E-book intermediador

Conheça as vantagens da antecipação de recebíveis no e-commerce

A antecipação de recebíveis é uma ótima estratégia para angariar crédito rápido sem taxas complexas. Aprenda mais!

Conheça as vantagens da antecipação de recebíveis no e-commerce

[rock-convert-pdf id=”11399″]
Para quem precisa manter o capital de giro em dia, a antecipação de recebíveis é uma possibilidade mais interessante do que outras linhas de crédito. Isso porque se trata do próprio dinheiro da companhia, e não de valores emprestados de outra instituição.

Por essa razão, é uma boa estratégia para manter a saúde financeira do e-commerce e lidar com compromissos inesperados.

Quer saber mais sobre isso e gerenciar melhor as finanças da sua loja? Então, acompanhe os tópicos a seguir.

O que é antecipação de recebíveis?

Comprar no cartão de crédito é quase uma regra atualmente. É uma possibilidade de oferecer praticidade para os compradores, principalmente no comércio online. A alternativa comum é pagar com boleto bancário, um processo demorado que depende de compensação e envolve uma certa burocracia. Por essa razão, é a opção favorita dos clientes.

Contudo, para permitir essa forma de pagamento, as lojas virtuais precisam se adequar e se organizar. Afinal, quando os consumidores compram a prazo, o valor das transações não é entregue no momento em que a compra acontece, mas, sim, de acordo com a compensação dos compradores. Isso pode se tornar um inconveniente quando a empresa precisa de dinheiro rápido.

Uma das opções que solucionam esse problema é a antecipação de recebíveis. Trata-se do adiantamento de valores que a loja tem, mas que só vai entrar em caixa nos próximos meses. Ou seja, nos casos de compras no cartão de crédito, a companhia consegue antecipar o valor todo para o momento de necessidade, em vez de esperar o prazo normal, que é depois de 30 dias.

Se um cliente realizou uma compra de 150 reais e dividiu em três vezes de 50 no crédito, sua loja só receberia esses valores nos próximos três meses. Com a estratégia de antecipação, a empresa consegue acesso a um valor próximo aos 150 em alguns dias e é capaz de resolver questões financeiras do momento, como algum custo inesperado ou investimentos rápidos.

Evidentemente, esse adiantamento envolve algumas taxas de juros, que descontam parte do lucro e do valor que será pago no futuro. Afinal, funciona como um empréstimo, com a diferença que o valor negociado já pertence à companhia solicitante.

Quais as vantagens?

A seguir, vamos conhecer as principais vantagens dessa forma de angariar crédito.

Preservação do capital de giro e otimização da gestão do fluxo de caixa

Essa é uma ótima alternativa para preservar o capital de giro e melhorar o fluxo de caixa. Isso porque se trata de uma maneira de obter um valor que já é da empresa — ou seja, que não deverá ser devolvido — a fim de lidar com pagamentos necessários e com os gastos comuns e inesperados.

Às vezes, por alguma complicação, a companhia fica sem dinheiro ou sem condições de arcar com as despesas. Nesse momento, a antecipação funciona como uma boa ferramenta.

Fundos emergências

Outra possibilidade é a de criar fundos para emergências e para tratar casos especiais. É comum que a gestão da companhia recorra a capital externo a fim de suprir essa necessidade, no entanto, essas opções podem se tornar uma complicação financeira no futuro e não compensar. No caso dos recebíveis, é mais fácil controlar e garantir que esse fundo seja útil.

Dinheiro rápido sem burocracia

A antecipação proporciona a retirada rápida de uma quantia financeira, sem a costumeira burocracia que envolve outras linhas de crédito. No caso dos empréstimos, por exemplo, é preciso convencer as instituições financeiras com uma documentação extensa, aguardar por aprovação e ter acesso a um limite estabelecido.

Já os recebíveis conferem maior agilidade para a empresa, que consegue colocar o dinheiro em caixa em alguns dias e eliminar os problemas, sem prazos longos.

Taxas menores que empréstimos e linhas de crédito

Receber o que a organização tem é mais interessante do que outras linhas de crédito por conta das temidas taxas de juros. Quando recorrem a empréstimos, as companhias precisam gerenciar os valores e lidar com juros altos e complexos. Já quando adiantam os recebíveis, as taxas são bem menores e cabem melhor nas contas da empresa.

Isso acontece porque, como já falamos, a antecipação é resgatar previamente o dinheiro da própria organização, enquanto outras linhas envolvem capital externo. Assim, a loja virtual é capaz de sanar seus problemas sem se perder com pagamentos complicados ao longo dos meses. Esse fator também é fundamental para evitar endividamento, já que os juros são pagos de uma vez e são fáceis de controlar.

Aceleração da empresa

Por conta da maior agilidade do adiantamento, essa é uma boa estratégia para acelerar as movimentações financeiras das companhias, com menos burocracia. Assim, os gestores podem aproveitar oportunidades que surgem rapidamente e realizar investimentos em cenários de emergência. A companhia não fica parada e consegue se manter competitiva, com dinheiro quando precisa.

Facilidade nas negociações com clientes e fornecedores

O dinheiro rápido possibilita uma relação mais transparente com clientes e fornecedores. Nas compras dos fornecedores, a empresa poderá optar por arcar com os custos à vista, sem complicações. O valor em caixa facilita nesse sentido e permite um gerenciamento mais seguro das relações comerciais.

Flexibilidade

A flexibilidade que a companhia consegue com a antecipação de recebíveis é outro fator interessante. É possível antecipar quantias diferentes a depender do quanto a corporação vai receber e do quanto precisa, o que confere maior autonomia para a gestão.

Com o devido planejamento, pode ser feita a melhor escolha, sem prejuízo para o caixa futuro e de modo a combater a inadimplência.

No caso de empréstimos, essa é uma das desvantagens. Além de lidar com a extensa burocracia, a companhia tem acesso a um limite preestabelecido, que pode não suprir totalmente a necessidade do momento.

Como fazer de forma adequada e eficiente?

Já vimos que se trata de uma opção de crédito vantajosa. No entanto, é preciso saber como e quando recorrer a essa estratégia, a fim de otimizar os resultados e evitar complicações.

O ideal é analisar bem as opções de instituições que realizam essa função e as taxas cobradas, de acordo com os prazos. Com o devido conhecimento de todos os valores, sua empresa conseguirá evitar risco de endividamento e gerenciar melhor o que tem que pagar.

É importante também gerenciar o fluxo de caixa e checar se há condições de repor esse dinheiro no futuro. Para isso, é fundamental realizar projeções e previsões das contas e planejar os valores antecipados de acordo com esses insights. O adiantamento não deve se tornar um hábito e não pode ser feito sem o devido controle.

A antecipação de recebíveis é uma boa modalidade para angariar créditos em situações de necessidade extrema. É importante planejar bem e realizar análises profundas para que isso não venha a prejudicar a saúde financeira da empresa. O ideal é traçar uma boa estratégia e tomar decisões fundamentadas em dados sólidos.

Agora que você já aprendeu mais sobre o assunto, entre em contato conosco e fique por dentro da nossa solução para gestão de pagamentos no seu e-commerce.

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo