Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Você sabe o que é o e como funciona o e-procurement?

Entenda o que significa trabalhar com e-procurement e os benefícios que isso traz para os seus processos de compras.

Você sabe o que é o e como funciona o e-procurement?

É bastante positivo poder contar com a tecnologia para otimizar diversos aspectos do nosso dia a dia. Até o departamento de compras da sua empresa pode ser beneficiado por isso a partir de um termo que você talvez não conheça: um e-procurement.

Trata-se de um sistema que automatiza compras entre empresas, permitindo tomar as decisões certas sem que seja necessário comprometer a sua produtividade para isso. Isso vale para os diversos estágios de uma aquisição, indo desde a cotação até o pagamento.

Trabalhar com um e-procurement tornou-se possível graças à evolução da internet e de seus vários protocolos logísticos e de segurança. Com esse mecanismo, é possível delegar processos de compras a um sistema e otimizá-los de maneira bastante eficaz.

No artigo a seguir, você entenderá melhor o que é um e-procurement e como esse sistema funciona. Confira!

O que é um e-procurement?

Um e-procurement é um descritivo de compras realizadas no âmbito B₂B utilizando plataformas online. Está relacionado a um processo de negociação via internet e serve como um registro fundamental para a gestão de compras de uma empresa, como um comércio eletrônico.

A utilização do e-procurement proporciona maior agilidade e otimização aos processos de compra, já que é capaz de automatizar a aquisição de produtos e demais suprimentos em todas as suas etapas.

Um dos principais atrativos do e-procurement é agilizar o processo de compras de uma empresa, possibilitando contratações e aquisições mais rápidas e efetivas. Além da economia de tempo, proporciona redução de custos, a possibilidade de escolher entre mais fornecedores e a redução de erros em potencial.

Como funciona um e-procurement?

Para obter os benefícios do e-procurement, você deve começar a utilizar uma plataforma ou software que ofereça esse tipo de solução. Elas são capazes de auxiliar você a seguir por todas as etapas de uma compra para a sua empresa.

Um desses softwares se chama Enterprise Resource Planning, mais conhecido pela sigla ERP. A partir dele, é possível controlar uma série de dados dos vários departamentos da sua empresa, inclusive o de aquisições. Para o processo de compras, é possível usar o ERP para controlar seu estoque e realizar pedidos quando necessário.

Outra possibilidade é o e-sourcing. Trata-se de uma ferramenta que possibilita identificar potenciais novos fornecedores, que dão lances com ofertas que atendem ao que você precisa. Assim, você pode escolher aquela que é mais atrativa para o seu negócio.

Dessa forma, um e-procurement não é apenas uma plataforma digital, mas sim uma mudança na forma de pensar as suas rotinas de compras. Trata-se de abraçar uma revolução tecnológica para os seus processos se tornarem mais eficazes e trazerem melhores resultados a você.

Tendo em vista todos os benefícios que um e-procurement pode trazer para o seu e-commerce, está na hora de considerar esse tipo de solução para o seu negócio. Esteja sempre de olho em formas de utilizar a tecnologia para otimizar o seu dia a dia e garantir uma maior eficiência em suas decisões. Otimize o seu processo de compras ao deixar esse sistema tomando conta dele.

Quer continuar acompanhando o nosso conteúdo? Inscreva o seu e-mail e comece a receber a nossa newsletter!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo