E-book intermediador
Gateway de pagamento online: quais são as vantagens de usar?

Gateway de pagamento online: quais são as vantagens de usar?

O gateway de pagamento online é uma opção de interface que faz a transmissão de dados entre comerciantes, bancos e clientes. Essa ferramenta é usada para mediar as transações financeiras de compras realizadas em lojas virtuais, operando de maneira semelhante a um terminal de cartão de crédito usado no comércio físico.

Analisando os benefícios trazidos pelo uso do gateway de pagamento online, o gestor consegue tomar uma decisão mais embasada sobre qual modelo adotar. Que tal começar agora? Acompanhe o post de hoje para conhecer 8 vantagens desse meio de pagamento e entender como sua empresa pode se beneficiar com essa solução!

Redução de custos

Os gateways de pagamento possibilitam que as lojas virtuais reduzam os custos operacionais relativos a despesas da área de fechamento de vendas.

Por fazer a conexão do e-commerce com bancos e operadoras, adaptando-se às exigências das instituições financeiras para cobranças e checkouts, o gateway diminui o custo de manutenção do sistema financeiro do negócio. Obviamente, isso gera economia para o empresário.

Permitindo ao cliente efetuar a aprovação da compra de maneira mais rápida, a ferramenta diminui o tempo geral de operação, o que também possibilita melhorias econômicas ao negócio. Esse detalhe é especialmente relevante quando levamos em consideração o cenário de alta competitividade entre lojas online.

Segurança nos processos

A segurança é um aspecto fundamental na escolha do intermediador. Em relação a esse quesito, saiba: os gateways proporcionam grande estabilidade ao servidor, não só aumentando a segurança das mediações como proporcionando outros benefícios. Podemos citar, por exemplo:

  • a proteção do lojista contra cartões roubados, clonados ou sem crédito;
  • o aumento da segurança dos clientes quanto a ocorrências de roubo de dados;
  • a flexibilidade de conexão com sistemas antifraudes instalados pela empresa;
  • a possibilidade de renegociação do lojista com outras operadoras sem afetar a base de clientes.

Basicamente, as garantias desse sistema de pagamento aumentam a segurança no processo de compra e venda tanto para o lojista como para o cliente, o que melhora os resultados e a escalabilidade do e-commerce.

Conexão mais completa

Os gateways de pagamento simplificam a conexão do e-commerce, ligando-o diretamente com os bancos e as operadoras de cartões. Resultado de uma comunicação eficiente, esse vínculo proporciona mais agilidade às transações. Lojista e cliente saem ganhando.

O sistema é responsável por 3 tarefas: efetuar a conversão, analisar os dados e realizar (ou não) a aprovação. Quanto mais agilidade e segurança cercarem esses processos, melhor se torna o desempenho da loja virtual como um todo.

Maiores taxas de conversão

Avaliando o desempenho da estratégia e dos processos aplicados, a taxa de conversão é uma métrica essencial para o e-commerce. Quando relacionado com o gateway, indica o quanto a loja virtual vendeu de fato. Refere-se, afinal, aos pagamentos aprovados pelas instituições financeiras.

Fazendo uma comparação com a taxa de conversão dos intermediadores, os gateways se destacam ao trazer um maior percentual de transações concluídas. Isso se deve não só à transparência envolvida nas negociações mas também à agilidade para sua aprovação.

Variedade de opções

Outra questão importante para acompanhar diz respeito às formas de pagamento que são aceitas. É importante lembrar que essa definição impacta diretamente as vendas. Afinal, quando o cliente não encontra o que deseja nas opções disponíveis, tende a procurar a concorrência. Com isso, você perde a venda.

A boa notícia é que os gateways oferecem uma grande variedade de opções de pagamento, o que aumenta as chances de fechamento de vendas para o e-commerce e melhora a experiência do cliente com a compra. Podemos destacar entre as opções:

  • compra com 1 clique;
  • uso de 2 cartões;
  • estorno de pagamento;
  • pagamento recorrente.

O que você tem que guardar aqui é que, aumentando as chances de contemplar as necessidades do cliente, você automaticamente aumenta também as oportunidades de vendas da loja. E isso é possível com a diversificação das formas de pagamento!

Transparência no checkout

Diretamente relacionada à alta taxa de conversão do gateway de pagamento, a oferta do checkout transparente melhora a confiança que o consumidor deposita no e-commerce para finalizar seu pedido.

É preciso ter sempre em mente que o processo de compra é delicado, com cada novo desafio implicando em uma reavaliação do cliente sobre a relevância daquela aquisição. Assim, quanto mais desafios surgem, mais difícil vai se tornando a finalização da compra.

Uma página de checkout complicada, que exige redirecionamento para outro site ou que não transmite confiança para o comprador, diminui as chances de conclusão da venda. Então anote aí: quanto mais simples, objetiva e transparente for essa etapa, melhores são as oportunidades do e-commerce. E o gateway é determinante para essa definição.

Agilidade na confirmação

Satisfazer o cliente em todas as etapas do processo de compra, incluindo a confirmação do pagamento: esse deve ser o objetivo de todo e-commerce para otimizar a experiência do público.

Graças à mediação direta dos gateways com bancos e operadoras, tanto o processo de confirmação dos dados do cliente como a verificação do crédito necessário para a transação são mais rápidos. Com isso, a transação é confirmada quase que imediatamente.

Um aspecto importante relacionado a essa etapa é que, normalmente, o tempo de entrega começa a ser contado a partir da confirmação do pagamento. Dessa forma, quanto mais demorado for o processo de aprovação, mais impaciente o cliente pode ficar com a loja.

Negociação de taxas

Por fim, um último aspecto que merece destaque entre as vantagens de se optar pelo gateway de pagamento online se refere à possibilidade de negociação direta com as instituições financeiras.

Enquanto os facilitadores, como as subadquirentes, têm taxas fixas e inflexíveis sobre as compras realizadas, a negociação com os bancos permite taxas de administração menores — principalmente nos casos em que o volume de vendas da loja virtual é elevado.

No fim das contas, a escolha do sistema para transações financeiras usado no e-commerce é essencial para manter a satisfação do cliente, melhorar a segurança e a agilidade dos processos, além de reduzir custos por meio de melhores taxas e de uma operacionalização simplificada.

Como você viu, o gateway de pagamento online oferece muitas vantagens para negócios de todos os segmentos. Para tomar uma decisão, no entanto, o ideal é conhecer outras possibilidades. Só assim você terá certeza da sua escolha, não concorda? Então aproveite para conferir um conteúdo exclusivo sobre adquirentes, subadquirentes e gateways!

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)