Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Chat no e-commerce: conheça 4 vantagens dessa ferramenta

O chat é uma ferramenta de comunicação estratégica para lojas virtuais que buscam oferecer melhores experiências de atendimento aos clientes.

Chat no e-commerce: conheça 4 vantagens dessa ferramenta

Você tem valorizado a experiência do consumidor em sua loja virtual? Estamos em um momento em que o relacionamento entre empresa e cliente precisa ser alvo de investimento. Por isso, adotar o chat no e-commerce é uma excelente estratégia de comunicação.

Uma ferramenta de chat serve como alternativa ao telefone e ao e-mail e permite que o visitante do seu site entre em contato de forma prática, sem sair do ambiente virtual. O bate-papo pode acontecer com um integrante da equipe de atendimento ou mesmo com um assistente virtual.

Separamos neste texto as 4 principais vantagens de implementar uma tecnologia de chat no e-commerce. Continue a leitura e entenda como essa iniciativa pode fazer a diferença nas suas conversões de vendas.

1. Aproximação com o cliente

Imagine poder mostrar aos seus leads que eles estão a poucos cliques de distância de um contato com sua empresa? Ter um chat no e-commerce transmite aos consumidores o desejo da marca de uma aproximação e de um acesso mais facilitado.

Esse acesso é imprescindível principalmente para que o cliente esclareça possíveis dúvidas sobre os produtos ou serviços em seu site. Alguém que não tem plena certeza da aquisição pode abandonar o carrinho, mas com um representante da marca a postos, a chance de converter em venda é muito maior!

2. Humanização da marca

Saber que existe uma pessoa real por trás de uma marca é um fator que ainda importa para muitos consumidores. Existe uma necessidade de conexão com a empresa, que pode ser proporcionada por um atendimento via chat.

Essa humanização não só é importante na hora de vender, como também é fundamental na hora de resolver possíveis problemas que o cliente apresentar. Por isso, a comunicação por chat não pode ser apática. Isso alerta para a necessidade de adotar pessoalidade e linguagem acessível, mesmo quando o atendimento for realizado por assistentes virtuais inteligentes.

3. Economia de tempo

Por maior que seja uma equipe de atendimento ao cliente, certos momentos do ano, como a Black Friday ou o Natal, podem gerar um verdadeiro congestionamento nas linhas telefônicas. E nós sabemos o quanto a espera nesse meio de comunicação irrita a maioria dos consumidores.

Usar o chat no e-commerce otimiza o tempo do seu time de colaboradores, permitindo que eles atendam mais de uma pessoa por vez. Junto a isso, o atendimento ainda pode ser acelerado com a ajuda dos chatbots, poupando alguns minutos tanto dos atendentes quanto dos clientes.

4. Melhora da credibilidade

Se alguém está em dúvida sobre a qualidade do que sua loja virtual vende, não seria ótimo ter a oportunidade de mostrar que sua marca é autoridade no assunto? Por meio do chat, os atendentes do seu e-commerce podem fazer isso.

A construção da credibilidade é fundamental para o sucesso de um negócio e você precisa aproveitar todas as chances de mostrar ao público que sua loja é merecedora de confiança.

Viu como o chat no e-commerce é uma opção estratégica de relacionamento com o cliente? No entanto, lembre-se que quanto mais canais de comunicação sua loja virtual oferecer, melhor será a experiência do consumidor na hora de procurar atendimento. Por isso, invista também em meios como e-mail, telefone e redes sociais.

Por falar em redes sociais, que tal seguir a gente no Facebook, Instagram e YouTube? Estamos sempre publicando novidades!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo