E-book intermediador

Design para loja virtual: porque ele é importante?

Design para loja virtual: porque ele é importante?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Criar um e-commerce demanda uma série de esforços para que o projeto se encaminhe bem. Passamos pelo planejamento, pesquisamos um nicho viável, fazemos os primeiros investimentos financeiros. Até aí tudo certo. No entanto, existe um valor que costuma ser negligenciado por muitos, podendo afetar negativamente os resultados: o design para loja virtual.

Essa característica vai muito além de escolher as cores certas. Envolve definir a melhor posição para os itens, a qualidade da imagem, a responsividade mobile, a rapidez no carregamento, a navegação intuitiva, uma linguagem clara. Enfim, vários atributos, em prol de entregar uma boa experiência de compra ao usuário.

Acompanhe o artigo e veja alguns motivos para ter mais atenção a esse aspecto!

Reforça a identidade da marca

Uma das questões mais interessantes quando falamos em design para virtual é o de colaborar para a construção de uma identidade. Uma marca é vista como relevante e tende a gerar mais identificação quando tem uma personalidade. Gerenciar esse aspecto é também chamado de branding. Essa ação é necessária para despertar sensações e criar conexões, que influenciam na decisão de compra.

É nessa identidade que a marca é diferenciada no meio de tantas outras e deixa de ser vista como genérica. Concepções, tom de voz, qualidades: tudo influencia no momento de agregar valor ao cliente.

Atrai visitantes

É possível comparar uma parte do design com a vitrine e o interior de uma loja física. Eles precisam ser atrativos, organizados, sem poluição visual e com produtos bonitos para que os consumidores tenham vontade de entrar e apreciar. Um lugar com goteiras, piso quebrado, roupas amontoadas em um balcão, provavelmente, espantaria boa parte da clientela.

Dessa forma, um site com visual limpo, paleta de cores harmonizadas, fotos bonitas tende a fazer com que os usuários tenham mais vontade de bisbilhotar os produtos.

Otimiza conversões

Seguindo a mesma linha de pensamento anterior, quanto mais à vontade o consumidor se sente ao navegar pelo e-commerce e quanto melhor sua experiência de usabilidade, maiores são as chances de conversão na compra.

Para cumprir isso, é imprescindível que os produtos sejam facilmente encontrados e que o momento do checkout seja transparente.

Melhora o rankeamento

Uma métrica muito importante e que ajuda a avaliar o quanto um site ou conteúdo é atrativo é a do bounce rate. Também chamada de taxa de rejeição, ela mostra a percentagem de visitantes que saíram de uma página sem lê-la até o final ou sem acessar outras páginas desse mesmo site. Quanto maior o índice, mais rejeição a marca tem.

Uma grave consequência disso é que quanto essa taxa é muito alta, o Google entende que o website não é relevante, o que pode fazer com que ele caia algumas posições no rankeamento.

Aumenta a chance de fidelização

Um dos temas mais importantes quando falamos em vendas, sejam virtuais, sejam presenciais, é o da experiência do cliente nessa ação. Quando ele sente tudo de forma positiva e acha que o processo foi descomplicado, ele tende a se sentir satisfeito. E emoções são grandes influenciadores no ato de comprar. A consequência é que o consumidor tem mais chances de voltar, o que facilita sua fidelização.

O design para loja virtual, como vimos, é essencial para que o empreendimento tenha o sucesso esperado. É aconselhável, contudo, fazer medições frequentes, como um teste A/B, a fim de verificar as escolhas mais efetivas.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e entenda a importância dos intermediadores de pagamento, para ajudar nas vendas!

Chargeback o Guia Deifinitivo
Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo