E-book intermediador

Boleto registrado: o que eu preciso saber sobre o assunto? Descubra agora!

O boleto registrado é um documento que gera inúmeras vantagens para os empreendimentos, conheça as principais delas neste artigo incrível!

Boleto registrado: o que eu preciso saber sobre o assunto? Descubra agora!

Quem atua no cenário empresarial sabe o quanto é positivo ofertar diferentes formas de pagamentos aos consumidores. Nessa perspectiva, os boletos bancários representam uma categoria já bastante popularizada. O que talvez ocasione muitas dúvidas seja uma modalidade em específico: o boleto registrado, que passou a ser exigido recentemente.

Seu negócio já está adequado às novas regras? Então, para que você entenda de uma vez por todas como funciona esse tipo de documento, elaboramos um post com as principais informações a respeito do assunto. Confira!

O que é boleto registrado?

O boleto registrado nada mais é do que um instrumento de cobrança pela prestação de determinado serviço ou venda de produto, tal como já estamos habituados no nosso dia a dia.

Contudo, a obrigação dessa modalidade é recente, tendo iniciado em novembro de 2018. O boleto registrado se distingue do simples por existir para o banco assim que é emitido, e não mais no momento em que o débito seja quitado.

Ademais, a empresa que emite o documento deve informar ao banco alguns dados essenciais dos seus clientes e da respectiva compra, tais como:

  • nome;
  • CPF ou CNPJ;
  • valor;
  • data limite de pagamento.

Como ele funciona?

O primeiro ato para que uma empresa emita boletos de cobrança é ter uma conta corrente específica para essa finalidade em uma instituição financeira. No entanto, há também a possibilidade de operar por meio de uma plataforma intermediadora de pagamentos.

Cumprida essa formalidade, o empreendedor deve adotar alguma ferramenta tecnológica para realizar a emissão — podendo ser o sistema fornecido pelo próprio banco ou algum outro adquirido de empresas especializadas.

Ao emitir o documento com os dados imprescindíveis do boleto, um arquivo é gerado e enviado para o banco. Diante do seu não pagamento, ele será cancelado. Quando quitado fora do prazo, o caixa do banco faz os cálculos dos juros no momento da quitação.

Outro fator importante é em relação à cobrança de tarifas que recaem sobre as empresas ao emitirem o boleto registrado. Nesse caso, a dica para pagar menos é fazer parceria com empresas que oferecem soluções especializadas de pagamentos — a economia, geralmente, é maior.

Quais são as vantagens do boleto registrado?

Se ainda não está convencido da relevância desse documento, veja suas principais vantagens!

Maior controle das operações

O primeiro benefício do boleto registrado consiste no aumento do controle das operações geradas. Isso porque o gestor tem uma visão clara de todas a faturas emitidas, quem as pagou, quando e seus valores.

Ademais, como há um registo no banco, os índices de fraude também são reduzidos. Como resultado, tem-se uma gestão financeira mais assertiva.

Maior segurança

Como se trata de um documento oficial, os boletos registrados geram maior segurança na realização das operações. É possível evitar, por exemplo, o envio de títulos não autorizados, a duplicidade de pagamentos e a inconsistência de dados.

Outro mecanismo de proteção interessante é a oportunidade de protestar o título em cartório, caso alguma das partes descumpra o acordado, bem como a negativação do devedor.

Embora pareça ser um processo complicado, o boleto registrado é uma prática que proporciona vários benefícios para quem decide oferecer essa forma de pagamento aos clientes e adota as estratégias certas.

Portanto, a garantia de uma atuação segura depende, necessariamente, do entendimento da sua política de funcionamento, sendo igualmente essencial que o empreendedor conheça as soluções mais vantajosas disponíveis no mercado, como contar com o suporte de uma empresa com expertise no assunto.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe a importância do boleto registrado e como ele funciona, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outras dicas para potencializar os resultados do seu negócio!

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo