É bastante positivo poder contar com a tecnologia para otimizar diversos aspectos do nosso dia a dia. Até o departamento de compras da sua empresa pode ser beneficiado por isso a partir de um termo que você talvez não conheça: o e-procurement.
Trata-se de um sistema que automatiza compras entre empresas, permitindo tomar as decisões certas sem que seja necessário comprometer a sua produtividade para isso. Isso vale para os diversos estágios de uma aquisição, indo desde a cotação até o pagamento.
Trabalhar com um e-procurement tornou-se possível graças à evolução da internet e de seus vários protocolos logísticos e de segurança. Com esse mecanismo, é possível delegar processos de compras a um sistema e otimizá-los de maneira bastante eficaz.
No artigo a seguir, você entenderá melhor o que é um e-procurement e como esse sistema funciona. Confira!
O que é um e-procurement?
Um e-procurement é um descritivo de compras realizadas no âmbito B2B, utilizando plataformas online. Está relacionado a um processo de negociação via internet e serve como um registro fundamental para a gestão de compras de uma empresa, como um comércio eletrônico.
O advento da internet fez com que os empreendedores ampliassem a venda de seus produtos e serviços para o meio digital. Por isso, o e-procurement beneficia as empresas e facilita o processo de compra dos clientes. Eles podem encontrar com relativa facilidade os produtos mais acessíveis e disponíveis.
A utilização do e-procurement proporciona maior agilidade, segurança e otimização aos processos de compra, já que é capaz de automatizar a aquisição de produtos e demais suprimentos em todas as suas etapas.
Um dos seus principais atrativos é agilizar o processo de compras de uma empresa, possibilitando contratações e aquisições mais rápidas e efetivas. Além da economia de tempo, proporciona redução de custos, a possibilidade de escolher entre mais fornecedores e a redução de erros em potencial.
Quais as principais utilidades do e-procurement?
De modo geral, o e-procurement é responsável por controlar todo o fluxo logístico que inclui a ligação entre empresa e fornecedores, assim como a gestão de produtos e suprimentos que precisam ser comprados. Especificamente, ele envolve atividades como:
- negociação e regulamentação entre empresas e fornecedores;
- cotação, avaliação e escolha de fornecedores;
- transporte, logística e recebimento de pedidos;
- compra de matéria-prima, mercadorias e serviços;
- gestão de notas e demais contratos;
- análise de desempenho e feedback das entregas e dos fornecedores.
O seu uso possibilita mais segurança para as empresas na gestão da cadeia de distribuição no processo de compras. Dessa forma, é possível criar um planejamento confiável e aprimorar a logística, evitando, assim, prejuízos ao negócio e atrasos na produção ou entrega de mercadorias.
Como ele funciona?
Para obter os benefícios do e-procurement, você deve começar a utilizar uma plataforma ou um software que ofereça esse tipo de solução, ou seja, que proporcione métodos eficazes para automatizar o fluxo de negociação e de compra da empresa.
Essas ferramentas são capazes de auxiliar você a seguir por todas as fases de uma compra para a sua empresa, incluindo o pagamento.
Dessa forma, um e-procurement não é apenas uma plataforma digital, mas sim uma mudança na forma de pensar e executar as suas rotinas de compras. Trata-se de abraçar uma revolução tecnológica para os seus processos se tornarem mais eficazes e trazerem melhores resultados ao negócio como um todo.
Quais os principais tipos de e-procurement?
Como dito anteriormente, para colocar em prática esse sistema de comercialização, é preciso implementar algumas ferramentas tecnológicas. Em geral, elas trabalham integrando diferentes setores e oferecendo informações essenciais para todo o processo, aperfeiçoando, assim, a produtividade e a segurança dos procedimentos.
A seguir, conheça as principais ferramentas usadas para realizar o e-procurement!
Enterprise Resource Planning (ERP)
Um dos principais softwares desse segmento se chama Enterprise Resource Planning, mais conhecido pela sigla ERP. A partir dele, é possível controlar uma série de dados dos vários departamentos da sua empresa, inclusive o de aquisições, tornando mais ágil e simples o acesso às informações. Para o processo de compras, é possível usar o ERP para controlar seu estoque e realizar pedidos quando necessário.
E-sourcing
Outra possibilidade é o e-sourcing, também chamado de leilão reverso. Trata-se de uma ferramenta que possibilita identificar potenciais novos fornecedores, que dão lances com ofertas que atendem ao que você precisa. Assim, você pode escolher aquela que atende as suas necessidades e é mais atrativa para o seu negócio.
E-informing
Já o e-informing consiste apenas na troca de informações entre vendedores e compradores, ou seja, é um processo que, na verdade, acontece antes da compra. O intuito é gerar um banco de dados com fornecedores e recursos tecnológicos que facilitem a estruturação dos dados. Isso traz um impacto no desempenho e na eficácia da cadeia de suprimentos.
Como você pode ver, existem diferentes tipos de tecnologias e você pode optar por aquele que mais se encaixa com o seu produto e/ou serviço e as necessidades da empresa.
Quais as diferenças do e-procurement para o e-commerce?
É muito comum existir uma certa dúvida com relação à diferente entre os termos e-procurement e e-commerce, mas saiba que eles são bem diferentes.
Diferentemente do e-commerce tradicional, que permite apenas a compra e venda pela internet, o e-procurement abrange desde a análise de fornecedores até o fechamento da compra em si, isto é, é a automação de todo o processo de compras da empresa.
Portanto, o e-procurement pode ser a opção estratégica que o seu negócio necessita para gerar mais resultados. Nesse caso, é importante integrá-lo ao e-commerce tanto para gerenciar o fluxo de compras com mais eficiência quanto para reduzir os custos de aquisição de matérias-primas e de suprimentos. Juntos, esses dois recursos podem gerar diversas vantagens e economias para a empresa.
Tendo em vista todos os benefícios que um e-procurement pode trazer para o seu e-commerce, está na hora de considerar esse tipo de solução para o seu negócio. Esteja sempre de olho em formas de utilizar a tecnologia para otimizar o seu dia a dia, garantir uma maior eficiência em suas decisões e modernizar o setor de compras. Otimize o seu processo de compras ao deixar esse sistema tomando conta dele.
Quer continuar acompanhando todos os conteúdos? Então, aproveite para curtir a nossa página do Facebook, assim você fica sempre por dentro das atualizações!