Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

3 vantagens de ser um e-commerce multiadquirente

Multiadquirente é um gateway de pagamentos que trabalha de forma mútua com vários adquirentes, aceitando diferentes bandeiras.

3 vantagens de ser um e-commerce multiadquirente

Até alguns anos atrás, realizar compras com cartão era uma experiência que poderia ser frustrante, já que nem todos os estabelecimentos aceitavam todas as bandeiras, pois cada adquirente trabalha algumas com exclusividade. Hoje, temos um paradigma multiadquirente.

Além de uma abertura realizada pelo Banco Central em 2010, a própria evolução do mercado fez com que as adquirentes tivessem de mudar a sua forma de trabalho, aceitando várias bandeiras diferentes e, praticamente, acabando com a exclusividade.

Essas mudanças são altamente benéficas para o mercado de comércio online, já que permite aos lojistas um maior poder de barganha na hora de escolher o seu fornecedor e quais adquirentes utilizar. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto, a seguir!

O que é uma adquirente?

As adquirentes são empresas responsáveis por realizar a ponte entre a loja, as bandeiras de cartão e os bancos ou as demais instituições financeiras, para que uma determinada compra possa ser aprovada.

O fluxo prático desse processo é o seguinte: o cliente entre na página de checkout da loja, insere os seus dados de cartão e finaliza a compra. O e-commerce, nesse momento, envia as informações à adquirente, que faz o contato com a bandeira e verifica se o consumidor está apto para a compra ou tem saldo disponível para tal. Caso tudo esteja correto, a adquirente libera a compra.

Durante esse processo, várias falhas podem vir a acontecer, prejudicando a finalização do processo com a aprovação da transação. Em alguns casos, pode não ser a falta de crédito, o saldo ou a aprovação, mas algum problema no próprio processo. Algumas situações comuns são:

  • inserção errada de dados do cliente;
  • timeout devido à demora na comunicação entre a adquirente e a bandeira ou o banco; ou
  • indisponibilidade do sistema na adquirente.

O que é um multiadquirente?

O paradigma multiadquirente nada mais é que trabalhar com várias adquirentes. Isso pode ser feito por meio da contratação de um gateway de pagamentos, que pode ter um contrato com várias empresas que administram bandeiras de cartão.

No cenário em que estamos inseridos hoje, isso é fundamental, pois permite que um e-commerce possa aceitar e trabalhar com as mais variadas bandeiras de cartão, dando mais possibilidade de escolha de pagamento aos seus clientes.

Além disso, temos a retentativa, uma alternativa para falhas que garante uma nova tentativa de pagamento utilizando uma segunda adquirente, quando o contato com a primeira falhou por algum motivo.

Quando o e-commerce trabalha com apenas uma adquirente e ocorre alguma falha no processo de pagamento, o erro pode retornar e invalidar a transação. Esse problema pode persistir, caso o cliente tente novamente, causando uma má experiência — além de fazer com que o consumidor desista da compra.

Na retentiva multiadquirente, esse primeiro erro não é retornado ao cliente. Isso porque o gateway de pagamentos realiza uma nova tentativa de cobrança utilizando uma adquirente diferente, a fim de possibilitar a venda caso o erro não tenha a ver com a aprovação pela bandeira.

Essa retentiva acontece em segundos, dentro do próprio gateway, sem nenhum prejuízo para o cliente, que não ficará sabendo se a compra foi realiza em uma adquirente ou em outra — visualizando apenas a sua aprovação.

Quais são as vantagens de ser um e-commerce multiadquirente?

Separamos algumas das principais vantages para o seu negócio ao se tornar um e-commerce multiadquirente. Confira.

1 . Melhores taxas

Como você deve saber, cada adquirente que atua no mercado trabalha com as suas próprias taxas, sendo que algumas são mais caras que outras — a depender dos serviços utilizados.

Uma integração multiadquirente pode ser uma boa solução para a redução de custos, uma vez que é possível personalizar dentro do gateway de pagamento a principal opção na hora de uma transação, optando pela de menores taxas.

Ou seja, de acordo com algumas informações que interferem na cobrança da adquirente, você pode contar com os dados da bandeira e o número de parcelas para determinar qual será a adquirente utilizada em cada transação.

Esse pequeno detalhe permite que a sua empresa possa negociar melhores tarifas junto a cada adquirente e manter uma maior flexibilidade para escolher sempre as taxas mais favoráveis para o seu negócio.

2 . Maior número de aprovações

Os erros por conta de demora na comunicação entre o gateway e a adquirente podem ser bem comuns, o que leva a falhas na transação e uma desistência por parte do cliente, que acredita não ter saldo suficiente ou que a sua compra não foi autorizada.

O resultado disso são menos conversões. Ao apostar em uma estratégia multiadquirente, todas as negativas que não têm relação com a aprovação por parte da bandeira ou do banco recebem uma nova tentativa em uma adquirente diferente.

Com isso, temos muito mais conversões, pois as falhas de comunicação ou erros de processamento são suplantadas. Isso não é demonstrado ao cliente, que recebe uma mensagem positiva acerca de sua compra.

3 . Melhor experiência do cliente

O cliente pode ficar muito aborrecido e frustrado ao ter uma transação recusada e saber que estava tudo certo com o seu cartão — ou seja, descobrir que houve uma falha no pagamento que impossibilitou a sua compra.

Em casos como esse, o cliente dificilmente voltará a fazer negócios com o e-commerce, pois se sentiu constrangido com a negativa de sua compra.

Com a estratégia multiadquirente, todos os erros comuns de transação são evitados, já que o gateway utiliza uma segunda opção para finalizar a compra e garantir ao cliente uma experiência satisfatória, linear e positiva.

Como a diversidade de opções aumenta a conversão de vendas?

Além de garantir um maior número de conversões por meio da aprovação, uma estratégia multiadquirente também é interessante por ampliar o número de opções de pagamento, trazendo mais possibilidades para o seu cliente.

Mesmo que haja uma grande abertura com relação às bandeiras de cartões de crédito, bancos e outras instituições financeiras, ainda existem os chamados contratos de exclusividade, ou seja, algumas adquirentes são as únicas detentoras do direito de trabalhar com determinadas bandeiras.

Por conta disso, tornar-se multiadquirente também permite que o e-commerce trabalhe com o máximo de possibilidades de pagamento possível para o seu cliente, o que é diretamente responsável pelo aumento das conversões de venda, uma vez que se pode alcançar mais consumidores.

Quer saber como a Yapay pode auxiliar no crescimento de suas taxas de conversão? Entre em contato conosco agora mesmo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo