E-book intermediador

Saiba como se preparar para uma expansão no seu e-commerce

A expansão no e-commerce pode ser traduzida em duas palavras: oportunidades e desafios. Saiba como superar os desafios e aproveitar as diversas oportunidades de crescimento!

Saiba como se preparar para uma expansão no seu e-commerce

Os ganhos que a expansão no e-commerce traz são inúmeros. Entretanto, para chegar no ponto em que os lucros palpáveis são verificáveis, será preciso superar algumas adversidades. Para isso, nada melhor do que se preparar com antecedência e contar com as melhores dicas.

Portanto, continue a leitura deste post e confira as possíveis dificuldades que você poderá enfrentar, caso decida levar a sua companhia para o próximo nível. Em seguida, veja algumas dicas valiosas para se prevenir e alcançar os resultados de forma mais rápida!

Quais desafios você poderá enfrentar ao realizar uma expansão no e-commerce?

Atualmente, sua empresa pode ter uma cobertura local, lidar bem com a concorrência e, inclusive, apresentar lucro. Entretanto, ao expandir para um novo mercado e buscar novos clientes, ela enfrentará outros concorrentes e precisará sair da zona de conforto.

Esse cenário de crescimento traz consigo vários desafios para os gestores, entre eles:

  • acompanhar as mudanças no e-commerce e adequar a plataforma online;
  • garantir a funcionalidade dos processos internos;
  • gerenciar o fluxo de caixa de forma eficiente e reduzir custos desnecessários;
  • possuir os sistemas adequados e que sejam integráveis à plataforma de e-commerce;
  • responder à competição de forma rápida e eficaz.

Sabemos que esses potenciais problemas podem assustar, mas não se preocupe. Com uma preparação adequada e boas dicas, você poderá expandir o e-commerce e alcançar o tão desejado aumento de faturamento.

Como expandir o negócio de forma eficiente?

Preparado para começar a colocar em prática o plano de ampliação da sua organização? Confira algumas sugestões valiosas!

Tenha processos estruturados

O primeiro passo para expandir um e-commerce é garantir que a sua empresa está preparada para dar o próximo passo. Em termos práticos, isso significa que você precisa ter processos bem estruturados e que funcionem — e essa recomendação se estende para todos os setores!

Estabeleça uma rotina de atividades diárias. Analise os possíveis pontos de melhoria e coloque um plano de ação em prática. Dessa forma, caso surjam problemas, a sua equipe poderá resolvê-los rapidamente.

Obtenha uma infraestrutura adequada

Uma vez que seus processos estão estruturados, é necessário dar o passo seguinte. Conforme uma empresa cresce, torna-se mais difícil garantir que as informações serão compartilhadas de forma eficiente e que exista uma sinergia entre os setores. Por isso, é preciso contar com um sólido sistema de gerenciamento de dados, que permita integrações com sistemas financeiros, de estoque etc.

Além disso, os gestores de e-commerce precisam verificar, por exemplo, se a plataforma virtual consegue suportar um aumento no tráfego de consumidores e um crescimento das vendas. Não se esqueça, também, de verificar questões de segurança, principalmente relacionadas ao processo de pagamento.

Mantenha um fundo de emergência

É sabido que a expansão no e-commerce poderá gerar gastos adicionais no seu planejamento financeiro. Entretanto, quando a empresa adentra um novo mercado, lança um novo produto ou amplia o público-alvo, é normal que aconteçam imprevistos — mesmo que você planeje e analise todas as variáveis.

Sendo assim, ter acesso a um fundo de emergência — caso necessário — poderá ser determinante para uma expansão bem sucedida. Portanto, discuta com o time financeiro os recursos disponíveis para esse capital.

Proteja a cadeia de suprimentos

Uma gestão eficiente de estoques e da cadeia de suprimentos é uma boa prática para empresas que querem se manter líderes no mercado. Entretanto, se você deseja expandir e aumentar a audiência da sua loja virtual, proteger e gerir eficientemente a cadeia de suprimentos será um requisito.

Reavalie os contratos com seus fornecedores e confira se eles conseguem suprir as novas demandas que surgiram com a expansão. Além disso, trabalhe juntamente com seus parceiros e tente reduzir os períodos de entrega. Com isso, você poderá evitar um grande volume de estoque obsoleto e, ainda, economizar com gastos desnecessários.

Neste texto, citamos alguns desafios que podem aparecer no caminho de empresas em processo de expansão do e-commerce e como os gestores podem enfrentá-los. Entretanto, a melhor sugestão que podemos dar é se preparar com antecedência e, inclusive, capacitar sua equipe para que eles tenham as habilidades necessárias para esse desenvolvimento.

Manter-se atualizado é uma das maneiras mais eficazes de preparar a empresa para o futuro. Portanto, siga as nossas redes sociais e leia os mais atuais conteúdos de e-commerce e de plataformas de pagamento. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo