E-book intermediador

Descubra como desenvolver inteligência emocional no trabalho

Ter inteligência emocional no trabalho auxilia a criar um ambiente corporativo mais saudável. Aprenda a desenvolvê-la!

Descubra como desenvolver inteligência emocional no trabalho

Não importa se você é MEI (Microempreendedor Individual), tem startup ou um e-commerce. Uma coisa é sempre certa: em algum momento e de alguma forma você lidará com pessoas. Assim, ter inteligência emocional no trabalho é imprescindível. É ela quem vai ajudar você a conduzir os processos produtivos com bom desempenho.

O termo vem da psicologia e se refere à capacidade de compreender e dominar as próprias emoções, ao mesmo tempo, em que consegue lidar bem com as respostas emocionais dos outros, como colegas, superiores ou clientes.

Gerenciar os próprios sentimentos, em um momento de muito estresse, não é fácil. Ter de lidar com consumidores irritados é, também, um desafio. No entanto, é possível desenvolver tais habilidades, com um pouco de dedicação. Acompanhe!

Tenha empatia

Um dos preceitos que envolvem a inteligência emocional no trabalho é a empatia com o outro. Ela significa aceitar que outra pessoa teve experiências de vida diferentes das suas por isso, tenderá a fazer outras escolhas ou sentir algo de maneira distinta. Cada indivíduo é único, cada visão de vida também será. Isso facilita a comunicação e ajuda a conseguir se colocar no lugar da pessoa.

Desenvolva autoconfiança

Não confiar em si, pode fazer com que alguém se torne mais passivo diante das solicitações mais abusivas dos superiores, por exemplo. Pode dificultar, ainda, o relacionamento com os colegas, ao ter insegurança de expor suas ideias para possíveis soluções de um problema.

Sendo assim, faça uma reflexão de todos os resultados positivos que você já teve até o momento. Além disso, procure se comparar apenas com suas experiências do passado, e não com outras pessoas.

Melhore seu autoconhecimento

Um dos primeiros passos, também, é ter um conhecimento mais profundo sobre si mesmo. Ele ajudará você a entender, por exemplo, em quais situações a sua raiva chega ao limite e o que poderá ser feito para que tudo se mantenha na calma. Entendendo mais sobre si, a pessoa tem mais condições ainda, de buscar melhorias para seus pontos fracos.

Saiba lidar com a pressão diária

É comum ter dias mais estressantes e cansativos na empresa. Nem sempre os momentos serão os mais favoráveis possíveis. A parte financeira pode não estar boa, um consumidor pode postar reclamações nas redes sociais ou, ainda, o incômodo pode vir de uma situação pessoal.

Independentemente de qualquer circunstância negativa, é importante respirar fundo e não descontar os aborrecimentos em pessoas que não tenham nada a ver com a questão. Separar os problemas também ajudará a ter foco e mais concentração nas metas diárias que precisam ser batidas.

Aprenda a se expressar com equilíbrio

A assertividade é outra característica que faz parte dessa habilidade. Uma pessoa assertiva é capaz de expor seus pensamentos e suas vontades, sem impô-las aos outros, ao mesmo tempo, em que não age de forma passiva.

Por exemplo, ao fazer um pedido a um colega, é possível agir sem ser agressivo ou autoritário. Ao mesmo tempo, se pedirem algo que você sinta não poder realizar, é possível negar o pedido, com firmeza e delicadeza, explicando os motivos para tal.

Conseguir ter uma boa inteligência emocional no trabalho ajuda o gestor a construir um ambiente corporativo mais saudável, fazendo com que as equipes na empresa sintam mais satisfação, consigam produzir com mais eficiência e o negócio se torne mais escalável.

Gostou do conteúdo? Então, curta nossa página do Facebook e acompanhe mais perto dicas incríveis para sua empresa!

Sobre o autor
Evandro Zanatta
Evandro Zanatta Especialista no desenvolvimento e crescimento de startups e produtos. Acredita no uso de data-driven para elaborar as melhores estratégias, alcançar os melhores resultados e sempre seguir no caminho correto. Tendo atuado em grandes plataformas de e-commerce e atendimento, atualmente lidera o time de marketing da Yapay, plataforma de pagamento do grupo Locaweb.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo