E-book intermediador
Automação comercial: entenda as vantagens para sua empresa

Automação comercial: entenda as vantagens para sua empresa

A automação comercial tem se tornado uma realidade cada vez mais presente. Por um lado, ela proporciona diversos benefícios para o negócio, enquanto, por outro, o desenvolvimento tecnológico tem oferecido soluções mais acessíveis e diversificadas — atendendo às mais diversas necessidades das organizações.

No artigo de hoje, falaremos sobre a importância da automação, como ela se aplica e as vantagens que sua empresa pode obter com essa estratégia. Continue acompanhando a leitura para saber mais!

Por que a automação comercial é tão importante?

A automação comercial é obtida por meio do investimento em softwares e hardwares e tem como objetivo automatizar e agilizar as atividades manuais, otimizar os métodos de trabalho, garantir maior controle sobre os processos e melhorar a gestão.

Com isso, torna-se possível alcançar a redução de custos, melhorias nos fluxos e na execução de tarefas, aumento da qualidade dos produtos e serviços, reduzir erros — e necessidade de retrabalho —, além de aprimorar a identificação de falhas e a tomada de decisão.

Como ela pode ser adotada?

Existem diversos meios de implementar a automação comercial e eles podem até mesmo variar, dependendo das necessidades do negócio e do mercado de atuação. Entre as principais, podemos citar:

  • ERP, sistema de gestão integrada, que automatiza diversos setores;
  • CRM, sistema de gestão de relacionamento com o cliente;
  • soluções de pagamento integradas (gateway de pagamento).

Quais vantagens ela proporciona para o negócio?

Como já é de se imaginar, a automação comercial, quando bem implementada, proporciona diversos benefícios para as empresas. Confira, nos tópicos a seguir, os principais deles.

Maior segurança nas operações

A automação de processos comerciais reduz consideravelmente os erros relacionados ao lançamento de dados, visto que muitas informações são geradas de forma automática pela ferramenta. Com isso, minimiza-se drasticamente o risco de falhas e fraudes e, consequentemente, o custo que essas situações acarretariam.

Além disso, algumas soluções permitem que os processos sejam acompanhados em tempo real, facilitando a identificação de problemas com mais agilidade e aumentando as chances de que as decisões sejam mais acertadas e eficazes.

Aumento da eficiência operacional

A eficiência operacional é alcançada à medida que se otimiza o tempo de trabalho da equipe — eliminando tarefas desnecessárias e aprimorando os métodos —, direcionando os colaboradores para atividades que são mais relevantes ou que agregam valor ao resultado.

Assim, os profissionais se tornam mais produtivos e os resultados alcançados passam a ser mais satisfatórios, maximizando as chances de alcançar os objetivos propostos.

Aumento da produtividade

Com a automação de algumas atividades, os colaboradores conseguem executar mais tarefas com menos tempo, além de minimizar o risco de erros. Assim, as equipes se tornam ainda mais produtivas e eficientes, finalizando os processos com agilidade e precisão.

A produtividade também pode ser atribuída aos fluxos de trabalho. Ao utilizar soluções como o gateway de pagamento, por exemplo, consegue-se redução do tempo necessário para finalizar uma venda e a atividade se torna mais eficiente e menos sujeita a erros.

Melhorias no atendimento

Outro grande benefício proporcionado pela automação comercial é a melhoria no atendimento ao cliente. Por meio do investimento em tecnologia, é possível alcançar mais agilidade e precisão nos pagamentos — reduzindo o tamanho das filas ou as dificuldades de finalizar o pagamento (no caso de e-commerces).

Essa melhoria, por si, já contribui para o aumento da satisfação dos consumidores e as chances de fidelização. Lembrando que clientes satisfeitos ajudam a promover a imagem positiva da sua empresa no mercado.

Suporte à gestão e tomada de decisão

Como foi dito, a adoção de novas soluções ajuda a identificar as falhas com maior rapidez e torna a tomada de decisão mais eficaz. Isso ocorre porque, ao apontar um problema assim que ele ocorre, consegue-se chegar às possíveis falhas — o que acontece quando uma dificuldade já ocorre há bastante tempo.

Também vale destacar a possibilidade de gerar relatórios e acompanhar o andamento dos processos. Por meio desse recurso, o gestor pode elaborar estratégias mais acertadas, redirecionar o planejamento e definir novos objetivos.

Tudo isso por meio de uma base de dados confiável e que retrata bem a realidade em que o negócio está inserido — o que aumenta consideravelmente as chances de as ações serem mais bem-sucedidas.

Redução de custos

A redução dos erros (e necessidade de retrabalho) e o melhor aproveitamento do tempo contribuem para que os custos operacionais sejam reduzidos, à medida que as equipes se tornam mais produtivas e eficientes e os desperdícios são reduzidos.

Acompanhamento do desempenho de vendas

Identificar as necessidades dos seus clientes e qual é o comportamento de compras deles (preferências) é fundamental para melhorar o resultado das vendas e o relacionamento com o seu público.

Nesse sentido, a automação comercial pode ajudar a monitorar esses dados, o desempenho das vendas e o índice de lucratividade — dependendo da solução contratada, é possível fazer esse acompanhamento em tempo real.

A partir desse conhecimento, o gestor passa a saber, melhor, quais promoções podem ser feitas para aumentar o giro dos produtos e alavancar as vendas.

Melhora no relacionamento com os clientes

O relacionamento com os clientes e a experiência que eles possuem com sua empresa são dois aspectos cruciais para a fidelização desse público e a criação de uma imagem positiva no mercado.

Ao tornar o atendimento mais ágil, melhorar a comunicação, diminuir os erros e aumentar a qualidade dos produtos e serviços — alguns pontos proporcionados pela automação comercial —, as chances de os clientes saírem satisfeitos e retornarem para novas compras aumentam.

Além disso, vale a pena lembrar que os consumidores tendem a compartilhar o processo de compra com pessoas próximas. Logo, garantir uma boa relação é a melhor forma de conseguir atrair novos clientes em potencial.

O investimento em tecnologia é uma evolução que todas as empresas precisam acompanhar — desde os pequenos negócios até as grandes organizações. Dentro desse contexto, a automação comercial, como se vê, exerce um papel fundamental para a otimização dos processos, resultados e relacionamento com o cliente, entre outros benefícios.

Gostou do post de hoje e quer acompanhar novos conteúdos como este? Então, siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
José Renato Galleti Silva
José Renato Galleti Silva