E-book intermediador
Boleto Bancário: o que é e como gerar?

Boleto Bancário: o que é e como gerar?

Sem dúvida uma das formas de cobrança preferida nos dias atuais é o boleto bancário. A cobrança por boleto bancário, deixa o recebimento mais seguro e prático. Você já deve ter se perguntado posso gerar boleto bancário? Vamos tirar todas suas dúvidas neste artigo, boa leitura!

O que é  boleto bancário?

Boleto bancário é um documento ou título de cobrança, que pode ser pago em qualquer instituição financeira ou estabelecimento conveniado a rede bancária. Geralmente, esses títulos vêm com data de vencimento, ou seja, precisam ser quitados dentro do prazo estipulado para não acarretar multa e juros. Há algum tempo, essa quitação era feita obrigatoriamente em bancos. Hoje com o aumento do credenciamento, pode ser pago em lotéricas, lojas, e rede credenciada. Outra facilidade dos dias atuais é o pagamento via celular, que facilita muito a vida dos usuários.

Como funciona cobrança por boleto bancário?

O cedente ou cobrador, envia a cobrança para o pagante ou sacado, pessoa que adquiriu bens ou serviços. Esse envio pode ser feito por vários meio, como correios, e-mail, celular e até mesmo redes sociais. O pagante por sua vez, realiza o pagamento dentro do prazo pré estabelecido.

Quem pode gerar boleto bancário?

A cobrança por boleto bancário pode ser feita por qualquer pessoa física ou jurídica. Antigamente esse recurso ficava restrito às grandes empresas, ou pessoas físicas que possuem conta em bancos com esse recurso habilitado.

Com a chegada de empresas especializadas em cobrança por boleto bancário, por exemplo, a Loop, esse processo foi democratizado, permitindo que todos tenham acesso a essa modalidade de cobrança.

Gere boleto sem complicação - Loop Pagamentos

Vantagens da cobrança por boleto bancário?

A redução na inadimplência é uma das maiores vantagens dessa modalidade. Podemos citar também o baixo custo e facilidade para efetuar a cobrança. Outra vantagem também, seria a cobrança recorrente ou de assinatura, onde pode ser automatizado o envio mensal dessa cobrança via e-mail, por exemplo. Pode ser feito também, um carnê de pagamentos, onde é gerado de uma só vez a cobrança por um período, economizando assim o envio pelos correios.

Enfim, boleto bancário é uma excelente opção de cobrança para MEI (Microempreendedor individual), autônomos e pessoas físicas que prestam serviços, como, por exemplo, eletricistas, pintores, ou querem realizar uma venda, ou cobrança.

Gostou do artigo, então compartilhe com os amigos. Assine nossa newsletter e receba todas as novidades de nosso blog por email.

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | Designer Gráfico | SEO and Marketing Strategy, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e analise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.