Se você é dono de uma loja virtual, precisa aprender a utilizar essa tecnologia a favor do seu negócio, a fim de otimizar a experiência de compra dos seus clientes. As empresas que usam bem essa ferramenta podem ainda se destacar em relação às concorrentes.
A seguir, confira como utilizar o Google Lens para impulsionar as vendas do seu e-commerce.
O que é o Google Lens
O Google Lens é uma ferramenta de busca que usa a tecnologia de visão computacional a fim de compreender o que é a imagem fornecida pelo usuário e utilizar os dados coletados para diversas funcionalidades. O mecanismo foi apresentado na Conferência de Desenvolvedores do Google I/O, no ano de 2017.
Os recursos são capazes de reconhecer lugares, identificar animais e plantas, descobrir produtos, copiar e traduzir textos. Também é possível usar o Google Lens para reconhecer obras de arte que estão em museus ou em ruas da cidade, comparar preços de produtos, entre outras aplicações.
Na prática, você pode tirar uma foto de um tênis que você deseja comprar, por exemplo, e o Google Lens dará resultados de imagens parecidas com o produto em toda a internet. Também é possível, ao ler um livro em outro idioma, traduzir o conteúdo em tempo real, ao fotografar o trecho diretamente do celular.
O recurso também permite que, ao visitar um ponto turístico durante uma viagem, você pesquise mais sobre o horário de funcionamento e a história do lugar. Ao visitar um restaurante, ainda pode fazer uma busca para conhecer as avaliações do Google Maps sobre os itens do cardápio e, assim, escolher mais facilmente qual prato pedir.
A tecnologia aplicada nessa ferramenta possibilita ainda melhorar as fotos tiradas no seu smartphone de maneira automática. Com isso, se a fotografia apresentar baixas condições de luz, é possível aprimorar a qualidade da imagem, para obter melhores resultados de busca.
O Google Lens pode ser utilizado em praticamente todos os modelos de celulares com o sistema operacional Android, por meio dos aplicativos Google Assistente, do Google Fotos e do Google Chrome, ao clicar no ícone da ferramenta. Quem tem iPhone consegue usar o recurso diretamente no aplicativo do Google ou do Google Fotos.
Como o Google Lens funciona
Quando analisa uma imagem, o Google Lens pode dar uma variedade de resultados, com a relevância provável de cada um deles. No entanto, a ferramenta também pode limitar essas possibilidades a um resultado. Caso o recurso analise a foto de um pássaro, por exemplo, pode dar apenas o resultado de um bem-te-vi, se determinar que é o mais parecido.
Nas ocasiões em que o aplicativo avalia que identificou realmente a coisa que você fotografou, ele aponta resultados de pesquisa que estão relacionados. Caso você fotografe uma bolsa de uma marca específica, o Google Lens pode, além de mostrar onde é possível comprar, também exibir os indicadores de avaliações feitas por clientes.
Um ponto importante sobre essa ferramenta é que os usuários podem dar retornos sobre os resultados das buscas, ao informar se os resultados foram mesmo úteis. Assim, a tecnologia de inteligência artificial pode fazer melhorias nos recursos, a fim de aperfeiçoar as pesquisas.
Como aumentar as vendas do seu e-commerce com o Google Lens
Para obter melhores resultados para o seu e-commerce com o Google Lens, você pode adotar algumas estratégias que detalharemos adiante.
Aposte em SEO
As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) (em português, otimização para mecanismos de busca) podem auxiliar as empresas a escolher corretamente as palavras-chave que devem ser associadas às imagens dos seus produtos, para que sejam mais facilmente localizadas pelo Google Lens.
Use imagens de qualidade
As fotos dos itens do seu e-commerce devem ter um bom padrão de qualidade e um tamanho adequado para serem analisadas pela ferramenta do Google. Com melhores imagens, a sua loja virtual pode se destacar em relação à concorrência e, assim, obter melhores resultados de venda.
Invista em fotos com contexto
Também é interessante utilizar fotos que tenham contexto, para mostrar o ambiente em que os seus produtos podem ser utilizados. Dessa forma, em lugar de cadastrar uma imagem que exiba somente uma TV, por exemplo, escolha uma fotografia que mostre o aparelho em destaque na parede de uma sala.
Use a tecnologia a favor do seu e-commerce 250
A pesquisa por imagens tem um grande potencial de popularização entre o público, já que as pessoas costumam processar imagens de forma mais acelerada do que textos. De acordo com uma pesquisa da Kissmetrics, 93% dos clientes acreditam que o visual dos produtos chama mais atenção no momento de decidir pela compra.
Por isso, as empresas precisam levar em conta as possibilidades oferecidas pelo Google Lens para ganhar mais destaque no mercado. Algumas empresas, como o eBay, já criaram mecanismos de buscas próprios para que os consumidores consigam encontrar os produtos na loja virtual, o “Find It On eBay”.
As lojas virtuais que usam bem os recursos do Google Lends podem oferecer aos consumidores as melhores experiências de compra. Os usuários conseguem encontrar exatamente o que procuram por meio da ferramenta, o que facilita que localize o seu produto e decida pela compra.
Com base no que foi apresentado, você entendeu como o Google Lens funciona e de que maneira pode ajudar o seu e-commerce a garantir mais vendas. O uso de fotos de qualidade e de métodos de SEO contribui para que os seus produtos sejam encontrados mais facilmente pelos consumidores. Além disso, ao obter um melhor posicionamento na ferramenta de busca, a sua empresa obtém resultados mais competitivos.
Se você gostou de aprender como o Google Lens pode aumentar as vendas do e-commerce, deixe um comentário e diga o que achou da ferramenta!