Primeiramente você saberia responder o que seria um pagamento recorrente?
Por dedução podemos dizer que se trata de um pagamento que é habitual, repete-se a cada determinado período, ou tomada de serviço. E é isto mesmo, este é o significado de pagamento recorrente.
Você pode encontrar este tipo de cobrança em planos, mensalidades, assinaturas. Por exemplo, a assinatura de uma linha de telefone ou plano de academia. Para se caracterizar como recorrente, ele deve ter uma habitualidade estabelecida e a continuidade, que pode ou não ser determinada.
Qual seria a diferença entre planos, mensalidades e assinaturas?
Planos
Planos, são geralmente apresentados por meio de uma proposta para todos que possuem a chance de tornarem-se clientes. Por exemplo, os famosos planos de academia, anuais, semestrais, trimestrais.
O que faz o cliente aderir a um determinado plano é o atendimento de suas necessidades. Geralmente cada um possui valor específico, e como jogada de mercado os que possuem maior prazo como anuais, oferecem valores mais em conta ao cliente, ou que compensam mais.
Se pensarmos como empreendedores, trata-se de uma maneira de manter seu cliente por mais tempo, por um valor mais acessível a ele. Além disso, os planos são cobrados à medida que os serviços forem prestados, e podem ser renovados após o vencimento.
Assinaturas
As assinaturas possuem um caráter mais voltado a fidelização de clientes, isto porque, eles geralmente oferecem os produtos como benefício pelo pagamento, por exemplo, a assinatura de uma revista, ou site. A medida que você paga renova-se a entrega ou acesso.
No mercado são encontradas diversas formas de assinatura, para todos os gostos, produtos, serviços, e geralmente oferecem comodidade aos clientes, por receberem o produto ou serviço sem precisar sair de casa.
Mensalidades
Já a mensalidade, como o próprio termo prevê, é o pagamento realizado mensalmente por um serviço prestado, ou um produto. O caso mais comum e conhecido são as mensalidades de escolas particulares e cursos.
A mensalidade pode estar atrelada a um período determinado, podendo ser renovada após o término do prazo estabelecido.
O que há em comum com estes três modelos é a recorrência, que como citada anteriormente tornam-se habituais e periódicas. Geralmente não são feitos em um pagamento único, e sim em vários.
As vantagens da cobrança recorrente são diversas:
- Fidelização de clientes: Ao aderir a um plano, adquirir uma assinatura ou se pré dispuser ao pagamento de uma mensalidade você está estipulando o prazo que aquele cliente será seu.
- O pagamento recorrente facilita o acesso a produtos ou serviços de maior valor, por oferecerem diversas formas de pagamento e prazos diferentes.
- Controle de recebimentos: Através de uma cobrança recorrente é possível realizar a previsão do fluxo de caixa de sua empresa, prever os valores a serem recebidos em determinados períodos. O que facilita a gestão financeira do negócio.
- Mais valor ao produto: Com o pagamento recorrente é possível oferecer alguns benefícios ou complementos que agreguem valor aos produtos, como testes, descontos, entre outros.
- É importante lembrar que o pagamento recorrente não é um pagamento parcelado, por mais que efetivamente você possa pagar, por exemplo, um plano de academia em 10x no cartão e usar o serviço por 12 meses, é uma forma de pagamento que oferece benefícios ao cliente e as empresa.