E-book intermediador
Como criar banner para e-commerce

Como criar banner para e-commerce

Um bom banner em sua loja virtual pode fazer toda a diferença entre uma venda ou uma fuga. Muito se discute nos dias de hoje sobre a real efetividade dos banners. Porem, que não dá para negar é que eles, sempre que bem elaborados funcionam. Por isso, hoje vamos falar sobre banner para e-commerce.

Nós sabemos, porém, fazer um banner não é tão simples como parece, principalmente sem a ajuda de um designer. Também sabemos que nem sempre sobra a grana para pagar por esse serviço. Dito isso, neste artigo vou dar algumas dicas de como você mesmo pode fazer seus banners e deixar sua loja bonita e com banners “matadores”.

Banner para e-commerce

Simplicidade

A famosa frase; “menos é mais”, aqui cai como uma luva. Muitas informações em um banner para e-commer, fazem com que o cérebro fique confuso e não entenda a mensagem. Com isso, diminui o interesse dos usuários e também  a taxa de cliques e conversão.

Por isso, Coloque apenas o que for realmente importante! Deixem bem explícita a mensagem que você pretende passar ao usuário, isso torna o banner mais amigável e legível.

Vá direto ao ponto

Assim como as imagens, o texto também precisa ser assertivo e sucinto. Diminua a quantidade de texto e aumente o tamanho da fonte. Seja claro na mensagem, seja ela uma oferta ou ação. O usuário não pode ficar com dúvidas, então escolha bem as palavras.

E-book: Conversão no E-commerce: Como aumentá-la?
Aumente a conversão de suas vendas





É muito importante conseguir um bom contraste entre texto e plano de fundo. Escolha uma cor de texto que se destaque, mais ao mesmo tempo harmonize com conteúdo. Darei mais detalhes no tópico sobre cores.

Capriche nas imagens

Usar imagens de alta qualidade é de extrema importância, seja ela de um produto seu ou apenas para ilustrar o banner para e-commerce.

Certamente você já ouviu alguém dizer que uma imagem fala mais que mil palavras, por isso capriche na escolha. Muitas vezes uma imagem ou ícone substitui várias frases de texto, e são mais efetivas.

Imagens com boa resolução passam mais credibilidade e mostram ao seu cliente que você se preocupou com os detalhes. Como a maioria das imagens da internet possuem direitos autorais, escolher a imagem certa fica mais fácil se você utilizar algum banco de imagem gratuito. Vou passar alguns bancos pra você se divertir sem medo de ser feliz:

Organização

Tome cuidado na hora de organizar os elementos. Dedique atenção especial ao alinhamento e espaçamento dos elementos. Não tem nada pior que um banner bagunçado. Use linhas guias ou opções de alinhamentos disponíveis na ferramenta que você utiliza pra fazer os banners.

Crie uma hierarquia de importância dos elementos na hora de distribuí-los no banner. Use o princípio da proximidade, aproximando informações relacionadas, como preço e parcelamento, informações de contato, etc.

Cuidado com as cores

Certamente, as cores têm importância fundamental em seu banner. No design, estudamos a psicologia das cores e como ela afeta nosso subconsciente. Por isso cuidado com a salada de cores.

Além disso, nosso subconsciente consegue interpretar as cores e transformá-las em sentimentos em frações de segundos. Assim, elas podem de deixar eufórico, calmo, impulsivo. Por exemplo, a relação que fazemos da cor vermelha com o amor.

Sobretudo, fique atento ao contraste, como disse mais anteriormente, para não escolher cores sem contraste, e acontecer com aqui por exemplo, conseguiu ler?

Por isso, escolha um esquema de cores tríades ou tétrades. Assim sendo, vou citar algumas ferramentas vão te ajudar a escolher core com contrastes.

Adobe Color CC

Color Scheme

Faça testes

Acima de tudo, não tenha medo de testar! Dificilmente você vai acertar de primeira, por isso, faça testes. Crie dois banners com design diferentes, e deixe uma semana cada um e veja qual converteu mais. Assim, aos poucos você vai identificar qual a linguagem que melhor conversa com seus clientes.

Também, faça algumas variações no texto, usando chamadas e subtítulos diferentes. Assim, você pode testar também o tom de voz e linguagem.

Otimização

Ao final de todos esses passos e ter salvo seu banner, chegou a hora de otimiza-lo. Já que toda peça criada para internet precisa ser carregada rapidamente, às vezes temos alguns segundos apenas para chamar a atenção do seu visitante e zaz… o banner não carrega!

Diante disso, para agilizar o carregamento das imagens elas precisam ser comprimidas, claro, sem perder a qualidade. Para essa missão você pode contar com algumas ferramentas online e gratuitas.

Assim, com essas dicas você já pode criar um bom banner para e-commerce. Certamente, não existe receita de bolo! Como disse, faça testes e encontre a linguagem que melhor conversa com seu público. Com o tempo você vai acertar de primeira, e fará muito sucesso com seus visitantes.

Portanto lembre-se, você tem poucos segundos para conquistar a atenção do visitante, por isso pense bem na hora de criar. Fazer um estudo de como a concorrência vem trabalhando também é muito válido para acelerar esse processo de acerto.

Sobretudo, a ajuda de um profissional da área faz toda a diferença, por isso, sempre que possível contrate os serviços de um designer, vai ajudar e muito alavancar o sucesso do seu e-commerce.

Em fim, espero ter ajudado com este artigo, e caso haja alguma dúvida, escreva aqui nos comentários, ou compartilhe em suas redes sociais.

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Designer Gráfico e Web, sua passagem por agências de publicidade, como Diretor de Arte e Criação, trouxeram experiência em Fotografia, Cinegrafia e Motion Graphics. Acredita que através do Design, pode ajudar a melhor o dia a dias das pessoas. Estuda estratégias de SEO e Growth Hacking, especialista em Inbound Marketing e Produção de Conteúdo para Web 2.0.