Banner intermediador
Expansão de e-commerce: o que meu negócio precisa para crescer?

Expansão de e-commerce: o que meu negócio precisa para crescer?

Hoje, vamos falar de algo que muitos donos de loja virtual pensam: como fazer o meu negócio crescer de forma sustentável e constante?

A expansão de e-commerce depende muito de foco no consumidor, conhecimento de mercado e habilidade de correr riscos controlados. Neste artigo, vamos detalhar algumas atitudes que você precisa tomar para conseguir essa realização. Pronto para começar?

Defina os seus objetivos de crescimento

O crescimento do e-commerce é um sonho de muitos empreendedores dessa área. No entanto, o que separa aqueles que têm sucesso dos que estagnam é a capacidade de se planejar, vislumbrar os objetivos e buscá-los.

Um dono de e-commerce precisa trabalhar com dois tipos de meta. A primeira é a razão pela qual você começou o seu negócio. Você quer que a loja virtual se consolide no mercado? Quer ter uma renda suficiente para se dedicar a apenas uma profissão? Ter uma ideia clara do que você deseja para sua vida e para sua empresa é o passo essencial de uma boa estratégia de crescimento.

Depois disso, é preciso saber o caminho que você percorrerá para atingir esses objetivos. É importante quebrar grandes jornadas em metas menores, que sejam mensuráveis, racionais e executáveis.

O método OKR de objetivos e resultados-chave (Objectives and Key Results) é uma ferramenta interessante nesse caso. Por meio dela, o gestor cria metas trimestrais e avalia seu progresso constantemente, podendo fazer ajustes ao longo do caminho sem ter que reformular o plano de negócio completamente.

Foque em um nicho de mercado

Com as alterações do hábito de consumo nos últimos anos, a maioria das empresas, em diversos setores, está mudando seus investimentos para nichos de mercado. Em vez de tentar abraçar um grande público e ganhar na quantidade, elas estão focando em interesses mais específicos para conquistar o engajamento.

Será que a sua loja já não tem um caminho para buscar um nicho hoje? Dando um exemplo mais simples, imagine um e-commerce de artigos de esporte que tenha bons fornecedores para variedade e preço na seção de bicicletas. Talvez, nesse caso, seja melhor aproveitar essa vantagem e, em vez de pegar um pouco de cada público, se tornar uma referência entre os ciclistas, com um atendimento e uma gama de produtos mais especializados.

Se algo do tipo for possível na sua loja virtual, comece a estudar a viabilidade de nichar o e-commerce. O que se perde em abrangência é recompensado em ticket médio e fidelização.

Crie programas de fidelização e relacionamento

Falando no assunto, criar e cultivar sua base de clientes fiéis é uma forma de alcançar o crescimento sustentável no e-commerce. O problema de muitas campanhas baseadas em picos de venda é que o faturamento se torna muito instável — algo bem prejudicial para o negócio.

Investindo em programas para dar vantagens e descontos aos clientes constantes, sua loja retém mais e tem sempre um piso saudável de vendas durante o mês. E é muito mais fácil arriscar o próximo salto quando você sabe que tem uma rede de segurança lá embaixo.

Ofereça experiência omnichannel

O atendimento ao consumidor é o melhor caminho para satisfazer e fidelizar, e vai além disso, contribuindo com o seu crescimento.

Oferecer uma experiência omnichannel significa buscar formas variadas e complementares para se relacionar com o público.

Além disso, um site que funcione em todos os tamanhos de tela, redes sociais, aplicativo e até lojas conceito são sugestões de ações que, quando integradas e bem gerenciadas, atraem diversos perfis de público em várias etapas da jornada do consumidor.

Invista em marketing digital

Para potencializar o atendimento, a fidelização e o omnichannel, é importante que uma loja de e-commerce invista em marketing digital, principalmente para a criação de autoridade na área de atuação e posicionamento em motores de busca.

Algumas ferramentas de marketing digital, como SEO e marketing de conteúdo, permitem que sua loja virtual seja encontrada com mais facilidade pelas pessoas certas — aquelas que têm um problema que pode ser resolvido com o seu produto ou serviço e que já estão interessadas em realizar uma compra.

Essas campanhas podem, inclusive, incluir as redes sociais, para que seu e-commerce fique conhecido e seja associado à qualidade e bom atendimento no nicho em que você trabalha.

Considere os marketplaces

Até pouco tempo atrás, o Mercado Livre era a única opção robusta de marketplace no Brasil, mas essa realidade vem mudando rapidamente. Hoje, existem várias opções desse tipo para expor seus produtos — desde marketplaces nichados até a venda por grandes portais, como Submarino e Americanas.

Esse modelo de venda pode ser usado como canal principal de um e-commerce, mas o ideal é que ele sirva como mais uma rota pela qual os consumidores podem encontrar a sua loja.

Aliar a visibilidade de um marketplace com uma boa experiência de compra e relacionamento omnichannel é a base para fazer seu negócio crescer.

Aposte em um intermediador de pagamento

Por último, vamos falar do que talvez seja o maior obstáculo para o crescimento de um e-commerce. Esse modelo de negócio exige muito do empreendedor para criar uma imagem de confiança no mercado, principalmente quando falamos da segurança de informação na hora de uma transação financeira.

Para que o cliente confie e compre na sua loja, ele precisa ter certeza que aquele é um ambiente seguro e que sua compra será feita sem o risco de vazamento de dados sigilosos e com a praticidade de meios de pagamento variados.

O problema é que, para oferecer isso por conta própria, é necessário investir muito em tecnologia e operação.

Mas, nos últimos anos, os intermediadores de pagamento resolveram essa questão. Eles são serviços oferecidos por empresas especializadas, que garantem a disponibilidade, privacidade e praticidade da transação financeira. Cabe ao empreendedor apenas o trabalho de implementar a solução no sistema e gerenciar seu funcionamento.

Ou seja, essa é uma maneira de dar escalabilidade ao e-commerce sem se preocupar com gargalos operacionais ou a quebra de confiança do consumidor.

Executando essas ações no seu negócio, com metas bem definidas, um bom relacionamento com o público e campanhas de visibilidade, a expansão do seu e-commerce será uma realidade cada vez mais próxima.

E aí, gostou do artigo? Se você quer se informar mais sobre técnicas, ferramentas e ideias para alavancar a sua loja virtual, siga as nossas redes sociais!

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)