E-book intermediador

Dia do consumidor: A Black Friday do primeiro semestre

Dia do consumidor: A Black Friday do primeiro semestre

É isso mesmo o que você ouviu, black friday no primeiro semestre, mais precisamente no mês de março. Mas calma, apesar dos rumores de que a data seria transferida de data, estamos falando de outra data sazonal que vende tanto quando a sexta-feira negra.

Pode não parecer, mas segundo as estatísticas de pesquisas de E-commerce a segunda data com maior destaque nas vendas ao longo do ano é o dia do consumidor, comemorado no dia 15 de março.

Passando sempre despercebida no varejo, a data passou a ser visada pelos varejistas de plantão, principalmente por gerar nos consumidores uma expectativa quanto às promoções que serão realizadas.

Uma pesquisa realizada pela Social Miner constatou que mais de 50% dos consumidores já conhecem a data, e buscam ofertas com até quinze dias de antecedência da data.

Moda e Acessórios, totalizam 52,2% das intenções de compra, já eletrônicos ficam em segundo lugar com 46,1% e a terceira categoria com maior promessa é a de Beleza e Saúde, com 45,7%.

O que fazer nesta data?

Em primeiro lugar, estamos tratando de uma data comemorativa para quem você deseja vender um produto ou serviço. Sendo assim, o primeiro passo é estreitar o relacionamento com seu cliente para a data.

Lembrar de chegar até ele sem aquela venda direta ou empurrada, estamos falando da empatia, de chegar nele sabendo realmente como ele é, o que ele deseja, o que ele pode estar à procura. Então, em segundo lugar, segmente muito bem suas campanhas, e claro, conheça muito bem sua persona.

Este ponto é fundamental para que a sua comunicação seja mais assertiva e tenha maiores chances de conversão.

Se estamos falando de pessoas, estamos falando de diversos tipos e perfis de consumidores, então saiba onde ele está e principalmente por onde ele chegará até você. Neste ponto é importante oferecer a maior variedade possível de canais de atendimento, e principalmente que eles sejam o mais humanizados possíveis.

Abusar das promoções sempre é válido, ainda mais no e-commerce. Esta pode ser a hora de aumentar seu giro de estoque, queimar aquele estoque parado, e usar artifícios como kits, compre junto e outras funcionalidades que aumentem sua chance de converter.

Aliás, estoque é um ponto que merece atenção máxima, esteja bem ciente das quantidades disponíveis, se necessário aumente a quantidade próxima a data, lembre-se de que estoque é custo para qualquer negócio, estoque girando é lucro, e parado pode ser prejuízo ao lojista.

Verifique sua plataforma de e-commerce e certifique-se que ela suportará um aumento repentino no tráfego do seu site. Não adianta de nada trazer visitantes ao seu site se não funcionar justo nestas datas.

Se você tem como estratégia vender em Marketplaces, essa é mais uma data que pode gerar bons frutos. Os grandes Marketplaces geram campanhas poderosas e trazem muitos visitantes para seus sites. Aproveite isso, ofereça seus melhores produtos com os melhores preços.

Agora não esqueça de oferecer ao seu cliente diversas formas de pagamento, afinal quanto maior a variedade delas, maiores são suas chances de conversão, e claro, oferecendo segurança a você varejista e o comprador. Afinal, estas datas são visadas no mercado e possuem grandes índices de fraudes e chargebacks.

Mas se você deseja vender seguro e com diversas formas de pagamento, vale a pena conferir soluções que oferecem esses benefícios, como a Yapay, Plataforma de Pagamentos online que oferece antifraude e cobertura total ao lojista, caso acontece fraudes e chargebacks.

Saiba mais acessando www.yapay.com.br ou agende com um especialista. Agora chegou a hora de pôr a mão na massa e se preparar.

Gostou desse artigo? Então compartilhe!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo