Banner intermediador
Black Friday no e-commerce: como se preparar para esse fenômeno?

Black Friday no e-commerce: como se preparar para esse fenômeno?

Só no ano de 2017, o Black Friday no e-commerce conseguiu arrecadar cerca de 2 bilhões de reais em vendas no Brasil, o que representou um grande crescimento no faturamento em relação ao seu ano anterior.

A data, muito esperada por todos os comerciantes no país — principalmente pelos responsáveis pelas vendas online — é encarregada de alavancar os lucros de tal forma que chega a tirar do vermelho alguns comércios.

Sabendo que estamos nos aproximando do dia, que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, é necessário já começar a pensar no planejamento.

O e-commerce que quiser fazer parte do faturamento, ter um rendimento mais alto e finalizar o ano com um sentimento de dever cumprido, precisa estar preparado. Só assim poderá garantir a efetividade da loja e o contentamento do consumidor no processo de compras.

Acompanhe a leitura e saiba quais os principais pontos de atenção para levar em conta no o Black Friday do seu e-commerce!

Como ter mais sucesso com o Black Friday no e-commerce?

Muitos detalhes podem fazer um cliente desistir da compra, o que pode colocar a perder todo o investimento feito por você para essa data exclusiva. Sendo assim, confira algumas dicas para garantir uma boa navegação no seu e-commerce durante o Black Friday.

Tenha estabilidade na plataforma

Analisando os depoimentos do Reclame Aqui em anos anteriores, essa é uma das grandes chateações relatadas pelos usuários. Nesse dia, o número de acessos à plataforma aumenta de forma tão intensa que as chances de gerarem uma queda no sistema, deixando o comércio fora do ar, são grandes.

Uma boa plataforma precisa ter robustez e tecnologia, para garantir estabilidade dos seus servidores durante as transações, a fim de que não prejudique a navegação do consumidor e o impeça de fechar a venda.

Facilite a navegação

A experiência do usuário deve ser levada em conta nesse processo. A loja online precisa ter boa usabilidade e contar com uma navegação intuitiva. Dessa forma, é essencial que a interface seja simples, as palavras sejam legíveis, o menu apresente tudo o que seja necessário e haja um campo de busca para o cliente encontrar o produto que deseja.

Como é um dia especial, dependendo do tamanho do comércio, pode valer a pena deixar alguém de plantão. Assim, o visitante que quiser tirar uma dúvida por meio do chat online, pode fazer isso enquanto estiver comprando. Uma atenção a mais pode fazer toda a diferença nesse momento.

Mostre o estoque em tempo real

Com um grande número de mercadorias saindo a cada minuto, é arriscado que a loja não consiga atualizar o número de itens restantes na estocagem e faça a venda de algo que não esteja mais disponível.

Além de deixar o consumidor irritado, o comerciante terá certa dor de cabeça em tentar reverter a situação, seja respondendo a comentários negativos em redes sociais, seja tendo que fazer a devolução do dinheiro ao consumidor. Sem contar que isso passa a sensação de a loja ser inexperiente.

Um bom software pode mostrar o estoque em tempo real, garantindo que o cliente tenha o produto que ele queira. Aqueles comércios que operam também de forma física, podem fazer a integração das duas armazenagens, a fim de que nenhum processo seja perdido.

Garanta a entrega dos produtos

Outro fator de  grande insatisfação em Black Fridays passados foi o não recebimento , ou a grande demora dele, das mercadorias adquiridas. Assim como as lojas esperam e se preparam com antecedência por esse dia, os consumidores também têm suas expectativas de conseguirem fazer a compra que tanto desejam. Muitos aguardam esse momento, a fim de ganhar grandes descontos.

Acontece que alguém que espera tanto tempo por essa data, não vai ter a paciência de aguardar a lentidão de seu produto chegar. Uma saída para contornar essa situação é, nesse momento característico, negociar com um número maior de entregadores, para garantir que todas as compras cheguem na data certa.

Tenha usabilidade móvel

Hoje, grande parte das pessoas utiliza seus dispositivos móveis, como celulares e tablets, pois eles tornam a navegação mais rápida e prática. Com isso, acabam acessando e-commerces por meio desses aparelhos também.

Segundo um levantamento realizado pela Ebit, no ano de 2017, verificou-se que mais de 27% das vendas em varejos online haviam sido realizadas pelo celular. Segundo André Dias, diretor-executivo da empresa, a expectativa para 2018 é que esse número chegue próximo de 40%.

Dessa forma, uma loja virtual que não consiga atender esse tipo de usuário, a fim de que ele consiga acessar e ter boa experiência na plataforma, acaba perdendo grande parte das suas vendas.

Ofereça um processo de checkout simples e transparente

Principalmente para quem realiza todo o processo por um smartphone, essa fase final de colocar endereço, e-mail, escolher forma de pagamento precisa ser descomplicada. Aparelhos móveis têm uma tela menor que a de um computador, o que pode dificultar a leitura ou a confirmação de alguns dados.

Além de dar várias opções de pagamento, como por boleto, cartão de crédito e transferência bancária, deixe claro o valor do frete que precisará ser pago pela compra. Evite também que o cliente tenha que sair diversas vezes da plataforma para finalizar sua transação.

Invista em segurança

Um dos problemas mais frustrantes que um comprador pode ter com o comércio é ser vítima de roubo de seus dados ou clonagem do cartão. Essa situação o leva a perder a confiabilidade no e-commerce e evitar futuras transações.

Da mesma forma, uma loja virtual que seja vítima de fraude pode ter que arcar com grandes prejuízos depois, perdendo parte do que foi investido. Sendo assim, a segurança para uma plataforma precisa ser testada com certa antecedência, para garantir que no dia aguardado tudo funcione conforme o esperado.

Como você pôde ver, o Black Friday no e-commerce tem ótimas chances de alavancar vendas e aumentar o lucro. Contudo, é prudente por parte do comerciante ter atenção aos detalhes e pontos mais sensíveis quanto à insatisfação do consumidor, principalmente em relação à proteção.

Com intermediadores e gateways de pagamento, é possível alcançar essa segurança. Conheça o que a Yapay pode oferecer a você! Entre em contato conosco! Ou ainda confira nosso programa Foca na Black Friday, com dicas de especialistas no assunto.

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)