E-book intermediador

Blockchain no e-commerce: saiba como funciona e quais as vantagens

Contar com blockchain no e-commerce melhora diversas etapas sistemáticas sobre os processos de pagamento.

Blockchain no e-commerce: saiba como funciona e quais as vantagens

Blockchain significa, literalmente, “cadeia de blocos” ou “blocos em cadeia”. É um tipo de tecnologia que registra, salva e valida informações relacionadas a transações financeiras digitais realizadas em qualquer moeda — até mesmo em criptomoedas.

Em razão disso, a utilização do blockchain no e-commerce está cada vez mais popular, visto que essa ferramenta evita que dados já registrados sejam apagados ou modificados. É uma maneira segura, fácil, econômica, transparente e autônoma de se comercializar online. Um dos seus destaques é o banco de dados descentralizado, que não necessita de terceiros para autenticar as informações de uma loja virtual.

Continue lendo este post para saber quais são os principais benefícios de usar o blockchain no e-commerce. Boa leitura!

Pagamentos mais ágeis e dinâmicos

Em um pagamento via cartão de crédito, diversas entidades são envolvidas para assegurar que a compra seja aprovada. O processo passa pelo titular do cartão, depois para a empresa, para o sistema do e-commerce, para um banco de liquidação, ao órgão emissor e, finalmente, para a operadora de cartões (American Express, Mastercard, Visa etc.).

É justamente por causa disso que o blockchain está sendo implementado nas lojas virtuais. Assim, ele envia e recebe solicitações de pagamento, utilizando algoritmos para aprovar ou negar esses pedidos. O resultado é um processo mais ágil e satisfatório para ambas as partes.

Otimização de rastreio e redução de custos

Em uma cadeia de suprimentos embasada em blockchain, o controle de solicitações e o rastreio de itens de estoque tornam-se descomplicados, uma vez que os dados das mercadorias são facilmente acessadas por meio de etiquetas RFID (radiofrequência) e sensores embutidos.

Além disso, quando os blocos são aplicados para otimizar as atividades administrativas da cadeia de suprimentos, os custos gerados pelo sistema são reduzidos e garantem a proteção das transações. A eliminação de etapas intermediárias também diminui o índice de fraudes e a duplicação de mercadorias, economizando, consequentemente, dinheiro.

Com isso, você e seus fornecedores conseguem dinamizar ainda mais as compras de ressuprimento, utilizando, inclusive, moedas criptografadas.

Segurança reforçada

O blockchain no e-commerce garante excelente segurança para plataformas de banco de registros online, encaixando como uma luva nesse tipo de segmento. Somado a isso, as violações de segurança tornam-se quase nulas.

Isso porque as moedas baseadas em blockchain não apresentam dados pessoais identificáveis. O Bitcoin, por exemplo, não exige que um comprador apresente seus registros confidenciais.

Dessa forma, o próprio comprador autoriza a transferência do valor para o vendedor. O único registro vinculado à carteira de cada usuário é um código único gerado aleatoriamente.

Como as invasões cibernéticas e o roubo de informações aumentaram muito, há riscos reais de perder informações de clientes. Logo, adotar essa ferramenta pode solucionar esse problema.

Geração de vantagens competitivas para o negócio

Entre os diversos benefícios dessa ferramenta, os grandes destaques são:

  • processo livre de fraudes;
  • maior confiabilidade no armazenamento de dados e registros;
  • possibilidade de aprovar pagamentos no momento em que eles ocorrem;
  • redução de custos para guardar arquivos corporativos;
  • agilidade e transparência durante os processos;
  • alta flexibilidade em diversas operações;
  • não é necessário contar com terceiros para salvar dados privados.

O maior diferencial do blockchain é sua inviolabilidade. Quando implantado corretamente, ele permite que o usuário acesse e verifique todos os registros facilmente.

Viu só como o blockchain no e-commerce traz diversos retornos positivos para a gestão do seu negócio? Com ele, você eleva a competitividade da sua empresa em relação à concorrência, além de diminuir a frequência de erros sistemáticos no tocante aos pagamentos.

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro das novidades, não deixe de seguir nossas redes sociais. Estamos no Facebbok, Instagram, Twitter e YouTube!

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo