Se você trabalha com vendas online, com certeza, já ouviu a respeito da logística da Amazon e sobre como a empresa vem revolucionando o setor por meio da aplicação de várias mudanças dentro do processo de seu e-commerce.

As vendas online trouxeram uma série de benefícios ao comércio de bens e serviços, porém, novos desafios também surgiram. Dentro desse contexto, a Amazon tem se mostrado um dos melhores exemplos de como aplicar inovação e tecnologia para superar problemas e alavancar resultados.

Neste post, nosso principal objetivo é mostrar para você quais são os empecilhos existentes, hoje, no processo logístico de um e-commerce e quais são as características da logística da Amazon para superá-los. Inspire-se!

Os problemas logísticos

A experiência do cliente é uma das principais preocupações de qualquer e-commerce, e parte fundamental dela é a entrega, ou seja, um sistema de logística funcional que seja capaz de atender às expectativas.

Porém, ao mesmo tempo em que essa característica é tão importante, é o calcanhar de Aquiles de quem vende online. Você já se perguntou o porquê disso?

Alguns dos grandes problemas que envolvem a logística de quem trabalha vendendo na internet são:

  • sistemas legados ─ softwares antigos ou sem integração que dificultam o gerenciamento de pedidos;
  • preço ─ fretes caros que acabam influenciando a decisão de compra dos consumidores;
  • frota ─ altos custos de manutenção de frota;
  • extravios ─ perda de produtos por falta de controle nos processos de entrega;
  • atrasos ─ falta de comprometimento na entrega no prazo estabelecido na hora da compra.

Todos esses problemas levam a uma má experiência do cliente, que acaba frustrado com o atendimento e deixa de comprar, prejudicando a fidelização e aumentando o temido índice de abandono de carrinho. Em alguns casos, até mesmo, pode influenciar negativamente outros clientes.

As características da logística da Amazon

A seguir, vamos listar todos os pontos que fizeram da Amazon uma gigante do mercado e principal referência quando o assunto é logística em e-commerces.

1. Investimento em tecnologia

Boa parte dos galpões de distribuição da empresa conta com sistemas de automatização de processos, aumentando a rapidez com que os pedidos são processados e saem para a entrega. A Amazon investe pesado na modernização da entrega.

2. Inovação

De tempos em tempos, a empresa toma os principais veículos de comunicação com notícias acerca dos avanços em pesquisa e do desenvolvimento para a melhoria de seus processos logísticos. O principal objetivo é encantar o cliente e mantê-lo fidelizado.

3. Investimento em logística

A Amazon prima pela rápida entrega, fazendo com que a empresa seja sempre a primeira opção do consumidor. Para isso, a companhia investe na ramificação da cadeia logística com inovações como:

  • parceria com pessoas ─ aplicativo de entregas que permite que veículos pequenos, sem vínculo com a empresa, façam o trabalho;
  • entrega no mesmo dia ─ preparação de produtos para entrega no mesmo dia da compra;
  • embalagens ─ embalagens apropriadas para cada tipo de produto, facilitando a triagem;
  • drones ─ entrega por drones dentro de um raio de 15 km dos centros de distribuição;
  • lockers ─ armários especiais para o recebimento de produtos espalhados pelas cidades para quem não tem um endereço ou não costuma estar em casa.

4. Foco na experiência do cliente

A Amazon tem um foco muito claro: melhorar ao máximo a experiência do cliente. Considerando a diferença para uma compra in loco, na qual já é possível estar com os produtos em mãos no mesmo momento, a empresa visa a diminuir o tempo de entrega, aumentando a satisfação.

A companhia percebeu que uma boa logística era a melhor forma de fidelizar seus clientes, criando uma ótima imagem para a empresa no mercado, tática que vem dando certo, visto que a Amazon é, hoje, uma das poucas empresas com valor de mercado mais alto que um trilhão de dólares.

Por fim, podemos destacar que um dos principais pontos que levaram a Amazon a ocupar o espaço que esta hoje no mercado é a constante busca pela desburocratização dos complexos processos logísticos.

Esperamos que as características descritas acerca da logística da Amazon possam inspirar você e o seu negócio a melhorarem. Sabemos que a realidade de nosso país é um pouco diferente, porém, sempre é possível incrementar a experiência do cliente.

Gostou do nosso conteúdo? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhum de nossos próximos posts!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies