E-book intermediador

Opencart ou Magento: qual plataforma de e-commerce devo escolher?

Opencart ou Magento: qual plataforma de e-commerce devo escolher?

Qual plataforma de e-commerce devo escolher para iniciar minha loja online: Magento ou OpenCart? Não há uma resposta única para essa pergunta essencial. Existem vários métodos e várias ferramentas que podem trazer resultados satisfatórios. Mas, em última análise, essa escolha depende do seu orçamento, do tamanho da sua loja, das suas preferências de design e do SEO.

Assim sendo, neste artigo, vamos nos concentrar em dois grandes concorrentes no mercado de comércio eletrônico, o Magento e o Opencart. Analisaremos os recursos e as opções de cada um para ajudar a decidir qual deles é o melhor para você!

Semelhanças

Magento e OpenCart têm muito em comum. Ambos são plataformas de código aberto projetadas para facilitar a atividade do comércio eletrônico.

Em primeiro lugar, ambos são desenvolvidos em PHP e usam modelos prontos para o upload de produtos. O objetivo é que o site que utiliza essas plataformas possa ser mantido por uma equipe sem conhecimentos em programação. Eles também são ricos em recursos, como extensões, produtos complementares e plugins, que podem ser facilmente adicionados para suportar novas funções.

Plano de hospedagem

Além da seleção da plataforma de e-commerce, a qualidade do serviço de hospedagem também fará uma grande diferença no desempenho de sua loja online. Tenha em mente que o Magento tende a consumir muitos recursos. Ou seja, você precisará de um bom plano de hospedagem para suportar o desempenho de sua loja.

Portanto, se escolher o Magento, esqueça a hospedagem compartilhada, pois ela provavelmente será superada rapidamente. Você também pode receber recomendações dos desenvolveres da Magento, como hospedar seu back-end em um servidor separado.

Por outro lado, o OpenCart, nesse caso, será mais barato para hospedar graças ao seu peso leve. Também tenderá a funcionar melhor para lojas de pequeno e médio porte. Já o Magento tem melhor desempenho na hospedagem de sites de negócios de médio a grande porte.

Usabilidade e recursos

Uma das perguntas mais importantes é: qual é mais fácil de usar, Magento ou OpenCart? Se você não é um desenvolvedor do Magento ou não conhece PHP, provavelmente achará o Magento um pouco complexo. Especialmente quando se trata de aproveitar a flexibilidade e os recursos personalizados.

Certamente, uma das maiores diferenças entre essas duas plataformas reside na simplicidade de gerenciamento, ou melhor, na falta dela no Magento. De fato, a curva de aprendizado para a plataforma é bastante íngreme e pode confundir o usuário médio. Ela requer um pouco de conhecimento técnico e de programação. Como resultado, muitas vezes, os donos de lojas são obrigados a contratar um desenvolvedor.

No entanto, o Magento tem opções de design ilimitadas, poderosos recursos de SEO e muitos plugins disponíveis. Ainda oferece possibilidades de  integrações ilimitadas. O Magento requer um desenvolvedor hábil, porém é capaz de fazer qualquer coisa que um comerciante online desejar.

Assim, o OpenCart é consideravelmente mais fácil de usar e gerenciar. O sistema é direto e intuitivo e é possível colocar uma loja no ar após poucas horas de configuração. O OpenCart tem ferramentas intuitivas e diretas, mas alguns desenvolvedores profissionais podem achá-lo um pouco simplista demais, com recursos insuficientes para trabalhar.

Pagamento e frete

Alguns dos gateways de pagamento oferecidos pelo Magento incluem boleto bancário, PagSeguro e conexão à rede Cielo, com acesso à conferência de todos os cartões de crédito cadastrados nela.

Além disso, com a extensão para cálculo de frete, o cliente pode calcular o valor da entrega tanto para o Sedex quanto para PAC e E-Sedex.

Ainda oferece gateways de pagamento da PagSeguro, PayPal, PayU, transferência bancária e depósito, entre outros.

Bem como os plugins para cálculo de frete da plataforma são voltados para métodos internacionais, como o Fedex e UPS. Por outro lado, os Correios tem extensão para OpenCart, igualando a possibilidade de cálculo de frete do Magento.

Suporte da comunidade

Tanto o Magento quanto o OpenCart têm comunidades de desenvolvedores bem estabelecidas que oferecem suporte e consultoria por demanda, mas a comunidade do Magento é muito mais robusta. Além disso, Magento também certifica e recomenda desenvolvedores — o que facilita para selecionar quem você deve ouvir e contratar.

Conforme o Opencart continue a crescer, é provável que sejam disponibilizados cada vez mais tutoriais e recursos para a plataforma e que o número de usuários que fornecem suporte online aumente.

A perspectiva de SEO

Quando se trata de SEO, o OpenCart ainda tem um longo caminho a percorrer. Embora tenha URLs amigáveis,​ aplicar técnicas de SEO a essa plataforma é muito mais complexo do que deveria ser.

Apesar de haver várias extensões que podem ajudar, elas nem chegam perto das infinitas possibilidades que o Magento tem a oferecer. Por exemplo, otimizar títulos, imagens e URLs e conectar uma loja a um blog do WordPress.

Magento

Prós:

  • adapta-se ao crescimento da loja;
  • nível de funcionalidade;
  • suporta um grande número de produtos, pedidos, páginas e clientes;
  • ótima estabilidade e processamento;
  • ideal para uso corporativo;
  • grande comunidade de desenvolvedores;
  • funcionalidades de marketing muito relevantes em um e-commerce.

Contras:

  • extensões caras;
  • muitos recursos inúteis para a maioria das lojas;
  • curva de aprendizagem complexa;
  • desempenho muito dependente de hospedagem.

OpenCart

Prós:

  • muito fácil de usar;
  • extensões e temas gratuitos e baratos;
  • interface administrativa responsiva e ágil;
  • muito usado no Brasil;
  • bastante atividade na comunidade open source.

Contras:

  • cache e funções de SEO limitadas;
  • difícil de personalizar;
  • não é tão bom para lojas de grande porte;
  • comunidade de desenvolvedores menor;
  • poucas funcionalidades de marketing.

Conclusão

Assim sendo, o Magento é ótimo para grandes lojas com orçamentos maiores. A sua capacidade de escala o torna a melhor escolha para grandes lojas. Se o seu objetivo é crescer, essa plataforma será essencial para apoiar o crescimento do seu negócio nos próximos anos.

Deste modo, o OpenCart é mais adequado se você está tentando criar sua loja de forma independente, visto que é mais intuitivo e é (quase) gratuito. Entretanto, leve em consideração que, um dia, a sua empresa poderá crescer e as suas necessidades mudarão.

Então, Magento ou OpenCart? Como pudemos observar, cada plataforma tem os seus atrativos. Além disso, é preciso analisar o caso da sua loja virtual, especificamente, para decidir qual ferramenta pode suprir as suas necessidades. Gostou do nosso post? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe nossas postagens!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo