E-book intermediador

Incubadora de startup: veja como ela pode alavancar seu negócio

Incubadora de startup: veja como ela pode alavancar seu negócio

Empreender não é fácil. Para que o negócio prospere é necessário planejamento, energia intelectual, investimento financeiro e muitas tentativas. Segundo um levantamento do Sebrae, 30% das pequenas empresas fecharam as portas no último período.

Mas o que muitos não sabem é que uma incubadora de startup é capaz de diminuir várias barreiras iniciais. O conceito da incubação é relacionado ao da maternidade: dar sustento ao recém-nascido. Ação essencial a quem ainda nem aprendeu a engatinhar no mercado, concorda?

Continue a leitura e veja algumas vantagens desse apoio introdutório!

Consultoria especializada

É comum encontrar alguém que esteja começando, que tenha muita criatividade e grande conhecimento em área específica. No entanto, isso não é suficiente para que o negócio se consolide.

O empreendedor iniciante não costuma ter o know-how fundamental das outras áreas (jurídica, gerencial, contábil, recursos humanos etc). Essa deficiência em um campo básico pode significar a morte precoce de todo o investimento. Uma incubadora de startup consegue dar a assessoria para que o negócio deslanche.

Disponibilidade de espaço físico e infraestrutura

Quem está começando, geralmente, precisa apenas de uma pequena sala com internet. Investir em algo grande nesse momento pode levar ao endividamento desnecessário, ainda antes dos primeiros passos.

Além disso, gastos rotineiros com aluguel de um espaço, faxina, água, energia, acesso à web fazem diferença quando o capital ainda não está sólido. A incubação facilita esse caminho ao viabilizar um espaço com tais recursos.

Dessa maneira, os gestores têm mais energia para pensar e decidir sobre questões mais estratégicas.

Acompanhamento

A startup precisa ser planejada em estágios, para evoluir. A incubadora consegue fazer o acompanhamento dessas fases do projeto e ajudar no delineamento das ações.

Na maioria dos casos, ela tem uma vasta experiência, por ter feito a supervisão de dezenas de outros negócios. Esse auxílio é importante para que os gestores saibam quando podem dar o próximo passo e, ainda, qual o momento de esperar por uma conjuntura mais adequada.

Acesso facilitado a financiamento

É difícil alguém já começar empreendendo com todo o dinheiro suficiente que o negócio exige. E por mais competência que os gestores tenham para levantar essa grana, nem sempre é possível ter sorte. A incubação ajuda no desenvolvimento e expansão da empresa, colaborando para a boa saúde financeira.

Networking

Ter o apoio de uma incubadora facilita, também, o acesso a outros players importantes no mercado. Essa possibilidade de trocas, no mundo corporativo, é mais uma oportunidade de crescimento e de parcerias ao negócio.

É preciso ter em mente que a combinação de forças, no lugar da competitividade, desenvolve ainda mais a base estrutural do negócio. Além disso, é comum no networking se deparar com empresas grandes que possam continuar dando algum tipo de apoio, ao longo do seu progresso.

Uma incubadora de startup é aquele pontapé inicial que muitos empreendimentos necessitam para que se mantenham sólidos no mercado e evitem fazer parte do cemitério empresarial, contudo, é importante saber pesquisar a ajuda que mais se adapta ao perfil do negócio.

Gostou do conteúdo? Teve alguma dúvida? Fique à vontade para deixar um comentário!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo