Como receber pagamentos pela Magento?

Como receber pagamentos pela Magento?

Uma das maiores dúvidas que surgem ao escolher a plataforma Magento para vender online é: Como receber pagamentos na Magento? (Clique aqui para saber o que é Magento).

Apesar da grande variedade de opções existentes no mercado, existem uma série de requisitos a serem analisados, assim como perguntas a serem feitas.

O mercado, hoje, conta com diversas formas de pagamentos disponíveis, capazes de suprirem as necessidades de seus clientes, porém em todas elas o ciclo percorrido pelo dinheiro é o mesmo: das mãos dos consumidores para a conta corrente dos varejistas.

Isso acontece por diversas formas como: cartão de crédito, cartões de débito, boleto bancário, transferências entre outras. Porém as ferramentas utilizadas para realizar as transações devem estar integrada a plataforma utilizada pela loja virtual.

Na Magento você pode utilizar gateways de pagamento, intermediadores, utilizar o módulo próprio de boletos, oferecido pela empresa ou ainda o módulo de débito em conta, já nativo da plataforma. Não há segredo, basta escolher a ferramenta correta.

Ferramentas para pagamentos

Existem diversas ferramentos para realizar o recebimento em sua loja virtual, os principais são os intermediadores de pagamento, também chamados de facilitadores,e os gateways de pagamento

Intermediadores de pagamentos

Os Intermediadores possuem como principal característica assumir a cobrança de seus clientes, pois quando contratados tornam-se responsáveis pela cobrança do seu cliente, e a medida que o valor é pago repassam a você após um determinado período.

Neste período é possível a análise de risco (funcionalidades de alguns intermediários), onde é feita uma análise da transação para comprovar que não se trata de fraude. Em média o prazo é de 14 dias, nesse período o cliente pode abrir uma disputa, caso não haja entrega, ou o produto não seja entregue dentro das condições estabelecidas na compra.

Os Intermediadores oferecem aos seus clientes diversas formas de pagamento como cartões de crédito, débito, transferência bancária, o que garante a sua loja virtual maior possibilidade de recebimento, e não exige negociações específicas por cliente.

Na Magento essa ligação é feita por um módulo, e acessada diretamente em um único painel, independente da opção escolhida pelo cliente, no ato da compra.

As vantagens dos Intermediadores são:

  • Análise de Risco;
  • Segurança na transação;
  • Maior conversão;
  • Maior quantidade de meios de pagamento na hora da compra;
  • facilidade de interação do usuário com a plataforma.

As desvantagens destas ferramentas são:

  • Maior dependência das empresas que utilizam;
  • Maior taxa de reprovação por chargeback, comparado aos gateways.

Hoje podemos citar alguns intermediadores como Paypal, Moip, MercadoPago, Bcash e TrayCheckout.

Quer saber mais sobre Intermediadores de Pagamento? Leia nosso artigo sobre o que são intermediadores de pagamento.

Gateways de Pagamento

Diferente dos Intermediadores, os Gateways de pagamento conectam sua loja Magento diretamente as adquirentes (Cielo, por exemplo) e bancos. Ou seja, não existe uma terceira entidade entre sua loja e sua conta corrente, a conexão é direta.

A cobrança do seu cliente é feita diretamente e você paga a empresa taxas pré-fixadas em contrato de acordo com seu volume de transações.

Entre as vantagens dos Gateways estão:

  • Menor tempo para recebimento de pagamentos;
  • Menor esforço com manutenções;
  • Integração com diversas plataformas de e-commerce;
  • Concentração de pagamentos em apenas uma empresa;
  • Maior flexibilidade de negociação de taxas com operadoras de cartão;
  • Confirmação de pagamento de Cartão Imediata;
  • Possibilidade de oferecer parcelamento sem juros ao cliente.

Já nas desvantagens temos:

  • Custo extra os cobrados pelas operadoras;
  • Dependência total da empresa que realiza a transação;
  • Sua loja é responsável pela gestão de risco (Chargeback);
  • Necessidade de contratação de uma empresa de gerenciamento de risco;
  • Custo de Set-up em alguns cases.

Principais gateways no mercado: Mundipagg, Braspag, SuperPay, Pagar.Me.

Para escolher a ferramenta certa para atuar na plataforma Magento, você deverá pesquisar as funcionalidades oferecidas por cada uma delas, as taxas cobradas, e principalmente as necessidades do seu projeto. Mas lembre-se oferecer ao seu cliente diversas formas de pagamento é muito importante, podendo significar maior taxa de conversão nas suas vendas.

Se você quer saber mais sobre a importância de diversificar as formas de pagamento em lojas virtuais, basta clicar aqui, que temos um artigo excelente sobre o assunto.

 

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo