Conforme entramos na era da informação, os hábitos de compra da população mudam, sendo que hoje, boa parte dos consumidores dá atenção às questões ambientais. É o chamado consumo sustentável, buscando causar o mínimo de impacto possível ao planeta.
Essa tendência permite que as empresas de e-commerce que estão investindo em sustentabilidade consigam atrair um maior público, fortaleçam suas marcas no mercado e garantam uma maior fatia em vendas.
Neste post, vamos falar um pouco mais acerca desse movimento em busca do consumo sustentável e como sua loja online pode se preparar para atender a esses clientes diferenciados que buscam por sustentabilidade. Boa leitura!
A preocupação com o consumo sustentável na sociedade
As novas gerações têm uma maneira diferente de enxergar o mundo e o consumo em si. Elas mantêm uma preocupação genuína com o bem-estar do planeta, uma vez que têm acesso a todo tipo de informação acerca de como a Terra está poluída e prejudicada pelo consumo e poluição desordenados.
Isso faz com que eles tenham um olhar muito mais responsável nesse aspecto, buscando diminuir e escolher melhor cada uma de suas compras com o intuito de reduzir o impacto que sua existência causa em nosso planeta.
Nesse processo, nasceu o consumo sustentável, uma forma de consumir produtos apenas de empresas que se preocupem verdadeiramente com o meio ambiente e que utilizem práticas para também reduzir seus impactos.
O papel dos e-commerces nesse contexto
No consumo consciente, o comprador não analisa apenas qualidade, preço e outros fatores comuns, mas também o comportamento apresentado pelo fornecedor em relação aos cuidados com o meio ambiente e o desperdício dos recursos.
O e-commerce já é um das plataformas prediletas dos consumidores sustentáveis, pois, como não utilizam lojas físicas, o impacto ambiental é reduzido. Por conta disso, sua utilização deve crescer ainda mais nos próximos anos.
Contudo, mesmo tendo essa vantagem subjetiva, é preciso que as lojas virtuais estejam preparadas para mudanças, buscando se tornar verdadeiramente sustentáveis, uma vez que essa característica deve se tornar cada vez mais importante conforme o perfil dos consumidores se atualiza.
A necessidade de adaptação
Existem vários pequenos pontos que podem ser alterados dentro de uma organização para que ela alcance a sustentabilidade. Vamos listar algumas práticas simples que podem auxiliar nesse processo:
- reciclagem do lixo gerado — um pequeno ponto que é fundamental para a sustentabilidade e simples de se aplicar;
- economia de energia, água e papel — criar pequenas rotinas, como minimização de impressões e regras sobre a utilização das luzes, pode influenciar positivamente na redução de custos;
- criação de projetos de sustentabilidade — participar ou criar seus próprios projetos de preservação também é bem visto pelos clientes;
- respeito às leis ambientais — nem todas as empresas verificam a legislação ambiental do local onde atuam, sendo que é comum desrespeitarem regras básicas.
O consumo sustentável chagou para ficar e se adaptar a esse novo conceito é a única forma de sobreviver no mercado futuramente, sendo que cada vez mais os consumidores buscarão fazer negócios apenas com empresas sustentáveis.
Por isso, caso queira saber mais sobre este e outros assuntos, assine agora mesmo a nossa newsletter e comece a receber conteúdo de qualidade diretamente em seu e-mail!