E-book intermediador

5 dicas para evitar fraudes com cartão de crédito no e-commerce

O e-commerce no Brasil não é para amadores, só perdemos em números de fraude para índia, por isso é muito importante estar atento e protegido. Saiba como neste artigo.

5 dicas para evitar fraudes com cartão de crédito no e-commerce

O quanto você costuma pensar na segurança do seu e-commerce? Será que ele está vulnerável a fraudes com cartão de crédito? Pense no seguinte cenário: um cliente tem o cartão de crédito fraudado e outra pessoa utiliza essas informações para fazer uma compra em seu e-commerce. Naturalmente, o banco emissor do cartão anulará o pagamento, mas ainda assim a sua loja perdeu um produto sem receber por ele.

Além disso, uma loja virtual em que fraudes são recorrentes transmite uma péssima imagem para potenciais clientes. Por isso, é bastante difícil se sustentar no mercado com esses problemas ocorrendo de maneira frequente. Conheça a seguir 5 dicas para evitar fraudes com cartão de crédito no e-commerce.

1. Implemente um sistema antifraude

Todo e-commerce precisa de um bom sistema antifraude não só para garantir a segurança de todas as suas operações como também para proteger os dados dos seus clientes. Se esses aspectos da sua operação forem comprometidos, o seu negócio tende a ser altamente prejudicado.

Um sistema antifraude oferece protocolos de segurança e checagens de rotina para garantir que as operações financeiras do seu e-commerce sejam legítimas e não fiquem acessíveis a invasores. Existem diversas opções no mercado, então vale a pena escolher aquela que oferece exatamente o que você precisa.

2. Não armazene dados do cartão de crédito

Outra forma de evitar o risco de fraudes com cartão de crédito em seu e-commerce é não armazenar os dados dos seus clientes sem criptografia no seu banco de dados. É um processo valioso que consiste em trancar essas informações com uma chave que apenas a sua loja tem acesso.

Dessa forma, mesmo em um cenário de ataques por hackers, os dados dos seus clientes não estarão visíveis aos invasores.

3. Contratar um intermediador de pagamentos

Não é todo e-commerce que tem a estrutura necessária para realizar análises constantes de fraude a cada pagamento processado nas compras. Felizmente, é possível contar com a ajuda da tecnologia para otimizar esse aspecto da sua loja.

Um intermediador de pagamentos é responsável por receber os seus pagamentos, analisar o risco deles e liberar a transação de acordo com seus critérios de segurança. Em contrapartida, ele cobra um percentual sobre o valor da venda.

4. Escolha uma plataforma segura

Muito da segurança de um e-commerce depende da plataforma em que ele está estabelecido. Se há problemas estruturais nela, fraudes com cartão de crédito são apenas um dos tipos de problemas que podem ocorrer e prejudicar as suas vendas.

Portanto, escolha uma plataforma que seja capaz de oferecer a segurança necessária para proteger os seus dados e conter a ameaça de ataques e invasões.

5. Capacite a sua equipe

O fator humano é decisivo para evitar fraudes com cartão de crédito em seu e-commerce. É preciso treinar a sua equipe para que não caia em armadilhas que possam expor os dados dos seus clientes e, assim, deixá-los vulneráveis a fraudes.

É o caso, por exemplo, do seu time de atendimento entender a importância de seguir as etapas corretas de seus processos e aplicar os protocolos de segurança adequados.

Tendo em vista a importância de proteger o seu e-commerce contra fraudes com cartão de crédito, está na hora de colocar essa preocupação como uma prioridade. Leve em conta as dicas do artigo e comece a elaborar o seu plano de ação para minimizar as suas chances de ter problemas.

Aprenda mais sobre como oferecer um ambiente seguro e confiável aos seus clientes. Baixe o nosso e-book que traz um guia definitivo sobre intermediador de pagamentos e sua integração com um e-commerce.

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo