Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Gateways de pagamento e recorrência: entenda essa relação

É possível combinar gateways de pagamento e recorrência para obter uma solução simples e eficaz de controlar suas receitas.

Gateways de pagamento e recorrência: entenda essa relação

Nos últimos tempos, termos como gateways de pagamento e recorrência têm sido muito utilizados em conjunto, já que as empresas que contam com esse tipo de cobrança também buscam facilitar o seu dia a dia.

A economia da recorrência tem se tornado cada vez mais forte no mercado, fazendo com que esses negócios busquem soluções que tragam praticidade, controle financeiro e uma boa experiência para seus clientes.

Os gateways de pagamento se apresentam como uma ótima ferramenta nesse sentido, trazendo uma série de benefícios para as empresas que atuam com recorrência. Entenda mais, a seguir!

O que é a recorrência?

A economia de recorrência vem ganhando muita força nos últimos tempos devido a ascensão de várias empresas aplicando esse modelo de cobranças.

Na prática, trata-se da oferta de adesão de serviços por meio de planos de assinaturas, contratos periódicos ou mensalidades. É uma ótima forma de reter e fidelizar clientes para a sua companhia.

Você já deve ter ouvido falar na Netflix: ela é um grande exemplo de recorrência, na qual temos acesso a conteúdos por streaming ao pagar um valor mensal.

O pagamento mensal garante a prestação de serviço contínua e permite que a empresa tenha uma previsão orçamentária bem definida, controlando melhor seus custos e investimentos.

Esse é apenas um exemplo simples, mas esse modelo pode ser aplicado a qualquer empresa, em qualquer nicho. É o caso do Clube Wine, que, por meio de uma assinatura, entrega todo mês uma caixa surpresa com diferentes rótulos de vinhos aos seus clientes.

O que são gateways de pagamento?

Estamos em plena era da transformação digital, e as suas mudanças já estão em curso dentro do setor de pagamentos. Assim, os gateways são interfaces que integram e fazem a comunicação entre empresas, operadoras e adquirentes.

São prestadores de serviços que realizam o agrupamento de diversos meios de pagamento em uma solução única, facilitando a vida dos empreendedores que precisam dessas possibilidades.

O principal objetivo de quem busca um gateway de pagamento é ter acesso à várias opções de pagamento, sem a complexidade de realizar a integração manual com diversas interfaces. Eles funcionam de forma muito semelhante a uma máquina de cartão de crédito, dessas comuns, utilizadas em lojas em geral.

O cliente compartilha seus dados de pagamento, e o gateway se encarrega de comunicar com o adquirente em tempo real, validando e processando a operação.

Dessa forma, ele facilita, e muito, a vida do empreendedor, poupando tempo e dinheiro que seriam empregados na construção de uma integração manual e ofertando um serviço ágil e seguro.

Qual é a relação entre gateways de pagamento e recorrência?

O modelo de recorrência vem se tornando cada vez mais comum, já que é capaz de garantir muitas possibilidades e benefícios para as empresas. Ao trazer diferentes formas de pagamento aos seus clientes, ela pode se diferenciar no mercado, ganhando uma boa vantagem em relação aos seus concorrentes.

Para o e-commerce, a importância de utilizar um gateway de pagamentos se torna ainda maior, pois permite a transação direta entre o consumidor e o negócio.

Caso você não faça uso dessa ferramenta, os processos de negociação com adquirentes se tornam lentos e muito mais burocráticos, dificultando a oferta de vários meios de pagamento.

Quais são as principais formas de pagamento oferecidas por um gateway?

Cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos principais meios de pagamento em compras e assinaturas online, e garante que não haverão atrasos ou esquecimentos por parte do cliente.

Uma recorrência pode ser feita diretamente, agendando os pagamentos em forma de parcelas com a operadora de cartão, melhorando a previsão de receitas. No entanto, o risco de cancelamento ainda existe, mesmo sendo mais baixo que em outros meios de pagamento.

Débito automático

O débito automático também dispensa ações por parte do cliente, sendo agendado e acontecendo de forma constante durante a recorrência. É muito interessante para garantir o pagamento mesmo quando o consumidor esquecer de pagar pelo serviço. Poucas empresas permitem essa opção, o que pode ser um grande diferencial para a sua marca.

Boleto bancário

O mais popular método de pagamento no Brasil é, sem dúvida, o boleto. Por conta disso, em qualquer tipo de cobrança, seja recorrente ou não, ele é fundamental.

Essa opção é interessante para permitir que pessoas que não tenham conta em banco ou não trabalhem com cartões de crédito e débito, possam ter acesso aos seus serviços ou produtos.

Como no documento são exibidos todos os valores envolvidos, como descontos, juros e multas, ocorre um incentivo do rápido pagamento.

Qual é a importância de escolher um gateway de qualidade?

Conforme a demanda por meios de pagamento aumentam, novas empresas surgem diariamente com soluções e propostas para o mercado. Porém, nem todas podem oferecer a qualidade esperada ou contar com opções que realmente possam gerar valor para os seus clientes.

Com esse grande ambiente competitivo, é preciso ficar atento e buscar os melhores fornecedores, visando evitar dores de cabeça com problemas futuros. Assim, um gateway de qualidade precisa oferecer praticidade, confiança, segurança e uma variedade de meios de pagamento aos seus clientes.

Como escolher o gateway ideal?

Com tantas opções no mercado, pode ser que você fique um pouco perdido na hora de escolher por um fornecedor adequado às suas demandas. Por isso, a seguir, separamos algumas dicas para escolher o gateway de pagamentos ideal.

Faça a antecipação de recebíveis

O capital de giro é fundamental para quem trabalha online. Por conta disso, é comum que as empresas precisem realizar a antecipação do que vendem no crédito para garantir a manutenção do caixa.

Ofereça links de pagamento

Links de pagamento são uma ótima forma de melhorar o relacionamento com o cliente, vendendo em plataformas como blogs, Instagram e Facebook, e utilizando qualquer forma de contato, ampliando os seus canais de venda.

Tenha uma boa variedade de formas de pagamento

Cartões de crédito e débito são as principais opções de muitos gateways, mas ofertar outras formas de pagamento, como o boleto bancário, é fundamental. Afinal, quanto mais alternativas, maiores as chances de fechar uma venda.

Ofereça pagamentos recorrentes

Por fim, poucos gateways oferecem um modelo de recorrência, o que faz com que você ou seu cliente precisem entrar na plataforma e gerar o pagamento manualmente todo mês. Além de causar um retrabalho, isso também pode levar a cancelamentos por parte dos clientes.

Chegamos ao final deste post e esperamos que ele possa ter auxiliado você a entender a relação entre gateways de pagamento e recorrência, assim como a importância de contar com um fornecedor de qualidade.

A Yapay oferece diferentes soluções de pagamento, podendo auxiliar você a encontrar a melhor ferramenta para a sua empresa. Entre em contato agora mesmo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo