E-book intermediador

3 estratégias para otimizar as suas campanhas de remarketing

Campanhas de remarketing no e-commerce são a chave para estimular o retorno de usuários que desistiram de finalizar as compras.

3 estratégias para otimizar as suas campanhas de remarketing

As campanhas de remarketing são muito utilizadas por e-commerces com o objetivo de estimular potenciais clientes a finalizarem uma eventual compra não realizada. Ou seja, internautas que deixaram a loja virtual durante algum estágio da jornada de compra, abandonaram o carrinho ou, apenas, acessaram a página de uma determinada mercadoria regularmente.

Em razão disso, é necessário otimizar as campanhas de remarketing para recuperar a atenção do público a fim de concretizar as vendas. Quer saber como? Então, continue lendo este conteúdo.

1. Crie listas de segmentação

A lista de segmentação é uma ferramenta valiosa, que pode fazer seu comércio eletrônico atingir perfis de consumidores específicos para cada tipo de anúncio.

Na prática, o Adwords — um recurso integrado ao Google Analytics — obtém informações de navegação do e-commerce a fim de detectar características de navegabilidade dos usuários. Com esses dados em mãos, você consegue elaborar campanhas personalizadas visando visitantes que:

  • acessam a página com frequência;
  • visitam sites varejistas em determinados horários;
  • navegam em departamentos específicos do site;
  • geram conversões de meta;
  • costumam concluir compras com maior facilidade.

2. Mantenha os anúncios atualizados

Imaginemos o seguinte cenário: uma pessoa pesquisou um produto, mas não efetuou a compra. Algumas horas ou dias depois, recebe um anúncio dizendo que aquele item está com uma “oferta imperdível”, mas, ao clicar, ele está indisponível ou custando mais caro. Nesse caso, o comprador se sente lesado.

Lamentavelmente, situações semelhantes são frequentes no remarketing e colocam a imagem das empresas que cometem esse erro em xeque. Para evitar que essa bomba estoure em você, fique atento às atualizações dos seus anúncios. Sempre que uma mercadoria sofrer mudança de preço, veja se há alguma oferta ativada para ela e realize os devidos ajustes.

Abuse da criatividade para aumentar suas conversões. Reúna-se com sua equipe de marketing, faça pesquisas sobre o tema e lance chamadas criativas para colocar seu negócio em evidência.

Por fim, utilize recursos de cross-channel (canais cruzados) para divulgar seus anúncios de forma abrangente. Assim, eles serão realizados em diversas modalidades de contato com o público, como e-mail, displays, mídias sociais, website, entre outros formatos de mídia.

3. Faça remarketing no YouTube

Campanhas de remarketing no YouTube garantem um contato sem desvios com seus leads ao falar sobre o seu produto, por meio de vídeos curtos (cerca de 30 segundos) para fazer demonstrações e despertar curiosidade.

Essa estratégia abrange dois aspectos positivos para o negócio: baixo custo e alta conversão de clientes.

Para isso, basta sincronizar o canal da loja virtual no YouTube com o Google Adwords. Siga o passo a passo abaixo:

  • acesse a sua conta no canal e escolha a opção “Estúdio de Criação”, que fica na foto de perfil;
  • selecione a opção “Canal” > “Avançadas”;
  • clique em “vincular uma conta no Google Adwords”;
  • utilize o ID do canal para criar a conta no Google, insira o código no campo recomendado e clique em “Avançar”;
  • depois, nomeie a conta do Google Adwords e marque os campos “exibir call-to-action”, “Interação” e “Remarketing”.

Depois de fazer a sincronização do seu canal com o Adwords, crie um anúncio ou campanha de remarketing para o YouTube e suba o vídeo nessa plataforma.

Para isso, no Google Adwords:

  • vá em “Campanha” > “Vídeo Online”;
  • configure a conta e nomeie o anúncio, os canais de exibição, os custos, o link do vídeo etc.;
  • aguarde a definição de preço por visualização e segmentação de público-alvo;
  • em seguida, selecione “Limitar sua Segmentação” > “Remarketing”;
  • por fim, marque as listas de remarketing que são compatíveis com as características do seu negócio.

Com as dicas acima, suas campanhas de remarketing serão bastante eficientes. Mas lembre-se de buscar ajuda profissional especializada para desenvolver e executar anúncios com alto grau de conversão.

Gostou deste conteúdo e quer ficar bem informado sobre gestão de lojas virtuais e pagamentos online? Então, siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo