Você certamente já ouviu falar em cashback no e-commerce. Essa ferramenta significa “dinheiro de volta”, pois retorna parte do valor gasto pelo produto. Entre os maiores destaques dessa estratégia está a popularização da loja virtual e a possibilidade de movimentar estoques parados.
Em um mercado assustadoramente disputado como o atual, essa modalidade de compra é a cereja do bolo para atrair clientes. Logo, conhecê-la e utilizá-la com eficiência pode aumentar o faturamento do lojista.
Despertamos seu interesse pelo cashback no e-commerce? Então, continue a leitura para saber como essa abordagem funciona, como implementá-la e quais os benefícios para o seu negócio.
A importância do cashback no e-commerce
A melhor forma de expor a importância dessa ferramenta no varejo virtual é evidenciando suas vantagens. Confira os pontos a seguir.
Aumento da base de clientes e fidelização
Vale mencionar que o cashback não é um recurso de fidelização e sim uma ferramenta de recompensa que tem o poder de fidelizar. Isso porque ele fornece uma vantagem que tem retorno nas próximas compras. Esse é um benefício palpável, fazendo com que sua marca e público saiam ganhando.
Além disso, só de o e-commerce estar cadastrado em aplicativos e plataformas de recompensas, a visibilidade de mercado é aumentada. O seu site pode alcançar cada vez mais compradores.
Crescimento considerável de vendas
O usuário que contempla benefícios reais em uma loja virtual consumirá mais. A satisfação com a empresa gera confiabilidade e estimula a compra. Nesse sentido, o cashback encaixa como uma luva nas estratégias comerciais online.
Um outro ponto que deve ser levantado é que uma vez inscrito em uma plataforma de recompensa, o cliente tem acesso às novidades de produtos e sabe que quanto mais comprar, mais vantagens receberá – resultando em mais vendas.
Relacionamento de confiança com a clientela
O primeiro passo para estreitar o vínculo com o público é conhecendo-o. Com as informações de cadastro e o histórico de compra na plataforma de cashback, você terá tudo que precisa para elaborar estratégias certeiras. Dessa forma, é possível levantar o comportamento de consumo, ofertar mercadorias mais direcionados, criar promoções tentadoras etc.
Cashback no e-commerce
Caso você queira oferecer cashback no seu comércio eletrônico, será preciso fazer parceria com uma marca intermediária. Por meio do registro nessas empresas é que as coisas acontecem na prática. Ter um parceiro para intermediar pagamentos e cashbacks é o que possibilita essa transação.
Aqui, vale citar que valores obtidos em compras na sua loja podem não ser utilizados em novas compras no seu e-commerce. O processo vai depender do tipo de estratégia e das condições oferecidas pela instituição parceira. Pode ser que o cashback seja usado até em outros sites de vendas.
Veja como funciona:
- o usuário acessa página da empresa de cashback;
- lá encontra uma lista de lojas associadas com porcentagens de resgates variadas;
- ao escolher a oferta desejada, ele será direcionado para o site;
- após concluir o pagamento, a empresa de cashback recebe a comissão de “indicação”;
- e parte desse dinheiro é retornada ao comprador.
O valor retornado ao cliente pode ser movimentado de três formas:
- ser depositado automaticamente em sua conta após atingir uma quantia mínima;
- ficar com saldo para usar nas próximas aquisições, que também podem ter retorno;
- possibilidade de doar para alguma instituição de caridade.
Plataformas de cashback
Agora que você já conhece essa ferramenta de vendas e quais são seus benefícios, basta conhecer as marcas que tornam essa recompensa possível. Isso mesmo! Para implementar o cashback, é preciso se afiliar a uma instituição que forneça esse tipo de serviço.
Na hora de escolher a parceria ideal, levante as peculiaridades e as demandas da sua loja virtual e de seu nicho de mercado. Veja abaixo as empresas mais populares do mercado.
Méliuz
Esse é o sistema de cashback mais popular da atualidade. Basta que o usuário se cadastre (via site ou app), encontre algum e-commerce parceiro da Méliuz, selecione a opção “dinheiro de volta” e conclua a compra. O resgate do dinheiro é feito via transferência bancária a partir de um saldo mínimo de R$20.
A aplicação também funciona em estabelecimentos físicos. Nesse caso, o consumidor utiliza um cartão de crédito previamente cadastrado na plataforma para ter direito ao benefício.
3Cash
A 3Cash é uma solução de cashback que tem objetivo de gerar recorrência. Ao comprar em um estabelecimento credenciado, ele recebe no cupom fiscal um QRCode para escanear e receber os créditos de cashback da compra. O cashback pode ser utilizado no próprio estabelecimento, comprar giftcards ou transferir o saldo uma conta bancária via PIX sem custos.
Mooba
O Mooba é uma boa opção para lojas online. O dinheiro fica na carteira digital do usuário e a restituição é feita via transferência bancária, devolvendo até 25% da compra. O app notifica usuários cadastrados assim que acessam um e-commerce parceiro a fim de garantir compras com dinheiro de volta. Também oferece cupons de desconto para estimular as vendas.
Picpay
O Picpay faz cahsback por meio de compras e pagamentos, exceto boletos, recargas de celular e transferências. O aplicativo serve para Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas. O dinheiro retornado vai para uma carteira virtual e pode ser gasto dentro do próprio app. O percentual de recebimento é mínimo, mas é vantajoso quando usado com frequência.
Ame Digital
A Ame Digital surgiu para pagar compras em lojas que oferecem cashback e o seu destaque fica por conta de o pagamento ser efetuado via QR Code. O cadastro é padrão: CPF, dados do cartão e e-mail. Depois, basta o usuário comprar em estabelecimentos parceiros. A restituição de valor na Ame tem um prazo de até 30 dias após a confirmação da compra, caindo diretamente na conta do app.
Essas foram algumas das principais plataformas de cashback no e-commerce para você escolher. Com isso, você se associa aos maiores varejistas nacionais e multinacionais, e ainda posiciona a sua loja virtual. Além disso, é possível acompanhar as inovações do momento e reter clientes por meio das melhores estratégias de recompensa.
Curtiu nosso artigo e quer saber um pouco mais sobre a gente? Siga nosso perfil no Instagram.