E-book intermediador
Meios de pagamento mobile: quais são as vantagens de oferecer?

Meios de pagamento mobile: quais são as vantagens de oferecer?

O aplicativo da sua empresa já oferece a opção de compra diretamente pelo celular? Pois saiba: os meios de pagamento mobile estão deixando de ser diferenciais para se tornarem requisitos obrigatórios para lojas virtuais que querem aumentar sua taxa de conversão e conquistar novos clientes.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto ou quer saber mais sobre as vantagens dessa solução, basta continuar acompanhando nosso post de hoje. Então vamos lá?

Uma tendência para os próximos anos

Você já ouviu falar de m-commerce ou comércio mobile? Por mais que o nome talvez seja novo, você deve conhecer o conceito. Pense bem: anda pensando em levar sua loja virtual para um aplicativo? Então está pensando em m-commerce!

Essa necessidade de adaptação se deve à rapidez evolutiva da tecnologia. Tudo muda tão rápido hoje em dia que o mindset de gerentes e diretores responsáveis pela interação com o público deve estar sempre focado em inovação e aplicação tecnológica.

Os profissionais que não estão atentos a essas mudanças podem atrasar o crescimento da empresa, deixando-a defasada, ou até mesmo inviabilizar o negócio por impossibilitar o acompanhamento do mercado.

Você percebeu como, logo que o e-commerce se estabeleceu, o m-commerce já chegou como novo foco do mundo corporativo? É desse nível de agilidade que estamos falando! Funcionando como lojas virtuais no bolso dos clientes, a criação de aplicativos próprios oferece praticidade, percepção de valor e uma experiência mais controlada de marketing.

Todo esse planejamento se baseia na praticidade para o cliente, certo? No entanto, para que uma estratégia mobile seja completa, é preciso pensar também no fim dessa cadeia: o ponto final da conversão. A ideia é aproveitar um dispositivo tão presente na vida do público, fazendo com que se torne um meio de conversão e fidelização.

Essa proposta tem como pano de fundo toda uma jornada que começa lá atrás, no interesse pela marca, até a primeira compra. E é na busca por meios de pagamento eficientes que muitas empresas estão encontrando o sucesso nessa nova plataforma.

As vantagens dos meios de pagamento mobile

Você deve estar aí se perguntando: como exatamente o pagamento mobile contribui para melhorar a experiência do cliente, gerar valor à marca e converter com mais eficiência? Como você vai ver a partir de agora, as vantagens dessa solução são inegáveis e podem ser sentidas desde o momento da sua implementação. Confira!

Alcance de um mercado totalmente novo

Como dissemos, o m-commerce é uma nova tendência que vem atraindo inclusive pessoas que não tinham o hábito de fazer compras em lojas virtuais. Isso se dá principalmente pela praticidade dessa plataforma que está sempre à mão, com interfaces intuitivas e a capacidade de personalizar campanhas de marketing diretamente no dispositivo. E os meios de pagamento mobile abrem as portas para esse novo mercado!

Como tudo aponta para a expansão e a consolidação desse caminho para o caso das compras virtuais, é preciso sair na frente, oferecendo um serviço mais prático. Acredite: esse tipo de postura proativa é o que faz a diferença entre uma marca referência e um negócio que precisa sempre correr atrás dos concorrentes.

Integração com gateways de pagamento

O pagamento mobile também oferece a integração de diversos gateways em um só sistema, o que facilita bastante o controle financeiro do negócio e a gestão da receita proveniente dessas plataformas.

Essa ponte entre aplicativo e meios de pagamento dá aos clientes mais opções para as compras, agilizando o processo e facilitando a conversão — principalmente quando a empresa opta por soluções mais confiáveis e completas. Acredite: a comodidade muitas vezes pesa mais que o próprio preço na hora de decidir por uma compra.

Aumento da segurança na experiência do cliente

Um dos fatores mais importantes para gerar essa comodidade que leva à conversão é a sensação de segurança que o cliente sente ao se cadastrar e fazer pagamentos. Nesse sentido, o m-commerce tem uma grande vantagem sobre o e-commerce: as lojas virtuais na web são vítimas mais comuns da desconfiança do público, que teme o roubo de dados.

Essa impressão é menor no mobile, já que os aplicativos passam uma ideia de segurança e controle restrito, além de um relacionamento mais direto. Por isso, os usuários estão sempre mais propensos a gastar no celular que em um navegador. Alguma dúvida de que o investimento em meios de pagamento mobile é uma oportunidade de ouro para o futuro?

Direcionamento das campanhas de marketing

O meio de pagamento mobile funciona como garantia de que toda a jornada do consumidor acontecerá em um único ambiente, com foco, personalização e uma taxa de conversão maior. Aplicativos para celulares e tablets abrem o canal para a conversa com os usuários, permitindo que a empresa sugira produtos relevantes, atualize o status de pedidos feitos ou lembre sobre um carrinho de compras abandonado.

No fim das contas, se o m-commerce tem as ferramentas de que precisa para concluir a transação, todo o caminho do usuário se torna mais facilmente guiável. Com isso, torna-se mais fácil também fechar vendas!

Uma questão de experiência e relacionamento

Todas as vantagens de investir nesse tipo de solução se resumem a uma melhor experiência e a um melhor relacionamento com o público. E são muitos os casos de sucesso no mundo que demonstram que praticidade, comodidade e uma boa ideia são o bastante para conquistar mais clientes.

Entenda: o meio mobile funciona de uma forma um pouco diferente da web. Quando um usuário instala seu aplicativo e se cadastra no seu serviço de m-commerce, ele está dizendo que se interessa pelo que a empresa oferece e que está disposto a fazer pelo menos uma compra.

No entanto, sem o fechamento desse processo ou com etapas confusas e complicadas, todo esse impulso se perde. Por essas e outras, garantir um bom relacionamento significa se preocupar com a experiência do usuário tanto antes como durante e até depois da conversão.

Pense bem se o que falta para o m-commerce da sua empresa não são meios de pagamento mobile integrados, práticos e de fácil implementação. Essa pode ser a solução de que você precisa para converter melhor, conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que gostaram tanto da experiência que vão sempre voltar para mais!

Por fim, se você ficou interessado no poder que o relacionamento com o público exerce no sucesso de uma empresa, aproveite para ler agora mesmo este e-book!

E-book Técnicas de Venda para Loja Virtual
Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)