E-book intermediador

Conhece o significado de Lean Startup? Saiba mais sobre o assunto

Saiba mais sobre o que é Lean Startup, metodologia popularizada por Eric Ries, e veja como esse modelo pode ser aplicado.

Conhece o significado de Lean Startup? Saiba mais sobre o assunto
ebook startup

Lean Startup é um conceito que representa o modelo de produção baseado no modelo proposto e aplicado pela empresa Toyota, especializada em veículos. O conceito popularizou-se a partir da obra “A Startup Enxuta”, de Eric Reyes. Outra obra importante que aborda o tema é “Running Lean”, de Ash Maurya.

A ideia é que a empresa foque naquilo que realmente interessa, reduzindo e eliminando os desperdícios e desenvolvendo sua solução (produtos/serviços) de acordo com o que o público considera efetivamente valioso.

Neste artigo, mostraremos os principais pontos sobre o assunto. Leia e conheça melhor o conceito de Startup Enxuta!

Quais as vantagens da Lean Startup?

A Lean Startup torna os objetivos mais precisos e eficientes, já que visa àquilo que realmente apresenta valor. Entre suas muitas vantagens, podemos destacar algumas. Veja!

O aumento da produtividade

Focando somente no que tem importância, a empresa desenvolve processos mais diretos e velozes. Consequentemente, a medida poupará tempo e dinheiro, além de proporcionar um aumento da produtividade.

A redução de desperdícios e custos

Com a aplicação da metodologia, o gestor consegue descobrir a fonte de todos os desperdícios com mais agilidade, sejam elas materiais, sejam elas humanas, sejam elas financeiras.

Com a eliminação dos desperdícios, fica mais fácil direcionar os investimentos e reduzir custos na startup. À medida que são eliminadas etapas desnecessárias para que a empresa se desenvolva de forma sustentável, a tendência é que os gastos diminuam e o potencial de lucro cresça.

Uma maior aproximação com os clientes

Aplicando da maneira adequada o ciclo de feedback, o gestor conhece com mais exatidão as motivações e as demandas dos clientes, o que ajuda a criar uma maior aproximação entre a empresa e seu público.

Assim, fica mais fácil obter consumidores fidelizados, os quais poderão referenciar a startup para conhecidos, amigos e familiares.

Como aplicar a metodologia na empresa?

A Lean Startup está fundamentada em 3 pilares básicos, a partir dos quais é possível implementar a metodologia na empresa: desenvolvimento ágil, customer development e uso da tecnologia.

Faça com que os colaboradores participem

Para que a metodologia dê certo, é preciso que todos da startup participem e trabalhem em conformidade com os princípios da Startup Enxuta, evitando os desperdícios e otimizando o tempo.

Tenha um desenvolvimento ágil

O método ágil está baseado no conceito de iteração. Certas técnicas ajudam a reduzir o tempo de cada iteração de desenvolvimento do projeto, o que acelera a velocidade do aprendizado por meio do feedback efetivo dos clientes/usuários e do mercado potencial.

Entre essas técnicas, podemos citar:

  • Extreming Programming (XP): o foco é na agilidade das equipes e na qualidade dos projetos, valorizando a simplicidade, o feedback, a comunicação e a coragem;
  • Scrum: gestão dinâmica que facilita a definição dos objetivos e o cumprimento dos prazos.

Defina o MVP, ou seja, o Mínimo Produto Viável, aquele que é o mais útil, oferecendo a combinação de diferentes funcionalidades (produto), que tem as menores dimensões possíveis, podendo ser entregue no prazo mais curto (mínimo) e que apresente o valor necessário para que o cliente se sinta atraído por ele e o adquira, gerando receita (viável).

Teste novas possibilidades com Customer Development

Esse conceito, criado por Steve Blank, consiste no processo cujo objetivo é testar e validar as hipóteses da empresa em relação aos clientes, aos produtos e ao mercado.

Utilize a tecnologia

Mesmo que a startup não ofereça bases tecnológicas, é importante fazer uso de ferramentas tecnológicas durante o processo de criação, desenvolvimento e após a concepção do negócio. A obtenção de escalabilidade também depende, em parte, da tecnologia.

Nesse contexto, convém usar frameworks, serviços, redes sociais e outros recursos que facilitarão o desenvolvimento rápido a custos mais baixos.

A Lean Startup é uma metodologia (ou conjunto de metodologias) que pode ser aplicada durante todo o ciclo de vida de uma startup, desde sua formação e durante todo o seu desenvolvimento, facilitando o crescimento e o alcance de novos patamares de forma equilibrada, ou seja, ela ajuda a tornar o negócio mais escalável.

O que achou do post? Aproveite para saber mais sobre métricas de startup, que ajudarão a gerenciar melhor os resultados de seu negócio!

Sobre o autor
Evandro Zanatta
Evandro Zanatta Especialista no desenvolvimento e crescimento de startups e produtos. Acredita no uso de data-driven para elaborar as melhores estratégias, alcançar os melhores resultados e sempre seguir no caminho correto. Tendo atuado em grandes plataformas de e-commerce e atendimento, atualmente lidera o time de marketing da Yapay, plataforma de pagamento do grupo Locaweb.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo