empresa está pensando em ingressar no mercado atacadista, você sabe que existem poucas dicas específicas para o modelo. É por isso que nós preparamos este artigo com 7 estratégias para fidelizar o seu cliente. Vamos começar?

Por que o atacado online é uma boa aposta

Antes de partirmos para a prática, que tal conversarmos um pouco sobre o que significa ter um atacado online atualmente? Com o consumo das pessoas mudando gradualmente para o e-commerce, ainda é pouco comum falar sobre estratégias de atacado online.

E é por isso que esse segmento se torna cada vez mais atrativo para as empresas. O atacado é um modelo de negócio com ticket médio muito superior ao varejo, mas que exige flexibilidade, bom atendimento e muito esforço de fidelização por parte do gerente ou empresário.

A internet é o ambiente perfeito para conseguir essas características que fazem um bom atacado. Quem conseguir se consolidar neste momento atual, em que o mercado ainda oferece muito espaço para crescimento, pode se tornar a referência do futuro. É uma aposta segura que, quando bem gerenciada, garante o futuro de uma marca forte e presente na mente do público.

O que a fidelização em um atacado online traz para o negócio

O atacado tem uma diferença significativa para o varejo, mesmo em um ambiente virtual. Além dê o seu negócio poder trafegar entre o B2B e o B2C, as compras de volumes e preços maiores exigem que o cliente tenha confiança no serviço e no produto oferecido para se engajar em uma compra.

É por isso que o custo de aquisição de leads no atacado online pode ser mais alto do que o e-commerce de varejo. Nesse caso, é ainda maior a diferença entre o esforço necessário para conquistar ou para reconquistar o consumidor.

A fidelização é um investimento em segurança, previsibilidade e fluxo de caixa. Garantir os bons compradores e bons pagadores constrói uma base para planejar o crescimento da empresa sem grandes oscilações no caixa. Sabendo como e quanto é possível investir, você ganha um negócio com saúde financeira e um público disposto a divulgar e defender a sua marca espontaneamente.

7 estratégias para investir na fidelização em um atacado online

Que tal então conseguir esse tipo de cliente para a sua loja virtual? As estratégias para a fidelização em atacado online não são assim tão diferentes do varejo, apenas exigem um foco maior em pontos relevantes a esse tipo de segmento:

1. Invista na experiência do usuário

Não existe estratégia de fidelização que não comece por este ponto: facilite o trabalho do seu consumidor. Quando uma loja virtual é confusa, difícil de navegar ou lenta, você pode até conseguir algumas conversões, mas dificilmente o cliente voltará para uma nova compra.

Uma loja com navegação simples, informações bem dispostas e completas sobre produtos e processo de compra simplificados é uma potencializadora da fidelização. Invista em experiência do usuário para conquistar a satisfação — é esse sentimento que vai fazer o público retornar para mais uma compra.

2. Crie um plano específico de marketing para o atacado

O marketing para o atacado online tem um foco diferente do varejo, pois, a prioridade do cliente é sempre buscar vantagem de preço ou condições em uma compra de grande quantidade.

Ou seja, o preço aqui influencia muito mais do que em um e-commerce de varejo. Se esse é o seu segmento, pense em uma estratégia de marketing que valorize esse aspecto e divulga a sua marca em volta disso.

Uma ideia, por exemplo, é criar promoções com condições bastante especiais que durem pouco tempo — utilizando as redes sociais como divulgadoras. No atacado, um bom desconto pode ser o motivador maior de compras por impulso.

3. Use e-mail marketing

Fidelizar começa por criar um relacionamento entre a sua marca e o público. Muita gente que decretou o fim dos e-mails como forma de marketing digital já deve ter se arrependido com o crescimento dessa estratégia nos últimos anos.

O e-mail marketing é um plano elaborado de mensagens automatizadas que dão informações, descontos, novidades, tudo que crie uma relação mais próxima com o consumidor, mantendo a sua marca na mente dele e propondo soluções para diversos problemas que ele possa ter na sua jornada do consumidor.

Quando ele precisar de uma nova compra, o seu e-commerce vai ser o primeiro lembrado — o objetivo de qualquer profissional que queira fidelizar seu público.

4. Abuse dos cupons de desconto e planos de fidelização

Uma estratégia muito eficiente para o atacado é a elaboração de planos de fidelização e recompensas pela preferência do cliente. São ações como o oferecimento de cupons de desconto com tempo limitado (aumentando a urgência da compra), vantagens especiais para quem compra com frequência, brindes e mensagens customizadas para os melhores clientes.

Pode parecer que não, mas essas são atitudes que fazem o seu cliente fidelizado se sentir especial, quase parte da empresa. Quanto maior for esse engajamento entre os dois, mais ele prioriza a sua empresa na hora da compra — inclusive pagando mais se espera vantagens extras no futuro.

5. Dê prioridade ao gerenciamento de contatos

Em um atacado online, gerenciar e manter contatos é muito importante — ainda mais se sua empresa investe no B2B. Como cada compra tem um ticket médio elevado (ganhando mais no valor do que na quantidade), cada cliente fidelizado deve ser tratado como importante.

Uma forma de facilitar e automatizar esse gerenciamento é por meio de ferramentas como CRM e ERP integradas. Unindo um bom gestor de contatos e um bom gestor de negócio, você consegue atender a vários clientes ao mesmo tempo, como se fossem únicos.

6. Dê mais opções de pagamento aos clientes

Compras grandes são sempre mais desafiadoras para o gerente ou empresário. Cada consumidor prefere pagar de uma forma que se adéque a sua situação e, geralmente, não oferecer uma opção específica pode matar a conversão.

Investir em serviços como gateways de pagamento é fundamental para um atacado online de sucesso, exatamente por que amplia a sua oferta de meios de pagamento. Busque um bom serviço que atenda bem a esse segmento e implemente quanto antes para potencializar a sua fidelização.

7. Invista em um suporte ágil e presente

Como falamos em várias dessas estratégias, o relacionamento com o cliente é item essencial para fidelizar em um atacado. Por isso, nossa última dica é voltada para o suporte ao consumidor.

Compras em grandes volumes podem gerar mais dúvidas sobre os produtos, questões sobre pagamentos e problemas durante a entrega. É por isso que atender aos chamados de forma ágil e objetiva pode ser a diferença entre fidelizar e perder o cliente.

O CRM aqui é fundamental. Se possível, mantenha uma equipe dedicada ao suporte e treine esses profissionais com uma visão focada em satisfazer e entregar sempre algo a mais do que é esperado pelo cliente. É nos detalhes que um e-commerce se sobressai no mercado de hoje.

Então, busque esses detalhes em cada dia da sua rotina de gerenciamento. Comece a elaborar seu plano para botar todas essas estratégias em prática e envolva toda a empresa na execução. Com foco no cliente, atendimento de qualidade e uma experiência de navegação satisfatória, qualquer atacado online está pronto para o sucesso.

E aí, gostou das dicas? Se você quer mais informações e novidades sobre técnicas e ferramentas para alavancar o seu e-commerce, venha curtir e acompanhar a nossa página no Facebook!

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo