E-book intermediador
Empresas SaaS: os maiores desafios que impedem seu crescimento

Empresas SaaS: os maiores desafios que impedem seu crescimento

Atualmente, entrar para o universo do Software as a Service (SaaS), ou Empresas SaaS, é o sonho de inúmeros empreendedores. E isso vale tanto para iniciantes como para profissionais mais experientes! Afinal, esse tipo de negócio traz uma série de vantagens, como a possibilidade de gerar receita recorrente. Acredite: uma vez construído o software, o empreendedor pode gerar um volume significativo de receita sem precisar providenciar novas versões ou fazer atualizações no produto.

Ao mesmo tempo, vale lembrar que nada disso é regra, ok? Todas as empresas SaaS também enfrentam desafios que podem travar sua expansão e gerar dores de cabeça. Neste post, não só vamos mostrar alguns desafios como apontar maneiras para você superá-los, eliminando eventuais gargalos para a prosperidade do negócio.

Pronto para arregaçar as mangas e trabalhar nas soluções certas a fim de continuar crescendo? Então vamos lá!

Atendimento ao usuário

Por se tratar de um negócio de software, diversos líderes de empresas SaaS relatam ter bastante trabalho com o suporte e o atendimento ao cliente. Isso porque, dependendo da complexidade do produto, os consumidores podem ter mais dificuldade no uso — especialmente no início, momento em que a curva de aprendizado costuma ser mais acentuada.

E a verdade é que, algumas vezes, essa questão pode se transformar em um problema para o negócio. Imagine se, em vez de cuidar de questões estratégicas ou até mesmo administrativas, o empreendedor passasse a investir seu tempo no suporte a clientes. Com isso, outras áreas da empresa acabariam sofrendo, como o setor de vendas ou até mesmo as atualizações do produto.

A solução aqui costuma ser contar com um sistema de suporte com base em tickets, tendo um banco de dados com respostas para as questões mais comuns. Acompanhe como esse recurso pode trazer diversos benefícios!

Retorno

Quando o cliente tem uma dúvida, pode abrir um chamado e aguardar atendimento. Enquanto isso, você envia uma confirmação de que a solicitação foi devidamente recebida e será atendida em até 24 horas, por exemplo.

Arquivo

As dúvidas dos clientes ficam arquivadas, servindo como base para que você e a equipe de suporte desenvolvam respostas padronizadas de modo a explicar cada questão com o máximo de clareza possível. Isso sem contar que as perguntas enviadas funcionam como ponto de partida para o aprimoramento do software ou até para a criação de tutoriais e vídeos de treinamentos para os usuários.

Continuidade

Com um sistema de banco de dados estruturado para atendimento, a empresa SaaS não sofre tanto quando há turnover de profissionais do suporte. Nesse contexto, se for preciso substituir um colaborador, a adaptação do novo profissional ou da nova equipe será muito mais fácil e fluida.

Retenção de clientes

Como dissemos lá na introdução, ter um negócio capaz de gerar receita recorrente é o sonho de muitos empreendedores. No entanto, para que isso aconteça, é preciso trabalhar a retenção de clientes. E é justamente nesse ponto que muitas empresas SaaS enfrentam dificuldades.

Pense bem: você já teve clientes que assinaram seu software e cancelaram o serviço logo após o primeiro mês? Pois, esse tipo de ocorrência é um sintoma de falha no marketing. Se a taxa de churn (rejeição ou cancelamento) estiver alta, reflita sobre:

  • quem é seu público-alvo, sua persona — representação do cliente ideal;
  • o direcionamento do marketing para alcançar essa audiência.

Somado a isso, é preciso se certificar de que a empresa vem corrigindo os erros do software, dando o suporte necessário e tornando seu uso mais intuitivo. Com essas medidas, o Lifetime Value (tempo de vida médio do cliente) tende a aumentar, trazendo mais lucro para o negócio.

Redução de custos

Muitas empresas SaaS optam por uma operação enxuta, com poucos funcionários e estratégias de automação. E por mais que isso certamente ajude a diminuir as despesas do negócio, nem sempre é o suficiente. Na prática, o que acontece é que, muitas vezes, o custo do processo de venda é elevado.

Sabemos que o investimento no desenvolvimento do software já é alto. Contudo, nem o melhor software do mundo se vende sozinho! É preciso investir em marketing e divulgação para atrair novos usuários. O que alguns empresários não se dão conta é que também é possível automatizar o próprio marketing e, com isso, reduzir custos.

Atualmente, estratégias de inbound marketing permitem atrair o cliente até o negócio. A partir daí, com as ferramentas certas, é possível automatizar a captação e a nutrição de leads — usando sistemas respostas automáticas, por exemplo.

Junto a isso, também dá para integrar as ferramentas de marketing com o CRM, automatizando toda a gestão dos leads e clientes. Com isso, é possível identificar aqueles usuários que estão prontos para a compra a fim de abordá-los no momento ideal, economizando energia e mão de obra.

Processamento de pagamentos

De nada adianta captar os clientes certos e trabalhar para aumentar o Lifetime Value se os pagamentos não forem concluídos, não é mesmo? Na realidade, apesar de muitos empresários dizerem praticar um modelo de recorrência, não chegam a implementar um sistema que automatize as cobranças. Com isso, precisam mensalmente gastar energia para concluir pagamentos e fazer com que o dinheiro de fato entre no caixa da empresa.

Quando essa questão permanece não resolvida, abre-se espaço inclusive para a inadimplência! Lembre-se de que até os clientes mais honestos e bem-intencionados do mundo correm o risco de ter um cartão de crédito cancelado, passar por um problema no débito bancário ou simplesmente se esquecer de pagar um boleto. Felizmente, a solução nesse caso é direta: basta usar um sistema de pagamentos recorrente como intermediador.

Atualmente, existem soluções desse tipo voltadas especificamente para empresas SaaS, deixando o empreendedor despreocupado. Com esse recurso, os pagamentos entram automaticamente, mês após mês, permitindo que o dono do negócio foque em questões estratégicas da empresa.

Aumento do ticket

Como aumentar o valor médio investido por cada cliente e, consequentemente, expandir os lucros da minha empresa SaaS? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem dia após dia, mas que nem sempre é fácil de ser respondida.

Na prática, por ser uma cobrança mensal, costuma ficar difícil aumentar os preços. E, ao contrário do que muita gente pode pensar, o argumento da inflação não é suficiente para convencer o usuário de que o preço do software deve subir. Um caminho que muitos empresários encontram nessa encruzilhada é implementar novas funcionalidades na plataforma, cobrando mais caro graças a essas novas features.

Mas existe outra possibilidade que ainda é pouco explorada: educar o cliente e se tornar uma espécie de consultor. Quando você ajuda o usuário a aproveitar melhor sua tecnologia, vocês automaticamente se tornam parceiros de negócio. Com isso, futuramente você pode até mesmo oferecer planos mais avançados, de maior preço, desde que atendam às novas demandas do cliente — afinal, ele também avançou no negócio dele!

Como comentamos ao longo deste post, não restam dúvidas de que as empresas SaaS apresentam particularidades em relação à gestão do negócio. Por isso, os desafios enfrentados por quem empreende nesse ramo também são bem específicos. Mas isso definitivamente não significa que é impossível superar as dificuldades e continuar expandindo o negócio!

Aplique as dicas que mostramos aqui e você estará no caminho de conquista do sucesso! Antes, porém, que tal nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de novos conteúdos?

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)